Questão 1
(FUVEST)
A obra de Lima Barreto:
a) Reflete a sociedade rural do século XIX, podendo ser considerada precursora do romance regionalista moderno.
b) Tem cunho social, embora esteja presa aos cânones estéticos e ideológicos românticos, e influenciou fortemente os romancistas da primeira geração modernista.
c) É considerada pré-modernista, uma vez que reflete a vida urbana paulista antes da década de 1920.
d) Gira em torno da influência do imigrante estrangeiro na formação da nacionalidade brasileira, refletindo uma grande consciência crítica dessa problemática.
e) É pré-modernista, refletindo forte sentimento nacional e grande consciência crítica de problemas brasileiros.
Questão 2
(UFRGS-RS)
Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como
a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizada.
c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira desde suas primeiras manifestações.
Questão 3
Estão, entre as principais obras literárias de Lima Barreto, os seguintes títulos:
a) Triste fim de Policarpo Quaresma, A mão e a luva e Memorial de Aires.
b) Triste fim de Policarpo Quaresma, Recordações do escrivão Isaías Caminha e Clara dos Anjos.
c) Clara dos Anjos, Memórias de um Sargento de Milícias e Lucíola.
d) Memórias Póstumas de Brás Cubas, Recordações do escrivão Isaías Caminha e Urupês.
e) Os sertões, Canaã e Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá.
Questão 4
Estão, entre as características da obra de Lima Barreto, exceto:
a) Preocupação com o preconceito racial e a discriminação social do negro e do mulato, elementos presentes nos livros Clara dos Anjos e Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá.
b) A vida economicamente difícil de pequeno funcionário público somada aos desgostos domésticos, à revolta contra o preconceito racial e às crises de depressão e alcoolismo forjou o crítico social severo que foi Lima Barreto.
c) Em sua obra, registrou quase todos os acontecimentos da República, entre eles o episódio da insurreição antiflorianista, retratado no livro Triste fim de Policarpo Quaresma.
d) Sua obra costuma ser dividida em duas fases: na primeira fase, observam-se traços do romantismo em decadência; na segunda, mais interessante e profícua, predominam características do realismo brasileiro.
Resposta Questão 1
Alternativa “e”. A obra de Lima Barreto está filiada ao pré-modernismo. Este não corresponde a uma escola literária, mas sim a um grupo de escritores não associado a nenhuma das estéticas de fins do século XIX, já que apresentava vertentes estilísticas e/ou temáticas inovadoras.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. A literatura de Lima Barreto foi marcada pela denúncia das desigualdades sociais e preconceitos, abarcando temas que fizeram com que alguns críticos considerassem sua obra um tanto quanto panfletária. Tais elementos não foram retratados no realismo, movimento que ficou caracterizado pela preocupação em analisar a hipocrisia das relações sociais e também os aspectos psicológicos das personagens retratadas.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. A mão e a luva, Memorial de Aires e Memórias Póstumas de Brás Cubas pertencem à obra do escritor Machado de Assis, expressão máxima do realismo brasileiro. Memórias de um Sargento de Milícias é de autoria do escritor Manuel Antônio de Almeida, nome associado ao romantismo brasileiro. Lucíola é de autoria de José de Alencar, escritor pertencente à segunda fase do romantismo. Urupês e Canaã são, respectivamente, dos pré-modernistas Monteiro Lobato e Graça Aranha.
Resposta Questão 4
Alternativa “d”. As características presentes na alternativa em questão dizem respeito ao escritor Machado de Assis.