Questão 1
(Univali-SC) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes.
Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida.
Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.
As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são:
a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3.
b) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2.
c) HSO4, HS, H2SO4, HNO3.
d) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3.
e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.
Questão 2
(Vunesp-SP) Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida?
a) Na2O e NO2
b) CO2 e MgO
c) CO2 e SO3
d) CO e NO2
e) CO e NO
Questão 3
(Enem- MEC- 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.
Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).
O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência
a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.
b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.
c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.
d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.
d) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.
Questão 4
A chuva ácida provoca sérios prejuízos. Dentre eles, podemos citar a destruição de monumentos históricos feitos de calcário, mármore, cimentos, metais e outros materiais. Isso ocorre porque a chuva ácida contém ácido sulfúrico e ácido nítrico, que reagem com o carbonato de cálcio (CaCO3) e com o ferro (Fe). A ação do ácido sulfúrico presente na chuva ácida sobre o mármore pode ser representada por:
a) CaCO3(s) + H2O(l)→ CO2(g) + CaOH(s) + H2O(l)
b) CaCO3(s) + H2O(l) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)
c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)
d) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + CO2(g)
e) CaCO3(s) + H2SO4(aq)→ Ca2SO4(s) + H2O(l)
Questão 5
A chuva ácida forma-se porque existem na atmosfera alguns óxidos que, ao entrarem em contato com a água, formam ácidos. Dentre as substâncias passíveis de formar ácidos quando adicionadas à água, podemos citar:
a) CaO.
b) H2O2.
c) MgO.
d) SO3.
e) Al2O3.
Questão 6
A queima de carvão e de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de óxidos para a atmosfera, que reagem com a chuva, tornando-a ácida, com pH igual ou inferior a 5,6. Qual das alternativas abaixo não representa a dissolução de óxidos que formam a chuva ácida:
a) CaO(g) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq)
b) CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)
c) NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq)
d) SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq)
e) SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq)
Resposta Questão 1
Alternativa “e”.
Ácido sulfuroso: H2SO3;
Ácido sulfídrico: H2S;
Ácido sulfúrico: H2SO4;
Ácido nítrico: HNO3.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”.
O CO2 reage com a água e forma solução ácida, sendo responsável pela acidez natural da chuva em ambientes não poluídos. O SO3 reage com a água, formando ácido sulfúrico, e é um dos principais responsáveis por diminuir o pH da chuva a níveis perigosos para o ambiente.
Resposta Questão 5
Alternativa “d”.
O único óxido ácido apresentado é o trióxido de enxofre, que, ao reagir com a água, forma o ácido sulfúrico: SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq).
Resposta Questão 6
Alternativa “a”.
O CaO é um óxido básico. Quando ele reage com a água, origina uma base, o hidróxido de cálcio.