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Exercícios sobre denotação e conotação

Esta lista de exercícios testará seus conhecimentos sobre denotação e conotação, abordando as diferenças entre essas linguagens, tanto em contextos verbais quanto não verbais.

Questão 1

A respeito do uso da língua, o que se pode afirmar sobre o sentido das palavras?

A) As palavras têm um sentido fixo e imutável em todos os contextos.

B) As palavras devem ser usadas no texto considerando todos os seus diversos sentidos.

C) O sentido das palavras permanece o mesmo, independentemente do gênero textual.

D) O sentido literal das palavras é o mais adequado em qualquer situação comunicativa.

E) As palavras podem ter sentidos diferentes, dependendo do contexto em que são usadas.

Questão 2

O que é a linguagem denotativa?

A) É o uso do sentido literal e objetivo da palavra, comum em textos informativos e técnicos.

B) É o uso figurado e subjetivo da palavra, permitindo múltiplas interpretações.

C) É uma linguagem exclusivamente literária, utilizada para criar poesias.

D) É uma forma simbólica de expressão, muito presente em peças publicitárias.

E) É a escolha de palavras com sentido ambíguo, para criar impacto emocional no leitor.

Questão 3

O que caracteriza a linguagem conotativa?

A) O emprego do sentido figurado e subjetivo, valorizando a criatividade e a expressividade.

B) A restrição do sentido da palavra ao encontrado no dicionário.

C) A escolha rigorosa de palavras que não apresentem possibilidade de múltiplas interpretações.

D) O uso de palavras em seu sentido literal, apresentando grande precisão de sentido.

E) A obrigatoriedade de se usar determinados termos apenas em gêneros permitidos.

Questão 4

Sobre a relação entre gênero textual e uso da linguagem, é correto afirmar que:

A) textos literários devem ser exclusivamente denotativos.

B) textos jornalísticos nunca podem usar linguagem conotativa.

C) textos técnicos priorizam linguagem conotativa para impactar o leitor.

D) textos literários podem usar linguagem conotativa para maior expressividade.

E) relatórios científicos prezam pela conotação para estimular a emoção.

Questão 5

Quando se utiliza linguagem conotativa em publicidade, o principal objetivo é:

A) assegurar precisão técnica da informação sobre o produto.

B) evitar qualquer possibilidade de múltiplas interpretações.

C) estabelecer objetividade e impessoalidade na divulgação.

D) criar efeitos estéticos, persuadir e impactar o receptor.

E) restringir a criatividade textual para focar na mensagem.

Questão 6

Em relação aos contextos não verbais, assinale a alternativa correta.

A) Elementos visuais só podem ser interpretados literalmente.

B) Um símbolo pode ser interpretado de forma conotativa.

C) Toda imagem é denotativa por definição.

D) Apenas gestos têm valor conotativo, enquanto figuras não.

E) Toda mensagem não verbal é um exemplo de linguagem conotativa.

Questão 7

Leia a frase a seguir:

“Eu morri de rir naquela festa!”

Analise a frase e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A) A frase é um exemplo de linguagem não verbal, pois relata algo ocorrido em outro contexto.

B) A frase é um exemplo de linguagem denotativa, pois indica um fato literal ocorrido na festa.

C) A frase é um exemplo de linguagem conotativa, pois usa sentido figurado para expressar algo.

D) Não é possível indicar o tipo de linguagem usado na frase, pois o contexto está vago.

Questão 8

Observe a imagem a seguir e responda ao que se pede:

Pessoa faz gesto com as mãos que simula um coração.

A respeito da imagem, assinale a alternativa correta.

A) A imagem apresenta linguagem denotativa, pois ilustra um objeto real.

B) A imagem apresenta linguagem conotativa, pois usa sentido figurado.

C) A imagem apresenta linguagem denotativa, pois mostra uma paisagem.

D) A imagem apresenta linguagem conotativa, pois passa uma mensagem literal.

E) A imagem apresenta linguagem denotativa, pois apresenta um gesto simbólico.

Questão 9

(Vunesp 2025 – Adaptada)

Leia a tira a seguir para responder à questão.

Tirinha em questão da Vunesp sobre sentido figurado.

(Willian Leite. Anésia. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/category/anesia/page/2/. Acesso em 18.03.2025)

Na tira, foi empregada em sentido figurado a palavra

A) “vantagens” (1o quadro), para se referir aos benefícios da internet.

B) “ferramenta” (2o quadro), para se referir ao meio usado para um objetivo.

C) “mentiras” (2o quadro), para se referir às fake news que existem na internet.

D) “expressar” (4o quadro), para se referir às postagens feitas em redes sociais.

E) “desvantagens” (5o quadro), para se referir aos malefícios da internet.

Questão 10

(Fadesp 2025)

Campanha do Janeiro Branco em questão da Fadesp sobre denotação e conotação.

JANEIRO BRANCO. Disponível em: https://www.centrooftalmologicomg.com.br/blog/a-campanha-janeiro-branco/. Acesso em: 16 janeiro 2025.

No trecho “[…] veja como não deixar o cuidado com a saúde mental passar em branco”, a expressão sublinhada

A) retoma literalmente o significado do título “Janeiro Branco”, referindo-se à cor que representa a campanha.

B) usa linguagem denotativa para expressar a ideia de “deixar de ser notado”.

C) expressa figurativamente a mesma ideia contida no título “Janeiro Branco”, fazendo menção à cor que representa a campanha.

D) remete, por meio de linguagem conotativa, à ideia de “passar despercebido”.

E) estabelece um trocadilho com o título “Janeiro branco”, fazendo uso de linguagem denotativa.

Questão 11

(FCC 2025)

Muitos e muitos anos atrás, antes do asfalto, quando a rodovia Fernão Dias ou era um mar de pó ou um mar de lama, as viagens eram aventuras. Eu morava no interior de Minas e o jeito de vir a Campinas para ver a namorada era arranjar carona em algum caminhão. Pois foi numa destas vezes que o motorista, delicadamente, para início de uma conversa que prometia ser muito longa, me perguntou: “E O que é que você faz?” Eu poderia ter dito simplesmente: "Sou professor”. isto ele entenderia perfeitamente, pois já havia frequentado escolas, sabia muitas coisas sobre professores, e passaria então a contar de suas proezas na aritmética e suas dificuldades com a lingua pátria. Mas eu, tolo, e para dar um ar de importância, respondi: “Sou professor de filosofia..." O rosto do motorista se iluminou num largo sorriso. “Até que enfim”, ele disse. “Faz anos que eu quero saber o que é filosofia e até hoje não encontrei ninguém que me explique. Mas hoje tenho a sorte de ter um professor de filosofia como companheiro de viagem. Afinal de contas, o que é filosofia?”

Não tenho memória alguma do que lhe disse como inútil explicação.

(ALVES, Rubens. O retorno e terno. Papirus, Campinas, 2010)

O verbo empregado em sentido figurado está sublinhado em: 

A) Não tenho memória alguma do que lhe disse. 

B) O rosto do motorista se iluminou num largo sorriso.

C) Eu poderia ter dito simplesmente: "Sou professor".

D) as viagens eram aventuras.

E) pois já havia frequentado escolas.

Questão 12

(Vunesp 2025)

Leia o texto a seguir para responder à questão.

Uma nova era para a China

A China encerrou 2024 com dois feitos notáveis. O primeiro: o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu no ano passado os 5% que o governo tinha como meta, ligeiramente abaixo dos 5,2% de 2023. Trata-se de crescimento invejável para a maioria dos países, mas muito aquém daquele que o gigante asiático já produziu em um passado não tão distante.

Reproduzir tal façanha nos próximos anos, contudo, parece cada vez mais improvável. Oficialmente, o governo chinês ainda sonha com crescimento de 5% no futuro próximo, mas tal desempenho exigirá bem mais que os estímulos dados por Pequim e que garantiram o cumprimento da meta de crescimento em 2024.

 Desafios como a queda dos preços das casas no obscuro mercado imobiliário chinês, desemprego acima de dois dígitos entre os mais jovens e consumo interno fraco são problemas estruturais com os quais Pequim vem tentando lidar com o gradualismo que lhe é característico.

Outro ponto de atenção é o encolhimento populacional, mesmo para um país com mais de 1 bilhão de habitantes. A China registrou declínio de população nos últimos três anos, indicativo de que os chineses, que contam com aparato muito reduzido de proteção social, têm optado por não ter filhos, ou seja, cai o número de trabalhadores e consumidores tão necessários a uma economia que precisará fortalecer cada vez mais a demanda interna.

Isto porque o segundo feito notável conquistado pela China no ano passado, o superávit comercial de quase US$ 1 trilhão (mais de R$ 6 trilhões), não apenas não deve se repetir, como certamente será utilizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como mais um argumento para limitar as importações norte-americanas de produtos chineses.

A China sabe que precisa calibrar sua política econômica porque o modelo atual, em grande parte bem-sucedido até aqui, pode enfraquecer ainda mais seu mercado doméstico. Os Estados Unidos sabem que precisam diminuir seu déficit comercial gigantesco, pois ele elimina empregos bem remunerados para os norte-americanos, entre outros problemas.

Uma nova era se anuncia para a China. Ao Brasil, que sabiamente resistiu a aderir à Nova Rota da Seda e vem aumentando tarifas de importação sobre veículos elétricos chineses, será necessária ainda mais racionalidade. Do contrário, o País sairá chamuscado na guerra entre as duas potências econômicas globais.

(O Estado de S.Paulo, Opinião, “Uma nova era para a China”, 19.01.2025. Disponível em: https://www.estadao.com.br/opiniao/ uma-nova-era-para-a-china/. Adaptado)

O termo destacado está empregado em linguagem denotativa na passagem:

A) “Oficialmente, o governo chinês ainda sonha com crescimento de 5% no futuro próximo...” (2º parágrafo)

B) “... como mais um argumento para limitar as importações norte-americanas de produtos chineses.” (5º parágrafo)

C) “A China sabe que precisa calibrar sua política econômica porque o modelo atual...” (6º parágrafo)

D) “... mas muito aquém daquele que o gigante asiático já produziu em um passado não tão distante.” (1º parágrafo)

E) “Do contrário, o País sairá chamuscado na guerra entre as duas potências econômicas globais.” (7º parágrafo)

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E. As palavras têm diferentes sentidos, e eles podem ou não ser usados em algum texto dependendo do contexto. As demais alternativas estão erradas, pois as palavras não têm apenas um sentido (alternativas A e C), nem são usadas apenas considerando um sentido (alternativa D) ou todos os sentidos de uma vez (alternativa D).

Resposta Questão 2

Alternativa A. A linguagem denotativa é o uso do sentido literal e objetivo das palavras, sendo mais comum em textos científicos, didáticos, manuais e em alguns gêneros jornalísticos.

Resposta Questão 3

Alternativa A. A linguagem conotativa explora o sentido figurado e subjetivo das palavras, permitindo múltiplas interpretações e efeitos expressivos e criativos que vão além do sentido literal e dicionarizado das palavras.

Resposta Questão 4

Alternativa D. Textos literários muitas vezes recorrem ao sentido figurado (conotação) para criar efeitos de expressividade e emoção.

As demais alternativas estão incorretas, pois textos literários não precisam necessariamente usar linguagem denotativa (alternativa A), textos jornalísticos podem, sim, usar linguagem conotativa em alguns casos (alternativa B), enquanto textos técnicos e relatórios científicos precisam se ater à linguagem denotativa, pelo assunto tratado neles (alternativas C e E).

Resposta Questão 5

Alternativa D. Na publicidade, a linguagem conotativa é usada principalmente para trazer novas possibilidades de interpretação do texto passado, tornando-o mais criativo e impactante para o receptor.

Resposta Questão 6

Alternativa B. Quando um elemento visual representa outra ideia além daquela exibida na imagem, ele tem sentido conotativo, pois não é apenas literal.

As alternativas A, C e E estão erradas, pois elementos visuais podem ter sentido denotativo (literal) ou conotativo (figurado), dependendo do uso e da intenção comunicativa.

A alternativa D está errada, pois tanto gestos quanto imagens podem ter valor conotativo.

Resposta Questão 7

Alternativa C. A frase escrita (portanto, uma linguagem verbal) apresenta a expressão em sentido figurado “morri de rir”, que não pode ser interpretada literalmente, já que é o próprio emissor quem fala. Assim, usa-se linguagem conotativa para expressar uma emoção intensa.

Resposta Questão 8

Alternativa B. A imagem mostra um gesto simbolizando afeto, o que configura o uso de sentido figurado. Portanto, a imagem apresenta linguagem conotativa.

Resposta Questão 9

Alternativa B. A palavra “ferramenta” significa, literalmente, um utensílio, instrumento físico ou equipamento. Na tirinha, ela é usada em sentido figurado para se referir ao meio usado para determinado fim, e não a um equipamento.

Resposta Questão 10

Alternativa D. A expressão “passar em branco” tem sentido figurado (conotativo), que significa “não ser percebido”, diferente do sentido de “branco” em “janeiro branco”, que remete a uma outra ideia.

Resposta Questão 11

Alternativa B. O verbo “iluminou” está empregado em sentido figurado, pois a intenção não é informar que o rosto se tornou iluminado literalmente, e sim que o motorista sorriu.

Resposta Questão 12

Alternativa B. O termo “produtos” é usado no sentido literal (portanto, denotativo), como sinônimo de “mercadorias”, “bens” etc.

As demais alternativas estão erradas porque: “sonha” é usado com sentido figurado de “esperar”, “almejar”, e não o literal de sonhar enquanto dorme; “calibrar” é usado com sentido figurado de “ajustar políticas”, e não no sentido literal de ajustar tecnicamente um instrumento; “gigante” é usado no sentido figurado para descrever a China como uma grande potência, e não no sentido literal de tamanho físico descomunal; e “chamuscado” é usado no sentido figurado como sinônimo de “prejudicado”, “atingido”, e não no sentido literal de queimado fisicamente.

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