Questão 1
Sobre os números naturais, julgue as afirmativas a seguir:
I. Todo número natural possui sucessor.
II. Todo número natural possui antecessor.
III. O conjunto dos números naturais é infinito.
Marque a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa I é verdadeira.
B) Somente a afirmativa II é verdadeira.
C) Somente a afirmativa III é verdadeira.
D) Somente a afirmativa I é falsa.
E) Somente a afirmativa II é falsa.
Questão 2
Analise os conjuntos a seguir e os relacione com os conjuntos descritos nas sentenças I, II e III.
A = {0,2,4,6,8,10…}
B = {1,3,5,7,9,11…}
C = {1,2,4,8}
I – Conjunto dos números ímpares
II – Conjunto dos divisores de 8
III – Conjunto dos números pares
Ao relacionar o conjunto com as sentenças, temos que:
A) A – I; B – II; C – III.
B) A – III; B – II; C – I.
C) A – I; B – III ; C – II.
D) A – III; B – I; C – II.
E) A – II; B – I; C – III.
Questão 3
Lais é uma aluna muito dedicada e gosta muito de estudar Matemática. Durante a aula de operações básicas, ela decidiu criar a expressão numérica a seguir:
[2 × ( 6 – 2) + 10 ] – 15
Ao resolver a expressão, a resposta encontrada foi:
A) 3, que é um número natural.
B) 3, que não é um número natural.
C) – 3, que é um número natural.
D) – 3, que não é um número natural.
Questão 4
Analisando os números a seguir, julgue se o número pertence ou não ao conjunto dos números naturais:
Marque a alternativa que contém exatamente todos os números naturais da lista.
A) II, III e V
B) I, III e IV
C) II e V
D) III e IV
E) II, IV e V
Questão 5
A quantidade de números naturais de três algarismos que podemos formar usando os algarismos 1, 2 e 3, sem repeti-los, é:
A) 6 números.
B) 5 números.
C) 10 números.
D) 4 números.
E) 3 números.
Questão 6
(Enem 2016) O ábaco é um antigo instrumento de cálculo que usa notação posicional de base dez para representar números naturais. Ele pode ser apresentado em vários modelos, um deles é formado por hastes apoiadas em uma base. Cada haste corresponde a uma posição no sistema decimal e nelas são colocadas argolas; a quantidade de argolas na haste representa o algarismo daquela posição. Em geral, colocam-se adesivos abaixo das hastes com os símbolos U, D, C, M, DM e CM que correspondem, respectivamente, a unidades, dezenas, centenas, unidades de milhar, dezenas de milhar e centenas de milhar, sempre começando com a unidade na haste da direita e as demais ordens do número no sistema decimal nas hastes subsequentes (da direita para esquerda), até a haste que se encontra mais à esquerda.
Entretanto, no ábaco da figura, os adesivos não seguiram a disposição usual.
Nessa disposição, o número que está representado na figura é:
A) 46 171.
B) 147 016.
C) 171 064.
D) 460 171.
E) 610 741.
Questão 7
Dado o número 1000, o seu antecessor e o seu sucessor são, respectivamente:
A) 900 e 1100.
B) 990 e 1010.
C) 1001 e 900.
D) 999 e 1001.
E) 1001 e 999.
Questão 8
A soma do sucessor de um número n com o antecessor de 35 é igual a 60. Então, podemos afirmar que o valor de n é:
A) 27.
B) 26.
C) 25.
D) 24.
E) 23.
Questão 9
(FGV) Para motivar os alunos no aprendizado das operações com números naturais, o professor propôs aos alunos a seguinte brincadeira: ele escolhe um dos alunos voluntários para a brincadeira e pede que o aluno pense em um número natural de 10 a 99. A seguir, o professor pede para o aluno fazer, sucessivamente, as seguintes operações:
1. somar 6 ao número pensado;
2. multiplicar o resultado por 2;
3. subtrair 10 do resultado obtido; e
4. informar ao professor o valor encontrado.
Alguns segundos após, o professor “adivinha" o número pensado pelo aluno.
Mariana participa da brincadeira e, após efetuar as operações pedidas pelo professor, informa ter encontrado o número 62.
A soma dos algarismos do número pensado por Mariana é:
A) 12
B) 9
C) 7
D) 5
E) 3
Questão 10
Sobre as operações com os números naturais, julgue as afirmativas a seguir:
I – A soma de dois números naturais sempre será um número natural.
II – A multiplicação entre dois números naturais sempre será um número natural.
III – A subtração entre dois números naturais sempre será um número natural.
IV – A divisão entre dois números naturais sempre será um número natural.
As afirmativas são, respectivamente:
A) V, V, V, V.
B) V, F, F, V.
C) F, V, F, V.
D) V, V, F, F.
E) F, F, V, F.
Questão 11
As idades de Mariana, Maria Alice e Marcela são três números consecutivos. Sabendo que a soma desse números é igual a 48, qual é a idade da mais velha?
A) 14
B) 15
C) 16
D) 17
E) 18
Questão 12
Analise as afirmativas a seguir:
I – O conjunto {0,3,5,7,9,12} é composto somente por números naturais.
II – O conjunto { – 2, – 1, 0, 2, 3, 4} possui números naturais e números que não são naturais.
III – Todo número natural possui antecessor.
Marque a alternativa correta:
A) Somente a I é verdadeira.
B) Somente a II é verdadeira.
C) Somente a III é verdadeira.
D) Somente a I e III são verdadeiras.
E) Somente a I e II são verdadeiras.
Resposta Questão 1
Alternativa E.
I → Verdadeira. Para encontrar o sucessor de um número, basta somar 1 a ele.
II → Falsa, pois 0 é um número natural e não possui antecessor.
III → Verdadeira. Como todo número possui sucessor, então, dado um número n, sempre existirá o número n + 1.
Resposta Questão 2
Alternativa D.
A – III. Note que o conjunto A é composto por todos os números pares.
B – I. Já o conjunto B é composto por todos os números ímpares.
C – II. Os números que compõem o conjunto C são os divisores de 8.
Resposta Questão 3
Alternativa A.
[2 × ( 6 – 2) + 10 ] – 15
[2 × 4 + 10 ] – 15
[8 + 10 ] – 15
18 – 15
3
Resposta Questão 4
Alternativa C.
I → Não é natural, pois, como ele é um número negativo, então ele não é um número natural.
II → É um número natural.
III → Não é um número natural. Ao dividir 3 por 2, a resposta é um número decimal, e os números decimais não são números naturais.
IV → Não é um número natural, pois os números decimais não são números naturais.
V → É um número natural. Ao dividir 10 por 5, encontramos como resposta o número 2, que é um número natural.
Resposta Questão 5
Alternativa A.
Escrevendo todas as possibilidades, os números que podemos formar são:
123
132
213
231
312
321
Há seis possibilidades.
Resposta Questão 6
Alternativa D.
A ordem correta da direita para a esquerda seria:
Unidades (U) → 1
Dezenas (D) → 7
Centenas (C) → 1
Unidade de milhar (M) → 0
Dezenas de milhar (DM) → 6
Centenas de milhar (CM) → 4
Então, o número representado no ábaco é 460 171.
Resposta Questão 7
Alternativa D.
O antecessor de 1000 é 1000 – 1 = 999.
O sucessor de 1000 é 1000 + 1 = 1001.
Resposta Questão 8
Alternativa C.
O antecessor de 35 é 35 – 1 = 34.
Sabemos que 34 + n = 60, então n tem que ser igual a 26, pois 34 + 26 = 60. Como a questão quer o valor de n, então 26 – 1 = 25.
Resposta Questão 9
Alternativa E.
Para encontrar o número que a Mariana pensou inicialmente, basta realizar os passos feitos, mas fazendo a operação inversa.
O terceiro passo era subtrair 10 do resultado obtido. Vamos realizar a operação contrária, ou seja, somar 10 a 62.
62 + 10 = 72
O segundo passo era multiplicar por 2, logo vamos realizar a operação contrária, ou seja, dividir por 2.
72 : 2 = 36
O primeiro passo era somar 6, então, realizando a operação inversa, vamos subtrair 6.
36 – 6 = 30
O número pensado por Mariana foi 30. A soma dos seus algarismos é 3 + 0 = 3.
Resposta Questão 10
Alternativa D.
I → Verdadeira.
II → Verdadeira.
III → Falsa, pois a subtração pode gerar um número inteiro como resposta, quando o minuendo é maior que o subtraendo.
IV → Falsa, pois a divisão pode não ser exata, gerando um número decimal como resposta.
Resposta Questão 11
Alternativa D.
Seja n a idade da mais nova, sabemos que três idades consecutivas são n, n + 1 e n + 2, então:
n + n + 1 + n + 2 = 48
3n + 3 = 48
3n = 48 – 3
3n = 45
n = 45/3
n = 15
A mais nova possui 15 anos, e a mais velha, 15 + 2 = 17 anos.
Resposta Questão 12
Alternativa E.
I → Verdadeira, pois todos os elementos do conjunto são números naturais.
II → Verdadeira, pois há números naturais e números que não são naturais no conjunto.
III → Falsa, pois zero é um número natural e não possui antecessor.