Questão 1
(PUC PR – 2010)
Leia os fragmentos a seguir, retirados do conto O besouro e a rosa, do livro Contos de Belazarte, de Mário de Andrade, para responder às questões.
1 - João não viu nada disso, estou fantasiando a história. Depois do século dezenove os contadores parece que se sentem na obrigação de esmiuçar com sem-vergonhice essas coisas.
2 - João ficou sozinho na sala, não sabia o que tinha acontecido lá dentro, mas porém adivinhando que lhe parecia que a Rosa não gostava dele.(...) Por causa dele o Lapa Atlético venceu. Venceu porque derrepentemente ela aparecia no corpo dele e lhe dava aquela vontade.
3 - Pedro Mulato era um infame, até gatuno, Deus me perdoe! Rosa não escutou nada. Bateu o pé. Quis casar e casou. Meia que sentia que estava errada porém não queria pensar e não pensava. As duas solteironas choraram muito quando ela partiu casada e vitoriosa, sem uma lágrima. Dura. Rosa foi muito infeliz.
I. O primeiro fragmento há metaficção, voltada para a crítica aos escritores do século XIX.
II. A crítica aos escritores do século XIX é uma das marcas do Modernismo brasileiro, do qual Mário de Andrade é um dos expoentes.
III. No fragmento 2, o uso da palavra derrepentemente se justifica pela proposta de uso da língua feita pelo Modernismo.
IV. O uso do mas porém, no fragmento 2, aproxima a escrita da oralidade, uma das propostas do Modernismo brasileiro.
V. O final do conto “Rosa foi muito infeliz” quebra a expectativa do leitor, que espera haver um final feliz. Esse estranhamento também faz parte das propostas modernistas.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As assertivas I, II e IV são verdadeiras.
b) Todas as assertivas são verdadeiras.
c) As assertivas I e V são verdadeiras.
d) Somente a assertiva I é falsa.
e) Todas as assertivas são falsas.
Questão 2
(PUCCAMP)
Assinale a alternativa em que se encontram preocupações estéticas da Primeira Geração Modernista:
a) “Não entrem no verso culto o calão e solecismo, a sintaxe truncada, o metro cambaio, a indigência das imagens e do vocabulário do pensar e do dizer.”
b) “Vestir a Ideia de uma forma sensível que, entretanto, não terá seu fim em si mesma, mas que, servindo para exprimir a Ideia, dela se tornaria submissa.”
c) “Minhas reivindicações? Liberdade. Uso dela; não abuso.” “E não quero discípulos. Em arte: escola = imbecilidade de muitos para vaidade dum só.”
d) “Na exaustão causada pelo sentimentalismo, a alma ainda trêmula e ressoante da febre do sangue, a alma que ama e canta porque sua vida é amor e canto, o que pode senão fazer o poema dos amores da vida real?”
e) “O poeta deve ter duas qualidades: engenho e juízo; aquele, subordinado à imaginação, este, seu guia, muito mais importante, decorrente da reflexão. Daí não haver beleza sem obediência à razão, que aponta o objetivo da arte: a verdade.”
Questão 3
São características da linguagem de Mário de Andrade, exceto:
a) Mário de Andrade empenhou-se em criar a “Língua Brasileira”. Tal missão faz parte do projeto nacionalista de Mário, no qual a língua literária seria um importante critério de brasilidade.
b) Para Mário, a língua é um fator de identidade da nacionalidade, importante instrumento de unificação cultural. O projeto de nacionalizar a linguagem pode ser percebida em seus contos e em uma de suas mais importantes obras, Macunaíma.
c) Mário propôs uma nova linguagem poética, baseada no verso livre, nas rupturas sintáticas, nos flashes cinematográficos, nos neologismos, na elisão e na fragmentação.
d) Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Mário satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação à cultura do passado.
Questão 4
Considere as seguintes afirmações:
I. Em sua poesia, Mário de Andrade foi capaz de extrair lirismo de situações aparentemente banais, sendo essa uma de suas principais características.
II. Conciliava a crítica social e a reflexão filosófica acerca da condição humana, fazendo uso de oposições formais e da coloquialidade linguística.
III. Sua obra poética apresenta duas vertentes: a poesia intimista e introspectiva e a poesia política, de combate às injustiças sociais, fazendo uso de uma linguagem agressiva e explosiva.
IV. Destaca-se, em quase todas as suas obras, a preocupação com a descoberta e a exploração de novas técnicas narrativas.
V. Mário abdicou dos ideais modernistas durante a última fase de sua produção literária, retornando a uma poesia de forma convencional ao escrever versos de medida clássica.
Estão corretas:
a) Todas estão corretas.
b) Apenas II e III estão corretas.
c) Apenas III e IV estão corretas.
d) I e V estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. Em seu Prefácio interessantíssimo, na obra fundadora do modernismo brasileiro, Pauliceia desvairada, Mário de Andrade deixou clara sua intenção de romper com a cultura do passado, negando assim qualquer enquadramento nas estéticas literárias vigentes, bem como repensar os cânones literários.
Resposta Questão 3
Alternativa “d”. As características descritas na alternativa dizem respeito ao escritor Oswald de Andrade, que, ao lado de Mário e Manuel Bandeira, formou a conhecida tríade modernista. Mário propôs a criação de uma língua brasileira que romperia com a língua portuguesa. Entretanto, uma de suas principais características era a serenidade, visto que discordava da postura destruidora defendida por Oswald e defendia que o passado deveria ser revisitado, e não radicalmente negado.