Questão 1
(FUVEST)
Ossian o bardo é triste como a sombra
Que seus cantos povoa. O Lamartine
É monótono e belo como a noite,
Como a lua no mar e o som das ondas...
Mas pranteia uma eterna monodia,
Tem na lira do gênio uma só corda;
Fibra de amor e Deus que um sopro agita:
Se desmaia de amor a Deus se volta,
Se pranteia por Deus de amor suspira.
Basta de Shakespeare. Vem tu agora,
Fantástico alemão, poeta ardente
Que ilumina o clarão das gotas pálidas
Do nobre Johannisberg! Nos teus romances
Meu coração deleita-se... Contudo,
Parece-me que vou perdendo o gosto.
(…)
(Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos)
Considerando-se esse excerto no contexto do poema a que pertence (Ideias íntimas), é correto afirmar que, nele,
a) o eu lírico manifesta tanto seu apreço quanto sua insatisfação em relação aos escritores que evoca.
b) a dispersão do eu lírico, própria da ironia romântica, exprime-se na métrica irregular dos versos.
c) o eu lírico rejeita a literatura e os demais poetas porque se identifica inteiramente com a natureza.
d) a recusa dos autores estrangeiros manifesta o projeto nacionalista típico da segunda geração romântica brasileira.
e) Lamartine é criticado por sua irreverência para com Deus e a religião, muito respeitados pela segunda geração romântica.
Questão 2
(FUVEST)
Teu romantismo bebo, ó minha lua,
A teus raios divinos me abandono,
Torno-me vaporoso... e só de ver-te
Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.
(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)
Nesse excerto, o eu lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu lírico manifesta a:
a) ironia romântica.
b) tendência romântica ao misticismo.
c) melancolia romântica.
d) aversão dos românticos à natureza.
e) fuga romântica para o sonho.
Questão 3
São características da obra de Álvares de Azevedo:
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A obra de Álvares de Azevedo é marcada por uma visão dualista que envolve atração e medo, desejo e culpa, temendo, sobretudo, a realização amorosa.
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Articulação consciente de um projeto literário baseado na contradição, utilizando as entidades mitológicas Ariel e Caliban para representarem, respectivamente, o bem e o mal.
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A obra de Álvares de Azevedo é caracterizada por um grande engajamento social, conciliando ideias de reforma social com procedimentos específicos da poesia.
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É possível perceber traços do pessimismo e da melancolia na obra de Azevedo, elementos característicos também na obra do poeta Byron. Elementos de humor e drama em algumas obras, assim como traços de ironia, também são perceptíveis.
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Linguagem grandiosa, com gosto acentuado por hipérboles e por espaços amplos, como o mar, o céu, o infinito, o deserto.
a) I e II.
b) III e IV.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I, II e IV.
Questão 4
Sobre o Ultrarromantismo, é incorreto afirmar:
a) Grupo composto por jovens poetas universitários de São Paulo e Rio de Janeiro nas décadas de 50 e 60 do século XIX. Foram fortemente influenciados pela leitura de obras literárias de Musset e Byron, escritores cujo estilo de vida imitavam.
b) Uma de suas principais características é o espírito do mal do século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.
e) Entre as principais características do Ultrarromantismo estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais.
d) Seus principais representantes foram os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
e) Também conhecido como segunda geração do romantismo, o Ultrarromantismo apresentou características como egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.
Resposta Questão 1
Alternativa “a”. A ironia e a autoironia são características da obra de Álvares de Azevedo, sobretudo no livro Lira dos vinte anos, no qual muitas vezes dirige o seu sarcasmo contra os poetas ultrarromânticos.
Resposta Questão 2
Alternativa “a”. A ironia é um traço constante na obra poética de Álvares de Azevedo. Essa foi a forma que o poeta encontrou de não ficar passivo à realidade, uma maneira de abalar as convenções do mundo burguês e quebrar a noção de ordem.
Resposta Questão 3
Alternativa “e”. As características descritas nas proposições III e IV fazem referência a aspectos da obra do poeta Castro Alves.
Resposta Questão 4
Alternativa “c”. As características descritas na alternativa “c” dizem respeito à primeira geração do romantismo, representada pelos poetas Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.