Questão 1
Sobre o Ultrarromantismo ou Segunda geração do Romantismo, é incorreto afirmar:
a) Entre as principais influências literárias do grupo de jovens poetas dessa fase do romantismo estão o inglês Lord Byron, o italiano Giacomo Leopardi e os franceses Alphonse de Lamartine e Alfred de Musset.
b) Uma de suas principais características é o espírito do mal do século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.
e) Entre as principais características do Ultrarromantismo estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais.
d) Seus principais representantes foram os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, é considerado o marco desse movimento literário.
e) Também conhecido como segunda geração do romantismo, o Ultrarromantismo apresenta características como egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
Questão 2
(Enem -2010)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!
O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.
Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!
(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é
a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte.
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.
Questão 3
(PUC-SP-2003)
Sombras do vale, noites da montanha
Que minh’alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!
Mas quando preludia ave d’aurora
E quando à meia-noite o céu repousa,
Arvoredos do bosque, abri os ramos...
Deixai a lua prantear-me a lousa!
O que dominantemente aflora nos versos acima e caracteriza o poeta Álvares de Azevedo como ultrarromântico é
a) a devoção pela noite e por ambientes lúgubres e sombrios.
b) o sentimento de autodestruição e a valorização da natureza tropical.
c) o acentuado pessimismo e a valorização da religiosidade mística.
d) o sentimento byroniano de tom elegíaco e humorístico-satânico.
e) o sonho adolescente e a supervalorização da vida.
Questão 4
São características da prosa gótica brasileira, exceto:
a) A tradição literária gótica no Brasil é representada pela prosa de Álvares de Azevedo, por parte de sua poesia e por algumas contribuições de Bernardo Guimarães e Junqueira Freire.
b) A prosa gótica brasileira rompe não apenas com os padrões literários vigentes, mas também com os próprios valores da sociedade. É uma literatura que afronta o racionalismo e o materialismo burgueses e opta por zonas escuras e antilógicas do subconsciente.
c) O vampirismo, o amor, a morte e o ambiente noturno são elementos da tradição gótica, introduzida na literatura brasileira pelo paulista Álvares de Azevedo e por outros poetas da segunda geração do Romantismo.
d) A prosa gótica brasileira tratou das particularidades da vida cotidiana da burguesia e conquistou um enorme prestígio entre o público dessa classe. Além do êxito alcançado, a prosa gótica preparou caminhos para escritores que se dedicaram aos romances urbanos, entre eles Machado de Assis.
Resposta Questão 1
Alternativa “c”. As características descritas na alternativa “c” dizem respeito à primeira geração do romantismo, representada pelos poetas Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e José de Alencar, representantes da chamada “literatura indianista” brasileira.
Resposta Questão 2
Alternativa “b”. Esse lirismo melancólico, uma das principais características da poesia de Álvares de Azevedo, pode ser encontrado nos versos “Do leito embalde no macio encosto/ Tento o sono reter!... já esmorece/ O corpo exausto que o repouso esquece.../ Eis o estado em que a mágoa me tem posto!”
Resposta Questão 4
Alternativa “d”. As informações contidas na alternativa “d” dizem respeito ao romance urbano brasileiro, cujos principais representantes foram Machado de Assis, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.