Questão 1
(Mackenzie – 2014)
O assassino era o escriba
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski
Sobre o texto de Paulo Leminski todas as alternativas estão corretas, EXCETO
a) a terminologia sintática e morfológica, que em um primeiro momento é motivo de estranhamento, concede o efeito de humor ao poema.
b) o eu lírico demonstra por meio da composição de texto pessoal e confessional o seu desconhecimento gramatical.
c) nos primeiros sete versos o eu-lírico apresenta seu professor, que, por meio de suas ações e funções, é caracterizado como um torturador.
d) entre os versos 8 e 16 o leitor toma consciência de todos os fracassos que compuseram a vida do professor.
e) o texto é estruturado em forma de narrativa policial, mas em função de sua organização gráfica, métrica e rítmica é considerado um poema.
Questão 2
O assassino era o escriba
Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
Paulo Leminski
Pelos versos, percebe-se que a poesia de Leminski:
a) mantém relação com a geometrização das formas e volumes cubistas.
b) tem como base os dilemas financeiros do ser humano.
c) valoriza a concisão e é transgressora.
d) é composta por uma observação rigorosa do mundo material.
e) é composta por personagens positivamente idealizados.
Questão 3
Paulo Leminski foi um dos poetas mais expressivos de sua geração. Sua obra é marcada pela irreverência e pela descontração poética, elementos que fizeram dele um dos escritores mais populares do Brasil. Sobre Leminski, estão corretas as seguintes proposições, exceto:
a) Subverteu a forma, brincou com a poesia visual, resgatou o haikai (poemas pequenos, com métrica e moldes orientais) e incorporou elementos da publicidade, da música, do cartum e do humor na construção de uma prosa e poesia marcadas por seu incontestável poder de síntese.
b) Embora a linguagem enxuta, cada palavra na obra de Leminski é repleta de significação e capaz de provocar reflexão e conquistar o leitor.
c) A gíria, o palavrão e a dicção urbana também são frequentes em sua obra.
d) Sua poesia é antilírica, presa ao real e direcionada ao intelecto, não às emoções.
e) A prosa de ficção de Leminski inclui os romances Catatau (1976), Agora É que São Elas (1984), Metaformose (1994) e o livro de contos O Gozo Fabuloso (2004).
Questão 4
A obra de Paulo Leminski costuma ser associada ao seguinte movimento literário:
a) Poesia Marginal.
b) Tropicalismo.
c) Modernismo.
d) Tendências contemporâneas.
e) Neoconcretismo.
Resposta Questão 1
Alternativa “b”. As referências gramaticais do texto não permitem que se conclua que o autor desconhecesse o assunto. Além disso, o texto não é propriamente confessional. Sua principal intenção é provocar efeito de humor fazendo trocadilhos com elementos da sintaxe e da semântica da língua portuguesa.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. Embora os dois elementos não traduzam com exatidão o texto O assassino era o escriba, podemos afirmar que a obra poética de Paulo Leminski é, sim, caracterizada pela linguagem concisa e transgressora.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. As características descritas na alternativa “d” fazem referência ao poeta João Cabral de Melo Neto, um dos mais importantes poetas da literatura brasileira do século XX.
Resposta Questão 4
Alternativa “a”. Na literatura, a marginália foi representada por nomes como Paulo Leminski, José Agripino de Paula, Waly Salomão, Francisco Alvim, Cacaso, Torquato Neto e Chacal.