Questão 1
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) A arte realista conta com pintores como Gustave Courbet.
( ) José de Alencar é um dos principais escritores realistas brasileiros.
( ) A origem do realismo literário é a França do século XIX.
A sequência correta é:
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) V, F, F.
D) V, F, V.
E) F, V, F.
Questão 2
Qual dos escritores abaixo é realista?
A) Alexandre Dumas.
B) Victor Hugo.
C) Eça de Queirós.
D) Bocage.
E) Lord Byron.
Questão 3
Analise as seguintes afirmações:
I- Madame Bovary é um romance realista francês.
II- O crime do padre Amaro é um romance realista português.
III- Os sofrimentos do jovem Werther é um romance realista alemão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) I e II apenas.
E) I, II e III.
Questão 4
Marque a alternativa que contém uma característica da literatura realista.
A) Visão antirromântica.
B) Caráter idealizador.
C) Fuga da realidade.
D) Exagero sentimental.
E) Postura determinista.
Questão 5
O pai, sr. Charles-Denis-Bartholomé Bovary, antigo major-cirurgião auxiliar, comprometido, por volta de 1812, em negócios de conscrição, e forçado, por essa época, a deixar o serviço, tinha então aproveitado as suas vantagens pessoais para agarrar de passagem um dote de sessenta mil francos que se oferecia na filha de um comerciante chapeleiro, a qual havia gostado do seu jeito. Homem bonito, falante, fazendo soar alto as suas esporas, usando costeletas que se ligavam aos bigodes, dedos sempre guarnecidos de anéis e vestido com cores vistosas, tinha o aspecto de um bravo, com a conversa fácil de um caixeiro-viajante. Uma vez casado, viveu dois ou três anos em cima da fortuna da mulher, jantando bem, levantando-se tarde, fumando grandes cachimbos de porcelana, só voltando à noite para casa após o espetáculo e frequentando os cafés. O sogro morreu e deixou pouca coisa; ele ficou indignado, lançou-se na indústria, perdeu nisso algum dinheiro, depois retirou-se para o campo, onde quis fazer render a terra. Mas como não entendia mais de cultura do que de chita, montava em seus cavalos em vez de mandá-los para a lavoura, bebia a sua sidra em garrafas em vez de vendê-la em barricas, comia as mais belas aves do galinheiro e engraxava as botas de caça com a banha de seus porcos, não tardou a se dar conta de que era melhor deixar para lá qualquer especulação.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
Nesse trecho do romance francês Madame Bovary, o realismo é evidenciado no(a):
A) forma crua e objetiva com que o narrador descreve o personagem.
B) aspecto idealizador com que o narrador retrata o personagem.
C) visão determinista com que o narrador constrói o personagem.
D) zoomorfização construída a partir da realidade do personagem.
E) realidade requintada e sublime na qual está inserido o personagem.
Questão 6
Luísa, na cama, tinha lido, relido o bilhete de Basílio: Não pudera — escrevia ele — estar mais tempo sem lhe dizer que a adorava. Mal dormira! se de manhã muito cedo para lhe jurar que estava louco, e que punha a sua vida aos pés dela. Compusera aquela prosa na véspera, no Grémio, às três horas, depois de alguns rubbers de uíste, um bife, dois copos de cerveja e uma leitura preguiçosa da ilustração. E terminava, exclamando: — “Que outros desejem a fortuna, a glória as honras, eu desejo-te a ti! Só a ti, minha pomba, porque tu és o único laço que me prende à vida, e se amanhã perdesse o teu amor, juro-te que punha um termo, com uma boa bala, a esta existência inútil!” — Pedira mais cerveja, e levara a carta para a fechar em casa, num envelope com o seu monograma, porque sempre fazia mais efeito.
E Luísa tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!
[...]
E imóvel no meio do quarto, os braços cruzados, o olhar fixo, repetia: “Tenho um amante!” Recordava a sala na véspera, a chama aguçada das velas, e certos silêncios extraordinários em que lhe parecia que a vida parara, enquanto os olhos do retrato da mãe de Jorge, negros na face amarela, lhe estendiam da parede o seu olhar fixo de pintura. Mas Juliana entrou com um tabuleiro de roupa passada. Eram horas de se vestir...
EÇA DE QUEIRÓS. O primo Basílio. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Nesse fragmento do romance O primo Basílio, sobressai, como característica realista:
A) o amor idealizado.
B) a temática do adultério.
C) o exagero sentimental.
D) a sinestesia.
E) a culpa cristã.
Questão 7
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) A racionalidade realista opõe-se ao sentimentalismo romântico.
( ) A idealização realista opõe-se ao cientificismo naturalista.
( ) A mulher das obras realistas é uma figura desejada e inatingível.
A sequência correta é:
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) V, F, F.
D) V, F, V.
E) F, V, F.
Questão 8
Assinale a alternativa que apresenta uma característica presente tanto no realismo quanto no naturalismo.
A) Influência determinista do meio.
B) Personagens comandados pelo instinto.
C) Elementos góticos e fantásticos.
D) Lirismo narrativo e épico.
E) Visão racional e objetiva.
Questão 9
Analise estas afirmações:
I- O realismo surgiu na Rússia, com o romance Guerra e paz, de Liev Tolstói.
II- Machado de Assis é o representante do realismo brasileiro, inaugurado em 1881.
III- As narrativas realistas também são chamadas de parnasianas, em referência aos valores greco-latinos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A) I apenas.
B) II apenas.
C) III apenas.
D) I e II apenas.
E) I, II e III.
Questão 10
É característica do Realismo, EXCETO:
A) crítica social.
B) análise psicológica.
C) antirromantismo.
D) objetividade.
E) visão teocêntrica.
Questão 11
Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:
( ) Eça de Queirós é o principal representante da prosa realista portuguesa e autor de romances como O crime do padre Amaro.
( ) O escritor português Camilo Castelo Branco critica o romantismo em sua obra realista Amor de perdição.
( ) Fernando Pessoa é o escritor realista mais famoso de Portugal e criador de vários heterônimos.
A sequência correta é:
A) V, V, F.
B) F, V, V.
C) V, F, F.
D) V, F, V.
E) F, V, F.
Questão 12
As obras francesas Madame Bovary, de Gustave Flaubert, e Germinal, de Émile Zola, são, respectivamente, realista e naturalista. Isso indica que o romance de Flaubert não apresenta:
A) objetividade.
B) zoormofização.
C) temática do adultério.
D) crítica sociopolítica.
E) ironia.
Resposta Questão 1
Alternativa D.
José de Alencar é um dos principais escritores românticos brasileiros.
Resposta Questão 2
Alternativa C.
O escritor realista é Eça de Queirós. Alexandre Dumas e Victor Hugo são escritores românticos da França. Já Lord Byron é um poeta romântico inglês. Manuel Maria Barbosa du Bocage é um escritor do arcadismo português.
Resposta Questão 3
Alternativa D.
Madame Bovary, de Gustave Flaubert, e O crime do padre Amaro, de Eça de Queirós, são obras realistas. Já Os sofrimentos do jovem Werther, de Goethe, é uma das principais obras do romantismo alemão.
Resposta Questão 4
Alternativa A.
A literatura realista é antirromântica, pois não é sentimentalista, não idealiza nem foge da realidade. Já o caráter determinista é característica típica da literatura naturalista.
Resposta Questão 5
Alternativa A.
O narrador descreve o personagem com objetividade e realismo ao mostrar suas imperfeições. Portanto, não há nenhum tipo de idealização, requinte ou caráter sublime acerca de Charles-Denis-Bartholomé Bovary. O determinismo (influência do meio, raça e período histórico sobre o personagem) e a zoomorfização (atribuição de características animalescas ao ser humano), que são elementos naturalistas, não estão presentes no fragmento analisado.
Resposta Questão 6
Alternativa B.
Ao evidenciar o adultério feminino, as narrativas realistas são antirromânticas, pois não idealizam o amor nem o casamento. O exagero sentimental, característica romântica, é usado no fragmento como crítica ao romantismo, tendo em vista que a paixão promove o adultério, que, no decorrer da obra, vai causar a desilusão e a ruína da personagem Luísa.
Resposta Questão 7
Alternativa C.
O realismo não apresenta idealização nem sentimentalismo, pois mostra a realidade como ela é. Assim, a mulher é um ser de carne e de osso, com defeitos, e não o ser espiritualizado e inatingível recorrente na literatura romântica.
Resposta Questão 8
Alternativa E.
O determinismo é uma característica naturalista, assim como personagens comandados pelo instinto. O gótico e o fantástico estão associados à literatura romântica. Tanto realismo quanto naturalismo são antirromânticos, já que apresentam uma visão racional e objetiva acerca da realidade, sem lirismo ou heroísmo.
Resposta Questão 9
Alternativa B.
O realismo surgiu na França, com a publicação do romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. A primeira obra realista brasileira é Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, publicada, pela primeira vez, em 1881. Não existe narrativa parnasiana, mas, sim, poesia parnasiana.
Resposta Questão 10
Alternativa E.
O teocentrismo consiste na influência predominantemente religiosa na cultura de um povo. As obras realistas não sofrem tal influência, pois estão pautadas em questões materiais e não espirituais.
Resposta Questão 11
Alternativa C.
A afirmação sobre Eça de Queirós é verdadeira. No entanto, Camilo Castelo Branco é um escritor romântico, e Fernando Pessoa é um poeta modernista.
Resposta Questão 12
Alternativa B.
Um romance da escola realista não apresenta zoomorfização (característica típica de obras naturalistas). Portanto, a obra realista possui objetividade e pode apresentar, também, temática do adultério, crítica sociopolítica e ironia.