Questão 1
(UE-Londrina)
Gonçalves Dias se destaca no panorama da primeira fase romântica pelas suas qualidades superiores de artista. Nele:
a) a pátria é retratada de maneira que se tenha um registro fiel da sua fauna e flora, sem interferência da emoção do poeta, como em “Canção do Exílio”.
b) a persistência de traços do espírito clássico impede o exagero do sentimentalismo, encontrado, por exemplo, em Casimiro de Abreu.
c) o indianismo é fiel à verdade da vida indígena, não apresentando a distorção poética observada em outros escritores.
d) protótipo do byroniano, convivem lado a lado o humor negro e o extremo idealismo.
e) predomina a poesia lírica de recuperação da infância, com acentuado tom saudosista, tão evidente em “Meus Oito Anos”.
Questão 2
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar sozinho, à noite
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que disfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Gonçalves Dias
O texto acima pertence ao estilo de época do:
a) barroco
b) arcadismo
c) romantismo
d) parnasianismo
e) modernismo
Questão 3
(Unifesp-2003)
Gonçalves Dias consolidou o romantismo no Brasil. Sua “Canção do exílio” pode ser considerada tipicamente romântica porque
a) apóia-se nos cânones formais da poesia clássica greco-romana; emprega figuras de ornamento, até com certo exagero; evidencia a musicalidade do verso pelo uso de aliterações.
b) exalta a terra natal; é nostálgica e saudosista; o tema é tratado de modo sentimental, emotivo.
c) utiliza-se do verso livre, como ideal de liberdade criativa; sua linguagem é hermética, erudita; glorifica o canto dos pássaros e a vida selvagem.
d) poesia e música se confundem, como artifício simbólico; a natureza e o tema bucólico são tratados com objetividade; usa com parcimônia as formas pronominais de primeira pessoa.
e) refere-se à vida com descrença e tristeza; expõe o tema na ordem sucessiva, cronológica; utiliza-se do exílio como o meio adequado de referir-se à evasão da realidade.
Questão 4
Sobre Gonçalves Dias, estão corretas as seguintes proposições:
I. Embora Gonçalves de Magalhães seja considerado o introdutor do Romantismo no Brasil, na verdade foi Gonçalves Dias quem implantou e solidificou a poesia romântica em nossa literatura.
II. A obra de Gonçalves Dias pode ser considerada a realização de um verdadeiro projeto de construção da cultura brasileira. Criou uma poesia voltada para o índio e para a natureza brasileira, expressa em uma linguagem simples e acessível.
III. Além da poesia indianista, Gonçalves Dias também cultivou poemas religiosos, de fundo panteísta, nos quais Deus se manifesta pela natureza.
IV. Sua obra poética apresenta os gêneros lírico e épico. Na poesia épica, canta os feitos históricos de índios. Na lírica, os temas mais comuns são a pátria, a natureza, Deus, o índio e o amor não correspondido.
V. Sua obra O Uraguai é considerada a melhor realização no gênero épico do Arcadismo brasileiro. Seu tema é a luta de portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas, que, instalados nas missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, não queriam aceitar as decisões do Tratado de Madri.
a) Todas estão corretas.
b) I, II, III e IV estão corretas.
c) II, IV e V estão corretas.
d) Apenas V está correta.
e) III e IV estão corretas.
Resposta Questão 1
Alternativa “b”. A obra de Gonçalves Dias pode ser considerada a realização de um verdadeiro projeto de construção da cultura brasileira, mesmo tendo abordado todos os temas mais caros ao Romantismo europeu, como o amor impossível, a religião, a tristeza e a melancolia. Suas paixões são reveladas muitas vezes em um tom ingênuo e melancólico, longe do sentimentalismo de Casimiro de Abreu e distante da lírica depressiva dos poetas ultrarromânticos.
Resposta Questão 2
Alternativa “c”. Romantismo. O poema de Gonçalves Dias é um dos mais representativos da primeira geração do romantismo, período marcado pela temática nacionalista, indianista e religiosa.
Resposta Questão 3
Alternativa “b”. O poema Canção do exílio foi escrito durante o Romantismo (1836-1881), na sua primeira geração. A preocupação central dos autores era a definição da identidade nacional brasileira tempos após a Independência do Brasil (1822). Nesse contexto, a valorização da figura indígena (considerado o herói nacional) e a exaltação dos elementos típicos da cultura local (e também da natureza brasileira) eram recorrentes nos textos literários.
Resposta Questão 4
Alternativa “b”. A proposição de número V diz respeito à poesia épica de Basílio da Gama, um dos principais nomes do Arcadismo brasileiro. O Uraguai não enfatiza a guerra entre portugueses e espanhóis contra índios e jesuítas, mas sim dá destaque para a descrição física e moral do índio, o choque de culturas e a paisagem nacional.