Questão 1
(FATEC)
E o olhar estaria ansioso esperando
e a cabeça ao sabor da mágoa balançado
e o coração fugindo e o coração voltando
e os minutos passando e os minutos passando...
(Vinícius de Moraes, O olhar para trás)
A figura de linguagem que predomina nestes versos é:
a) A metáfora, expressa pela analogia entre o ato de esperar e o ato de balançar.
b) A sinestesia, manifestada pela referência à interação dos sentidos: visão e coração no momento de espera.
c) O polissíndeto, caracterizado pela repetição da conjunção coordenada aditiva e para conotar a
intensidade da crescente sensação de ansiedade contraditória do ato de esperar.
d) O pleonasmo, marcado pela repetição desnecessária da conjunção coordenada sindética aditiva e.
e) O paradoxo, expresso pela contradição das ações manifestadas pelos verbos no gerúndio.
Questão 2
(Ufscar)
Soneto de fidelidade
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
(Vinicius de Moraes)
Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta
a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas.
b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor.
c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas.
d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza.
e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
Questão 3
São características da obra poética de Vinicius de Moraes, exceto:
a) Sua obra é comumente dividida em duas fases: a primeira é transcendental, resultante de sua fé cristã. A segunda é marcada pelos movimentos de aproximação do mundo material.
b) Além de ter demonstrado interesse pela poesia sensual, Vinicius demonstrou também interesse pela poesia social.
c) Na década de 60, afastou-se da Literatura e passou a dedicar-se à música, tornando-se o mais conhecido e amado poeta brasileiro.
d) Sua obra poética foi influenciada pelo Simbolismo. Cultivou também uma poesia reflexiva, de fundo filosófico, abordando temas como a transitoriedade da vida.
e) A partir da década de 1940, sua linguagem ficou mais simples, e o verso livre passou a ser mais empregado, tornando a comunicação mais direta e dinâmica.
Questão 4
Cronologicamente, na história da Literatura Brasileira, Vinicius de Moraes está associado
a) à terceira fase do Romantismo.
b) à primeira geração do Modernismo.
c) ao Simbolismo.
d) ao Concretismo.
e) à segunda geração do Modernismo.
Questão 5
São de autoria de Vinicius de Moraes os seguintes poemas:
a) A rosa de Hiroshima e Soneto de Fidelidade.
b) Congresso Internacional do Medo e Quadrilha.
c) Não há vagas e Traduzir-se.
d) Canção do dia de sempre e A rua dos cataventos.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. As características descritas fazem referência à obra literária de Cecília Meireles.
Resposta Questão 4
Alternativa “e”. Vinicius de Moraes, ao lado de nomes como Cecília Meireles, Jorge de Lima e Murilo Mendes — considerados poetas espiritualistas —, está cronológica e tematicamente associado à segunda geração modernista da poesia brasileira.
Resposta Questão 5
Alternativa “a”. Os demais poemas são, respectivamente, de autoria de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar e Mario Quintana.