Questão 1
(Enem 2013)
MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA. Oswald de Andrade: o culpado de tudo.
27 set. 2011 a 29 jan. 2012.
O poema de Oswald de Andrade remonta à ideia de que a brasilidade está relacionada ao futebol. Quanto à questão da identidade nacional, as anotações em torno dos versos constituem
a) direcionamentos possíveis para uma leitura crítica de dados histórico-culturais.
b) forma clássica da construção poética brasileira.
c) rejeição à ideia do Brasil como o país do futebol.
d) intervenções de um leitor estrangeiro no exercício de leitura poética.
e) lembretes de palavras tipicamente brasileiras substitutivas das originais.
Questão 2
(UEL - Londrina)
O nome de Oswald de Andrade está associado
a) a um novo tratamento ficcional do regionalismo nordestino.
b) a poemas líricos que ainda carregam influência simbolista.
c) ao jornalismo político, demolidor, de denúncia social.
d) a um nacionalismo que resgata em sua pureza o indianismo romântico.
e) a uma revolução bem-humorada da linguagem da poesia e do romance.
Questão 3
Oswald de Andrade pertenceu a um movimento literário que apresentava as características:
a) Linguagem objetiva que buscava a contenção dos sentimentos e a perfeição formal. Com a pretensão de ser universal, seus principais temas foram a natureza, o tempo, o amor, objetos de arte e a própria poesia.
b) Simplicidade da linguagem, saudosismo, subjetivismo, sentimentalismo, idealização da natureza e o nacionalismo.
c) Subjetivismo, linguagem vaga e fluida, cultivo do soneto e de outras formas fixas do poema, retomada de elementos da tradição romântica e misticismo.
d) Rompimento com a estrutura discursiva do verso tradicional, utilização de materiais gráficos e visuais, aliterações e neologismos.
e) Desrespeito ao rigor gramatical, liberdade temática, humor misturado ao lirismo, ironia e fragmentação da sintaxe.
Questão 4
Sobre Oswald de Andrade, estão corretas as seguintes proposições:
I. Sua obra apresenta grande preocupação com a sondagem do universo social e psicológico do ser humano das grandes cidades, além da exploração de novas técnicas narrativas.
II. Em 1928, Oswald de Andrade fundou a Revista de Antropofagia, porta-voz das ideias de seu movimento antropofagista.
III. Os temas mais comuns de sua obra são a paixão pela vida, a morte, o amor e o erotismo, a solidão, a angústia existencial, o cotidiano e a infância.
IV. Sua visão de Brasil, ao mesmo tempo que procura captar a natureza e as cores próprias do país, mostra igualmente as contradições moderno-primitivas de nossa realidade.
V. Sua obra é debochada, irônica e crítica, sempre pronta para satirizar os meios acadêmicos ou a própria burguesia, classe de que se originara.
a) I e III.
b) II, IV e V.
c) I e II.
d) III e IV.
e) Todas estão corretas.
Resposta Questão 1
Alternativa “a”. A instalação “Brasilidade em construção” explora elementos socioculturais defendidos pelos primeiros modernistas, fazendo referência ao futebol como instrumento de supremacia sobre os portugueses, nossos colonizadores. As anotações feitas em torno dos versos denunciam possíveis direcionamentos para uma leitura crítica de dados histórico-culturais. Conhecer algumas das características da 1ª fase do Modernismo é fundamental para a resolução da questão.
Resposta Questão 2
Alternativa “e”. Oswald de Andrade, ao lado de Mário de Andrade e Manuel Bandeira, foi responsável pela implantação e definição da literatura modernista no Brasil, cujo principal objetivo era destronar a cultura acadêmica e parnasiana. Sua obra representa um corte profundo com a literatura passadista, introduzindo novidades nos campos da linguagem e do tema.
Resposta Questão 3
Alternativa “e”. Oswald de Andrade pertenceu à primeira geração modernista, cujas propostas eram a reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais, promoção de uma visão crítica sobre nosso passado histórico e busca por novos conteúdos e novas formas de expressão, elementos que levaram a uma profunda modificação na linguagem poética. Sobre as demais proposições: a) Parnasianismo. b) Romantismo. c) Simbolismo. d) Concretismo.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. A proposição I apresenta algumas das principais características da obra de outro escritor modernista, Mário de Andrade. A proposição III apresenta os principais temas do principal poeta da primeira fase do modernismo brasileiro, Manuel Bandeira.