Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre a Revolução Chinesa

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Revolução Chinesa, que, em 1949, foi responsável por transformar a China em uma nação socialista.

Questão 1

No decorrer do século XX, a China passou por transformações e turbulências que resultaram da interferência estrangeira, do fim da monarquia e da tentativa de se organizar o republicanismo no país. Nas décadas seguintes, a partir de 1911, dois grandes partidos consolidaram-se no país, sendo um deles liderado inicialmente por Sun Yat-sen e depois por Chiang Kai-shek. Esse partido era conhecido como:

a) Khmer Vermelho

b) Viet Minh

c) Kuomintang

d) Manchukuo

e) Qing

Questão 2

Durante o percurso da guerra civil travada entre nacionalistas e comunistas na China, um inimigo em comum surgiu no país: o Japão. Os japoneses haviam invadido parte do país em 1931 e, a partir de 1937, iniciaram um conflito aberto contra os chineses que ficou conhecido como:

a) Primeira Guerra Sino-japonesa

b) Segunda Guerra Sino-japonesa

c) Guerra Xinhai

d) Guerra de Manchukuo

e) Guerra Kuomintang

Questão 3

Após a vitória dos comunistas na guerra civil chinesa, Mao Tsé-Tung, líder do PCC, proclamou a nova República chinesa, que ficou conhecida como:

a) República Democrática da China

b) República Democrática Comunista do Povo Chinês

c) República Comunista da China

d) República Popular da China

e) República Maoísta da China

Questão 4

Após serem derrotados durante a Guerra Civil, Chiang Kai-shek, os membros do Partido Nacionalista e a alta burguesia chinesa refugiaram-se fora do país. Selecione a alternativa abaixo que mostra o local correto para onde migraram:

a) Formosa

b) Macau

c) Hong Kong

d) Singapura

e) Manchukuo

Questão 5

(FGV) Sobre a Revolução Cultural Chinesa (1966-76) e seu contexto histórico, assinale a afirmativa incorreta.

a) Incorporou valores anticapitalistas que resultaram na publicação do Pequeno Livro Vermelho por Lin Bao.

b) Em sua primeira etapa, concebeu a participação civil como obstáculo para a consolidação dos planos de Mao Tsé Tung.

c) Relaciona-se ao intento de fortalecer a figura de Mao Tsé Tung, após os resultados do programa Salto para Frente.

d) Foi motivada pelo plano de Mao Tsé Tung de remover setores procedentes da burguesia do Partido Comunista Chinês.

e) Resultou na destruição de edifícios religiosos, fruto da influência ascendente do confucionismo no movimento.

Questão 6

(Ibade) Pouco importa que o gato seja preto ou branco no momento em que ele agarra o rato.

Deng Xiaoping, 1961

Após a morte de Mao Tse-Tung, em 1976, o poder na China passou às mãos de Deng Xiaoping, que, rompendo com a ala mais esquerdista do Partido Comunista Chinês, promoveu uma aproximação parcial com o capitalismo. Em 1982, Xiaoping reafirmou sua convicção socialista, mas promoveu modificações econômicas, entre as quais destaca-se a(o):

a) permissão para pequenas empresas privadas.

b) abertura ao capital estrangeiro, desde que de origem soviética.

c) lançamento de cooperativas agrícolas, similares aos Kolkozes soviéticos.

d) fechamento das ZEEs (Zonas Econômicas Especiais).

e) programa de abertura denominado Grande Salto para a Frente.

Questão 7

(Nucepe) Em um ensaio que escreveu na metade de 1949 intitulado “Sobre a ditadura democrática popular”, Mao Zedong explicou sucintamente as ideias que permeariam as orientações governamentais do novo Estado chinês. A experiência da revolução até então podia ser analisada dentro de duas categorias básicas, escreveu Mao. A primeira era a mobilização das massas da nação para construir uma “frente unida interna sob a liderança da classe trabalhadora”.

SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.489.

A “frente unida”, proposta por Mao para a condução do processo revolucionário na China, incorporava:

a) a alta burguesia nacionalista, operários e camponeses.

b) os pequenos proprietários rurais (kulaks), a grande burguesia urbana e operários.

c) a burguesia internacional, operários e camponeses.

d) o campesinato, operários e burguesia nacional.

e) os pequenos proprietários rurais (kulaks), grandes proprietários rurais e operários.

Questão 8

(Upenet/Iaupe) Após uma longa guerra civil, em meados do século XX, o movimento revolucionário, liderado por Mao Tsé-Tung, conseguiu assumir o poder na China, derrotando as tropas do governo de Chiang Kai-Shek. A partir daí, Mao desenvolveu uma série de mudanças e transformações na economia e cultura chinesa.

Em relação ao Grande Salto para Frente e à Revolução Cultural, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Revolução Cultural foi uma campanha pacifista implementada pelo governo chinês que buscava seguir os ensinamentos de Mahatma Ghandi, a fim de frear a ocidentalização do povo chinês.

b) O programa de comunização da agricultura, estabelecido pelo Grande Salto, atingiu logo seu objetivo, organizando a produção agrícola. Entre os anos de 1858 e 1960, o Partido Comunista praticamente dobrou a produção de alimentos, se comparado ao ano de 1857.

c) Apesar de ter conquistado êxito, o Grande Salto Para Frente se resumiu ao setor agropecuário, deixando de lado a produção industrial. Isso fez com que a China Maoísta se tornasse uma grande potência agroexportadora, mas dependente industrialmente das outras nações.

d) Oficialmente, a Revolução Cultural teria terminado em 1969, mas, até pelo menos 1971, ela continuava funcionando, como ficou evidente na Campanha Contra Lin Biao, intitulada de Campanha contra Lin Biao e Confúcio.

e) A Revolução Cultural tinha como um de seus principais objetivos a preservação do passado. Era preciso inaugurar uma Nova China, baseada no Maoísmo, que tinha como fundamento as práticas e os pensamentos antigos, notadamente do Confucionismo.

Questão 9

O líder da Revolução Chinesa foi:

a) Lin Bao

b) Chiang Kai-Shek

c) Xi Jinping

d) Mao Tsé-Tung

e) Sun Yat-sen

Questão 10

O grande massacre de comunistas em 1927, realizado a mando de Chiang Kai-Shek, foi em qual cidade?

a) Pequim

b) Nanquim

c) Xangai

d) Wuhan

e) Nanchang

Questão 11

Qual o propósito de Mao com a Campanha Antidireitista, lançada na década de 1950:

a) modernizar a agricultura chinesa.

b) perseguir os opositores de seu regime.

c) erradicar o analfabetismo da China.

d) colocar fim no imperialismo britânico em Hong Kong.

e) levantar fundos para auxiliar a luta socialista na Guerra da Coreia.

Questão 12

A campanha que incentivou a liberdade de expressão e cultural, promovida por Mao Tsé-Tung na década de 1950, recebeu o nome de:

a) Plano Quinquenal

b) Desabrochar de Cem Flores

c) Grande Salto para a Frente

d) Revolução Cultural

e) Desestalinização Chinesa

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

O Kuomintang surgiu oficialmente em 1894 com o nome de Sociedade para a Regeneração Chinesa, um movimento nacionalista que visava expulsar os estrangeiros da China. Após a Revolução de 1911, ele alterou o nome para Partido Nacionalista ou Kuomintang e foi liderado até 1925 por Sun Yat-sen. Após a sua morte, a liderança do partido passou para Chiang Kai-shek.

Resposta Questão 2

LETRA B

A guerra travada entre chineses e japoneses no período de 1937 a 1945 ficou conhecida como Segunda Guerra Sino-japonesa. Ela foi resultado do expansionismo japonês sobre os territórios da China, que já se manifestava desde 1931, com a invasão da Manchúria. No decorrer dessa guerra (que se misturou com os eventos da Segunda Guerra Mundial), cerca de 20 milhões de chineses morreram e inúmeras atrocidades foram cometidas pelos japoneses.

Resposta Questão 3

LETRA D

Após os comunistas conquistarem Pequim no começo de 1949, as lideranças do Kuomintang abandonaram a China e o poder foi tomado pelo Partido Comunista da China (PCC), liderado por Mao Tsé-Tung. Em 1º de outubro de 1949, o líder do PCC proclamou a fundação de uma república comunista na China sob o seguinte nome: República Popular da China (denominação que permanece até hoje).

Resposta Questão 4

LETRA A

Após serem derrotados, os líderes do Kuomintang e a alta burguesia chinesa abrigaram-se na ilha de Formosa e fundaram a República da China, também conhecida como Taiwan. Nesse local, o Kuomintang continua ativo na política até os dias atuais e as relações da República Popular da China com Taiwan são tensas, principalmente porque a República da China não reconhece a autonomia de Taiwan.

Resposta Questão 5

LETRA B

A Revolução Cultural Chinesa foi um movimento sociopolítico iniciado por Mao Tsé-Tung em 1966, com o objetivo de enfraquecer a influência capitalista na China, além de fortalecer o seu poder nos quadros do Partido Comunista Chinês. Diferentemente do que a alternativa B sugere, a Revolução Cultural contava com o apoio popular, sobretudo dos jovens, para perseguir os opositores do regime.

Resposta Questão 6

LETRA A

Após a morte de Mao Tsé-Tung, Deng Xiaoping assumiu o comando chinês, permanecendo na função de 1976 a 1997. Ele foi o responsável por introduzir diversas reformas econômicas na China, fazendo com que a economia do país se modernizasse e se transformasse em um capitalismo de Estado. Nesse sentido, o governante chinês, entre muitas medidas, permitiu a formação de pequenas empresas privadas no país.

Resposta Questão 7

LETRA D

Para o Partido Comunista Chinês, a Frente Unida era uma união que contaria com a participação de trabalhadores operários e o campesinato — base da revolução para Mao Tsé-Tung. Durante o conflito contra o Japão, essa frente unida aliou-se também com a burguesia chinesa, com o objetivo de expulsar os invasores.

Resposta Questão 8

LETRA D

Muitos historiadores entendem que a Revolução Cultural estendeu-se, na verdade, até 1976. Entre 1969 e 1971, aconteceu a fase Lin Biao, em referência ao vice-presidente do partido, que havia solicitado o fim da Revolução Cultural em 1969. Acabou morto dois anos depois. A última fase da Revolução Cultural está diretamente relacionada com a Gangue dos Quatro, que perseguia os críticos do maoismo.

Resposta Questão 9

LETRA D

Mao Tsé-Tung foi o grande líder da Revolução Chinesa, estando à frente do governo chinês de 1949 a 1976. Nasceu em uma família bem-sucedida e ingressou no Partido Comunista em sua fundação, no começo da década de 1920. Tornou-se figura fundamental do partido na década de 1930, comandando a expulsão do Kuomintang na década seguinte.

Resposta Questão 10

LETRA C

O Massacre de Xangai de 1927 foi um grande massacre de comunistas, em 12 de abril, por ordem de Chiang Kai-Shek, líder do Kuomintang. Foi realizado em Xangai, resultando na morte de até 10 mil comunistas.

Resposta Questão 11

LETRA B

A Campanha Antidireitistas foi lançada pelo governo de Mao Tsé-Tung, com o objetivo de expurgar os opositores da sociedade chinesa. Com essa campanha, ele iniciou uma perseguição aos direitistas, e estima-se que cerca de meio milhão de pessoas tenham sido perseguidas pelo governo.

Resposta Questão 12

LETRA B

O Desabrochar de Cem Flores foi uma campanha do governo de Mao Tsé-Tung, que incentivou a população chinesa a expressar-se, independentemente da forma. Essa campanha deu liberdade para críticas ao governo, mas elas foram consideradas exageradas por Mao Tsé-Tung, que decidiu encerrar o programa.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo