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Exercícios sobre barroco no Brasil

Esta lista de exercícios vai testar seus conhecimentos sobre barroco no Brasil. Os dois principais autores do barroco brasileiro são Gregório de Matos e padre Antônio Vieira.

Questão 1

(Unimontes)

Leia os excertos abaixo da obra de Gregório de Matos para responder à questão.

Excerto 1

INCONSTÂNCIA DOS BENS DO MUNDO

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?

Excerto 2

DEFINE A SUA CIDADE

[...]

Bahia tem letras cinco
que são BAHIA,
logo ninguém me dirá
que dous ff chega a ter
pois nenhum contém sequer,
salvo se em boa verdade
são os ff da cidade
um furtar, outro foder.

MATOS, Gregório de. Seleção de obras poéticas. p. 2-5. Disponível em: http//www.bibvirt.futuro.usp.br. Acesso em: 11 nov. 2019.

Com base nos trechos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

A) No segundo excerto, o sujeito lírico realiza uma crítica ferina, denunciando comportamentos hipócritas.

B) A poesia de Gregório de Matos é dividida pelos estudiosos em sacra, lírica e satírica. De acordo com essa divisão, pode-se afirmar que os dois excertos citados fazem parte da poética sacra do poeta baiano.

C) No primeiro excerto, há a representação de uma visão comum ao homem barroco e, em especial, ao poeta baiano, em relação à metamorfose rápida das coisas, a preocupação com a efemeridade da vida.

D) Apesar da presença de termos obscenos no segundo excerto, pode-se detectar um forte senso crítico e de observação inerentes à personalidade irrequieta e questionadora de Gregório de Matos.

Questão 2

(UFLA)

Epílogos

Que falta nesta cidade?..... Verdade
Que mais por sua desonra?..... Honra
Falta mais que se lhe ponha...... Vergonha.
O demo a viver se exponha,
por mais que a fama a exalta,
numa cidade, onde falta
Verdade, Honra, Vergonha.

Quem a pôs neste socrócio?..... Negócio
Quem causa tal perdição?..... Ambição
E o maior desta loucura?..... Usura.
Notável desventura
de um povo néscio, e sandeu,
que não sabe, que o perdeu
Negócio, Ambição, Usura.

MATOS, G. de. Antologia. Porto Alegre: L&PM, 1999.

O fragmento de poema expressa

A) vontade de resgate de valores tradicionais portugueses.

B) indiferença aos costumes da população baiana do século XVII.

C) crítica ao sistema político seiscentista na Bahia.

D) desejo de retomada de valores religiosos do catolicismo.

Questão 3

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) O barroco no Brasil esteve em vigor entre 1601 e 1768.

( ) O barroco é um estilo de época criado no Brasil.

( ) Gregório de Matos e padre Antônio Vieira são os principais escritores do Barroco brasileiro.

A sequência correta é:

A) V, V, F.

B) F, V, V.

C) V, F, F.

D) V, F, V.

E) F, V, F.

Questão 4

A obra inaugural do barroco brasileiro possui o seguinte título:

A) Prosopopeia.

B) Sermões.

C) Satíricon.

D) Sonetos sacros.

E) Metamorfoses.

Questão 5

(Ufam)

Assinale a opção cujo enunciado se refere corretamente ao barroco brasileiro:

A) Constitui-se, basicamente, de obras que visitantes e missionários colheram sobre a geografia e o homem nativo, com o objetivo de informar a Coroa Portuguesa.

B) Na poesia do período, encontra-se um labirinto de significantes, mediante o uso abusivo de jogos de palavras, trocadilhos e enigmas.

C) Encontram-se traços pré-românticos nas obras poéticas, traços que, por serem poucos, não conseguem romper com o arraigado Neoclassicismo do período.

D) Gregório de Matos, o principal poeta desse momento, distingue-se, como acabado neoclássico, pela sobriedade do caráter e a contenção das emoções.

E) A prática da poesia bucólica tem como fundamento o mito do homem natural, em oposição ao homem urbano, cheio de vícios e prazeres desregrados.

Questão 6

Assim é. Passemos do Monte Sinai ao Monte Alverno, que vai o amor de monte a monte. Arde o monte todo em labaredas seráficas: Francisco, arrebatado e extático de face a face com Cristo; Cristo, escultor e impressor divino, estampando nele as suas chagas; Cristo, fora de si, transformado em Francisco; Francisco, fora de si, transformado em Cristo. Saiam logo também fora de si os sentidos, e, transformando-se os ouvidos em olhos, os olhos ouçam, e os ouvidos vejam. Os ouvidos, já que não têm que ouvir nas minhas palavras, vejam; e os olhos, já que têm tanto que ver nas chagas de Francisco, ouçam. Os olhos ouvirão bem, vendo bem; os ouvidos verão bem, ouvindo mal. E que hão de ver e ouvir? O que disse no princípio: a imagem de Cristo segunda vez estampada. Este é o meu assunto.

VIEIRA, Antônio. Sermões: seleta. Rio de Janeiro: Fundação Darcy Ribeiro, 2013.

No fragmento do Sermão das chagas de São Francisco, de padre Antônio Vieira, uma figura de linguagem típica do Barroco se destaca. Essa figura é o(a):

A) paradoxo.

B) ironia.

C) hipérbole.

D) eufemismo.

E) prosopopeia.

Questão 7

Analise estas afirmações:

I- O barroco no Brasil apresenta caráter teocêntrico.

II- No Brasil, o barroco tem aspecto religioso e otimista.

III- Gregório de Matos não usou a medida nova em suas poesias.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

A) I apenas.

B) II apenas.

C) III apenas.

D) I e II apenas.

E) I, II e III.

Questão 8

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmações:

( ) Sermões, de Pe. Antônio Vieira, é uma das principais obras do barroco brasileiro.

( ) Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, é mais uma obra sacra do barroco brasileiro.

( ) O poeta baiano Gregório de Matos é autor de poesia satírica, mas também escreveu poesia sacra.

A sequência correta é:

A) V, V, F.

B) F, V, V.

C) V, F, F.

D) V, F, V.

E) F, V, F.

Questão 9

Todos os trechos em destaque da obra poética de Gregório de Matos apresentam caráter sacro, com exceção de:

A) “Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,/ Da vossa alta clemência me despido;/ Porque, quanto mais tenho delinquido,/ Vos tenho a perdoar mais empenhado.”

B) “Luz, que claro me mostra a salvação,/ A salvação pretendo em tais abraços,/ Misericórdia, amor, Jesus, Jesus!”

C) “A vós correndo vou, braços sagrados,/ Nessa cruz sacrossanta descobertos,/ Que, para receber-me, estais abertos,/ E, por não castigar-me, estais cravados.”

D) “À vossa mesa divina,/ como poderei chegar-me,/ se é triaga da virtude/ e veneno da maldade?”

E) “A cada canto um grande conselheiro,/ Que nos quer governar cabana e vinha;/ Não sabem governar sua cozinha,/ E podem governar o mundo inteiro.”

Questão 10

Ardor em firme coração nascido;
Pranto por belos olhos derramado;
Incêndio em mares de água disfarçado;
Rio de neve em fogo convertido:

Tu, que em um peito abrasas escondido;
Tu, que em um rosto corres desatado;
Quando fogo, em cristais aprisionado;
Quando cristal em chamas derretido.

Se és fogo como passas brandamente,
Se és neve, como queimas com porfia?
Mas ai, que andou Amor em ti prudente!

Pois para temperar a tirania,
Como quis que aqui fosse a neve ardente,
Permitiu parecesse a chama fria.

MATOS, Gregório de. Poemas escolhidos. Seleção e organização de José Miguel Wisnik. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

Sobre o poema barroco de Gregório de Matos, é correto afirmar:

A) O soneto possui elementos da poesia sacra do poeta baiano.

B) O poema apresenta oposição (antítese) e contradição (paradoxo).

C) O soneto possui elementos da poesia satírica do poeta baiano.

D) O poema apresenta a morbidez típica da poesia barroca brasileira.

E) Os versos livres evidenciam o culto à liberdade criativa barroca.

Questão 11

A arte barroca brasileira conta com artistas de renome, como:

A) Caravaggio e Diego Velázquez.

B) Rembrandt e Peter Paul Rubens.

C) Artemisia Gentileschi e Francisco de Zurbarán.

D) Antônio Francisco Lisboa e Mestre Ataíde.

Questão 12

Os autores da literatura barroca brasileira mantiveram as características do barroco europeu, tais como:

A) antropocentrismo.

B) linguagem simples e clara.

C) fascinação pela beleza.

D) pastoralismo.

E) culto ao contraste.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa B.

Nenhum dos excertos é sacro, pois não apresenta temática religiosa. O primeiro é lírico, e o segundo é satírico.

Resposta Questão 2

Alternativa C.

No poema, o eu lírico coloca em evidência a cidade de Salvador, na Bahia. Assim, ele afirma que, nessa cidade, no século XVII, faltam verdade, honra e vergonha por causa de negócio, ambição e usura. Desse modo, ele critica o sistema político da época, baseado em negociatas em prejuízo da verdade, da honra e da vergonha. Afinal, o povo da cidade é néscio e sandeu, e parece desconhecer as causas da falta de verdade, honra e vergonha. Assim, esse poema satírico configura-se em crítica sociopolítica.

Resposta Questão 3

Alternativa D.

O barroco surgiu na Itália.

Resposta Questão 4

Alternativa A.

A primeira obra literária barroca do Brasil é o livro Prosopopeia, de Bento Teixeira, publicado em 1601.

Resposta Questão 5

Alternativa B.

As obras de visitantes e missionários para informar a Coroa portuguesa estão associadas ao quinhentismo. Traços pré-românticos são possíveis de encontrar no arcadismo, estilo que sucede o Barroco e também é chamado de Neoclassicismo, no qual são produzidas poesias bucólicas. Por fim, o Barroco brasileiro tem o cultismo (jogos de palavras) como uma de suas características.

Resposta Questão 6

Alternativa A.

A contradição é recorrente na literatura barroca. Assim, quando Vieira diz que “os olhos ouçam” e “os ouvidos vejam”, ele usa um paradoxo ou oximoro.

Resposta Questão 7

Alternativa A.

O pessimismo é uma marca do barroco também no Brasil. Gregório de Matos escreveu alguns sonetos, em que utiliza a medida nova, ou seja, versos decassílabos.

Resposta Questão 8

Alternativa D.

Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, é a obra inaugural do Romantismo brasileiro.

Resposta Questão 9

Alternativa E.

Os versos “A cada canto um grande conselheiro,/ Que nos quer governar cabana e vinha;/ Não sabem governar sua cozinha,/ E podem governar o mundo inteiro” exemplificam a poesia satírica de Gregório de Matos. Nesses versos, o eu lírico, em tom irônico, critica aqueles que se intrometem na vida alheia e são incompetentes para resolver os próprios problemas.

Resposta Questão 10

Alternativa B.

O soneto não é sacro, pois não apresenta temática religiosa, nem satírico, pois não faz uma crítica social. Não é mórbido, já que não trata a temática da morte. Já os versos são metrificados e rimados. Por fim, apresenta duas figuras típicas do barroco, ou seja, a antítese (“fogo” x “água”) e o paradoxo (“neve ardente” e “chama fria”).

Resposta Questão 11

Alternativa D.

Caravaggio é italiano. Velázquez é espanhol. Rembrandt é holandês. Rubens nasceu na Alemanha. Gentileschi é italiana. Zurbarán é espanhol.

Resposta Questão 12

Alternativa E.

O barroco no Brasil e na Europa é teocêntrico, apresenta linguagem rebuscada, tem fascinação pelo feio e grotesco, além de cultuar o contraste, ou seja, as oposições e as contradições. Já o pastoralismo é característica árcade.

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