Questão 1
Durante um procedimento em um laboratório, um aluno adiciona um único cristal de cloreto de potássio (KCl) em uma solução preexistente. Logo em seguida, esse aluno percebeu que um corpo de fundo começou a ser formado no recipiente. Baseando-se nessa descrição, podemos classificar a solução inicial como:
a) Supersaturada
b) Saturada com corpo de fundo
c) Estável
d) Concentrada
e) Saturada
Questão 2
Quando preparamos uma solução aquosa, formada pela mistura de um soluto e um solvente, em que este dissolve o máximo de soluto possível, como podemos classificá-la?
a) Insaturada diluída
b) Insaturada concentrada
c) Saturada e supersaturada
d) Somente supersaturada
e) Somente saturada
Questão 3
(Uespi) Quando adicionamos sal comum (NaCl) à água, sob agitação e temperatura constantes, verificamos que, em dado momento, o sal não se dissolve mais. No caso do NaCl, isso ocorre quando há, aproximadamente, 360 g de sal por 1000 mL de água. Se adicionarmos 500 g de NaCl em 1000 mL de água, nas mesmas condições acima, estaremos preparando uma solução que será classificada como uma:
a) solução saturada sem sal precipitado.
b) solução saturada com sal precipitado.
c) solução supersaturada.
d) solução insaturada.
e) solução supersaturada instável.
Questão 4
(Unimontes-MG) Prepararam-se duas soluções, I e II, através da adição de 5,0 g de cloreto de sódio, NaCl, e 5,0 g de sacarose, C12H22O11, respectivamente, a 10 g de água e a 20 °C, em cada recipiente. Considerando que as solubilidades (g do soluto/100 g de H2O) do NaCl e da C12H22O11 são 36 e 203,9, respectivamente, em relação às soluções I e II, pode-se afirmar que
a) a solução I é saturada e todo o soluto adicionado se dissolveu.
b) a solução II é insaturada e todo o açúcar adicionado se dissolveu.
c) ambas são saturadas e nem todo o soluto adicionado se dissolveu.
d) ambas são instauradas e todo o soluto adicionado se dissolveu.
Resposta Questão 1
Letra a). O enunciado descreve que logo após a adição de um único cristal na solução houve a formação de um precipitado. Essa característica visual, existente após uma perturbação qualquer, é de uma solução supersaturada.
Resposta Questão 2
Letra e). Sempre que um solvente dissolver o máximo de soluto possível, temos a formação de uma solução saturada.
Resposta Questão 3
Letra b). O enunciado fornece os seguintes dados:
A solução formada será uma solução SATURADA COM SAL PRECIPITADO, uma vez que a quantidade de sal adicionada é superior ao coeficiente de solubilidade, por isso não é possível a solubilização total do sal.
Resposta Questão 4
Letra b). O exercício informa a seguinte solubilidade para o NaCl e o C12H22O11:
E as seguintes soluções preparadas:
• Solução I: possui 10 g de água (quantidade 10 vezes menor que a água do coeficiente de solubilidade) e 5 g de NaCl. Como a quantidade de água é 10 vezes menor, ela dissolve 10 vezes menos, ou seja, apenas 3,6 g de NaCl.
Como foram adicionados 5 g, apenas 3,6 g serão dissolvidos, consequentemente, 1,4 g de NaCl formará o precipitado. Assim, teremos uma solução saturada com precipitado.
• Solução II: possui 10 g de água (quantidade 10 vezes menor que a quantidade referente do coeficiente de solubilidade) e 5 g de C12H22O11. Como a quantidade de água é 10 vezes menor, logo ela dissolve 10 vezes menos, ou seja, 20,39 g de C12H22O11.
Como foram adicionados 5 g de C12H22O11, portanto, os 10 g de água receberam uma quantidade de açúcar abaixo da capacidade do solvente, que é de 20,39 g. Assim, teremos uma solução insaturada.