Questão 1
Miragem, Augusto de Campos
Sobre o poema concreto de Augusto de Campos, estão corretas as proposições:
I. Em Miragem que em mim mira temos um exemplo de catacrese.
II. A oração eu tento tântalo pode ser compreendida como a forma coloquial eu tento tanto. É possível perceber que o poeta faz uma brincadeira com o nome da personagem mitológica por meio de uma paronomásia.
III. No poema é possível perceber a preocupação com o efeito ótico, recurso comum na poesia concreta.
IV. No poema de Augusto de Campos não há preocupação em romper com a estrutura discursiva do verso tradicional.
a) II e III estão corretas.
b) I e IV estão corretas.
c) II, III e IV estão corretas.
d) Todas estão corretas.
Questão 2
(UFRGS)
Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.
I. Buscou na visualidade um dos suportes para atingir rupturas radicais com a ordem discursiva da língua portuguesa.
II. Teve como integrantes fundamentais Haroldo de Campos, Augusto de Campos e Décio Pignatari.
III. Foi um projeto de renovação formal e estética da poesia brasileira, cuja importância fica restrita à década de 1950.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d)Apenas I e II.
e) I, II e III.
Questão 3
(UEL-2007)
Analise a imagem a seguir:
Fonte: SERPA, I. Arte brasileira. Colorama Artes Gráficas, s/d p. 90
Com base na imagem e nos conhecimentos sobre a arte brasileira contemporânea (1950- 1980), é correto afirmar:
a) A arte brasileira sofreu novas e diversas direções, quando artistas como Renina Katz e Lygia Clark ligaram-se a diferentes movimentos estéticos como o abstracionismo e o concretismo.
b) O uso de materiais tradicionais permaneceu na concepção da arte ao priorizar temas como animais estranhos e cavaleiros medievais, ricos em detalhes realistas e pormenores incrustados.
c) Ligada à estética do realismo mágico e propondo uma reconstrução ilógica da realidade, Tomie Ohtake compõe quadros com formas e cores suaves.
d) Preocupados com os princípios matemáticos rígidos, os abstracionistas como Manabu Mabe, registraram temas vinculados à realidade social com desenhos e composições gritantes em grandes telas.
e) O concretismo privilegiou elementos plásticos relacionados à expressão figurativa em murais, tematizando tradições populares brasileiras em manifestos com experiências intuitivas da arte.
Questão 4
Sobre o Concretismo, é incorreto afirmar:
a) Principal corrente de vanguarda da literatura brasileira na segunda metade do século XX, o Concretismo buscou referências nas vanguardas europeias, entre elas o Cubismo e o Futurismo.
b) Foi liderado pelos poetas paulistas Décio Pignatari e Augusto e Haroldo de Campos. Teve início em 1956 e ainda hoje exerce influência sobre poetas, músicos e artistas plásticos.
c) O Concretismo deu continuidade à poesia intimista, cujo elemento principal é o eu lírico. Teve como principal referência os poetas da segunda fase do modernismo brasileiro.
d) Valendo-se de materiais gráficos e visuais, os concretistas romperam com a estrutura discursiva do verso tradicional ao propor a geometrização e a visualização da linguagem.
Resposta Questão 1
Alternativa “a”. No trecho Miragem que mira em mim temos um exemplo de aliteração, efeito presente na repetição da sílaba -mi. Assim como em toda a poesia concreta, o poema de Augusto de Campos apresenta uma ruptura com a estrutura discursiva do verso tradicional.
Resposta Questão 2
Alternativa “d”. O Concretismo surgiu na década de 1950 e perdura até os dias de hoje, influenciando grupos de poetas, músicos e artistas plásticos.
Resposta Questão 3
Alternativa “a”. A partir do Concretismo paulista, surgiram outros movimentos, entre eles o Neoconcretismo carioca, cujos principais representantes foram Renina Katz, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Ferreira Gullar, entre outros.
Resposta Questão 4
Alternativa “c”. A exemplo de João Cabral de Melo Neto, os concretistas pregavam o fim da poesia intimista e do eu lírico em favor de uma poesia que subvertesse os parâmetros literários.