Questão 1
(Enem) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foram resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”.
A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937.
REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Sobre a expansão japonesa, infere-se que:
A) o Japão tinha uma política expansionista na Ásia de natureza bélica diferente da Doutrina Monroe.
B) o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.
C) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiar a Doutrina Monroe e intentar o desenvolvimento da Ásia.
D) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a Doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.
E) a Manchúria era território norte-americano e foi ocupado pelo Japão, o que originou a guerra entre os dois países.
Questão 2
Após um início avassalador, o Império Japonês conseguiu estender seus domínios territoriais rapidamente sobre a Ásia. Depois de vitórias como as ocorridas na Birmânia, Malásia e Cingapura, o Japão sofreu sua primeira grande derrota em uma batalha naval e aérea de junho de 1942. Essa batalha foi responsável pelo enfraquecimento definitivo da capacidade de guerra do Japão e ficou conhecida como:
A) Batalha de Okinawa
B) Bombardeios incendiários sobre Tóquio
C) Batalha de Iwo Jiwa
D) Batalha do Golfo do Leyte
E) Batalha de Midway
Questão 3
Quase toda a força defensora em terra firme pereceu, juntamente a milhares de nativos de Okinawa, dos quais alguns foram incentivados pelo exército a cometer suicídio. Os japoneses conseguiram, em grande parte, alcançar seus objetivos: as perdas dos Estados Unidos convenceram os líderes do país de que uma invasão ao Japão seria imensamente onerosa. As consequências, entretanto, foram bem diferentes das que Tóquio imaginara.
HASTINGS, Max. O mundo em guerra 1939-1945. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012, p. 667.
O trecho acima faz menção às consequências da Batalha de Okinawa. O alto custo aos estadunidenses em vidas humanas, aliado à recusa japonesa em se render, teve como consequência:
A) o lançamento das bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki.
B) o ataque sobre as Filipinas.
C) os ataques incendiários sobre Tóquio.
D) a invasão da Manchúria pelas tropas britânicas.
E) destituição do imperador Hirohito.
Questão 4
A ideologia do Japão de não aceitar a influência estrangeira na Ásia e que pregava diretamente um conflito armado contra os Estados Unidos era chamada de:
A) Restauração Meiji.
B) Guerra Boshin.
C) Ofensiva Sul.
D) Pearl Harbor.
E) Shikata ga nai.
Questão 5
Conflito que foi travado entre Japão e China entre os anos de 1937 e 1945:
A) Primeira Guerra Sino-Japonesa
B) Guerra do Ópio
C) Guerra da China
D) Guerra do Japão
E) Segunda Guerra Sino-Japonesa
Questão 6
O evento que marcou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial foi:
A) Ataque alemão a submarinos norte-americanos
B) Ataque de Pearl Harbor
C) A invasão da China pelo Japão
D) O insucesso soviético em Stalingrado
E) A assinatura do Pacto Molotov-Ribbentrop
Questão 7
A modernização do Japão passou por qual evento de sua história?
A) Guerra Russo-Japonesa
B) Guerra do Ópio
C) Xogunato Tokugawa
D) Restauração Meiji
E) Primeira Guerra Sino-Japonesa
Questão 8
Quais dos locais abaixo não foi ocupado pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial?
A) China
B) Filipinas
C) Cingapura
D) Austrália
E) Tailândia
Questão 9
Qual das batalhas abaixo não fez parte do cenário asiático da Segunda Guerra Mundial?
A) Tarawa
B) Guadalcanal
C) Gazala
D) Okinawa
E) Golfo de Leyte
Questão 10
Durante a Segunda Guerra Mundial o Japão era governado por qual imperador?
A) Hirohito
B) Nakihito
C) Yoshihito
D) Mutsuhito
E) Osahito
Questão 11
As bombas atômicas lançadas pelos Estados Unidos no Japão foram parte de qual projeto?
A) Atômico
B) Novo México
C) Quântico
D) Manhattan
E) Fissão
Questão 12
O acordo que aliou o Japão com a Alemanha nazista e a Itália fascista recebeu o nome de:
A) Acordo de Roma
B) Pacto de Tóquio
C) Pacto Tripartite
D) Eixo Roma-Berlim-Tóquio
E) Acordo de Berlim
Resposta Questão 1
Alternativa A.
A partir do século XIX, o Japão assumiu posturas imperialistas e passou a atuar cada vez mais para garantir os seus interesses na Ásia, sobretudo na China. Ao longo daquele século, os japoneses defendiam que sua influência deveria ocorrer em todo o Sudoeste Asiático. Assim, o Japão passou a voltar-se contra as potências ocidentais que pudessem interpor-se a seus interesses. Esse belicismo levou o Japão a atacar os Estados Unidos em 1941.
Resposta Questão 2
Alternativa E.
A primeira grande derrota japonesa aconteceu na Batalha de Midway, em junho de 1942, próximo às ilhas Midway, no oceano Pacífico. Nessa batalha, o Japão teve perdas consideráveis, a ponto de a indústria japonesa nunca ter conseguido repor o que foi perdido. Os japoneses perderam quatro porta-aviões nessa batalha: Kaga, Soryu, Akagi e Hiryu.
Resposta Questão 3
Alternativa A.
A consequência direta desses eventos foi o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki. Após as batalhas de Iwo Jima e Okinawa, os Estados Unidos concluíram que a invasão territorial da principal ilha japonesa seria extremamente penosa e causaria enormes perdas humanas. A partir disso, os Estados Unidos ultimaram o Japão a se render e, com a recusa japonesa, optaram por lançar as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Resposta Questão 4
Alternativa C.
A Ofensiva Sul fazia parte da postura imperialista e militarista desenvolvida no Japão ao longo das décadas de 1920 e 1930. Ela defendia a expansão militar do Japão sobre os vizinhos asiáticos de forma a garantir a defesa dos interesses japoneses. Além disso, essa ideologia não aceitava qualquer tipo de interferência estrangeira na esfera de influência japonesa no Sudeste Asiático.
Resposta Questão 5
Alternativa E.
A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi um conflito travado entre Japão e China, entre 1937 e 1945. Esse conflito se iniciou com o Incidente da Ponte Marco Polo, usado como justificativa pelo Japão para invadir o território chinês. A guerra ficou marcada pela brutalidade do exército japonês, encerrada com a derrota do Japão.
Resposta Questão 6
Alternativa B.
O ataque japonês à base naval norte-americana de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 foi o motivo que levou os Estados Unidos a entrarem na Segunda Guerra Mundial. Embora o ataque tenha sido surpresa, estima-se que a inteligência norte-americana sabia que o Japão planejava um ataque contra os Estados Unidos.
Resposta Questão 7
Alternativa D.
A Restauração Meiji foi um processo político que aconteceu no Japão, resultando no fim do xogunato e no restabelecimento da família imperial no poder do país. Com esse evento, o Japão enfrentou uma modernização econômica acelerada, tornando-se uma potência imperialista regional na Ásia.
Resposta Questão 8
Alternativa D.
De todos os locais mencionados, o único que não foi conquistado e ocupado por tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi a Austrália. Esse país, inclusive, foi um importante ponto de apoio naval e aéreo nas batalhas travadas pelos Aliados no Pacífico.
Resposta Questão 9
Alternativa C.
A Batalha de Gazala foi travada em 1942 no território da Líbia, portanto no continente africano. Nessa batalha, tropas ítalo-germânicas enfrentaram soldados aliados do Reino Unido, Índia Britânica, África do Sul, França e EUA.
Resposta Questão 10
Alternativa A.
Hirohito foi o imperador japonês durante a Segunda Guerra Mundial, e a ele foi atribuída parte da responsabilidade pelas ações tomadas pelo Japão nos conflitos. Ele foi imperador japonês entre 1926 e 1989.
Resposta Questão 11
Alternativa D.
O Projeto Manhattan foi um projeto científico e militar realizado pelo governo norte-americano entre 1942 e 1947. Esse projeto foi liderado pelo cientista Robert Oppenheimer, sendo ele responsável pela construção de três bombas atômicas, das quais duas foram lançadas sobre o território japonês.
Resposta Questão 12
Alternativa C.
O Pacto Tripartite foi um acordo assinado em 1940, na cidade de Berlim, oficializando a aliança entre Alemanha, Itália e Japão, formando o grupo que ficou conhecido como Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.