Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História
  3. Exercícios sobre o iluminismo

Exercícios sobre o iluminismo

Faça estes exercícios que tratam do iluminismo, movimento político intelectual que surgiu na Europa do século XVIII e que valorizava a ciência e razão.

Questão 1

(Milagres) “Na luta entre o Parlamento e a Coroa, o que ficou claro é que os pagadores de impostos não iriam mais admitir de forma alguma que o governo cobrasse taxas, que não fossem previamente autorizadas pelos seus representantes. Em nome dessa resistência à tirania e ao despotismo foram até a Guerra Civil e a Revolução. Com a vitória, enormes disponíveis para recursos que as ficaram forças parlamentares montassem uma poderosa marinha, que iria ser fundamental na promoção dos interesses ingleses por todas as partes do mundo, onde recursos pudessem ser drenados. Isso tornou possível a eliminação dos piratas e a abertura aos mercadores ingleses, a colonização efetiva das terras do Atlântico e do Pacífico, inaugurando o imperialismo econômico inglês. Obteve inclusive o virtual monopólio do comércio de escravos, de onde, lamento dizer, retirouse uma enorme fortuna.”

Christopher Hill em entrevista a Nicolau Sevcenko, Folha de São Paulo, 10-0801988, p. E-14.

Considerando o texto acima, podemos dizer que o historiador atribui à Revolução Inglesa um caráter:

a) burguês e proletário.

b) somente burguês.

c) somente proletário.

d) escravista.

e) proletário e escravista.

ver resposta


Questão 2

(Ameosc – adaptado) Não está entre as características do iluminismo:

a) racionalismo

b) absolutismo

c) oposição ao mercantilismo

d) anticlericalismo

e) crença no progresso

ver resposta


Questão 3

(IDHTEC) A respeito do iluminismo na economia, assinale a alternativa incorreta.

a) Influenciados pelas ideias iluministas, alguns monarcas europeus buscaram administrar seus reinos de forma mais racional, eliminando alguns privilégios e cobrando impostos de todas as camadas sociais.

b) As reformas empreendidas em Portugal pelo ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, conhecido como Marquês de Pombal, são um exemplo do despotismo.

c) Para aumentar a dependência que Portugal tinha da Inglaterra, Pombal reativou a produção de manufaturas, dificultou importações e modernizou o ensino.

d) Pombal foi o responsável pela reconstrução de Lisboa, após o grande terremoto que destruiu a cidade em 1755.

e) No campo econômico, os iluministas opuseram-se ao mercantilismo por meio de novas teorias econômicas: a fisiocracia e o liberalismo econômico.

ver resposta


Questão 4

(IDHTEC) Autor de “Segundo tratado do governo civil” e de “Ensaio sobre o entendimento humano”, ele foi um dos primeiros filósofos contestadores do absolutismo, já no século XVII. Defendia a ideia de que a vida, a liberdade e a propriedade privada eram direitos naturais inalienáveis. Para ele, os governos surgiram por meio de um contrato social feito entre os homens para garantir a preservação desses direitos. Assim, caso o governo não cumprisse sua razão de ser — proteger e garantir o livre uso da propriedade privada —, a sociedade teria direito à rebelião e à substituição do governante tirânico. O novo governo, por sua vez, deveria compartilhar as decisões sobre os assuntos de interesse comum com os representantes dos proprietários de terra, reunidos em um parlamento.

a) Barão de Montesquieu

b) John Locke

c) Voltaire

d) Cesare Beccaria

e) Jean-Jacques Rousseau

ver resposta


Questão 5

Qual dos nomes abaixo não é considerado um pensador iluminista:

a) Saint-Simon

b) Cesar Beccaria

c) Adam Smith

d) David Hume

e) Immanuel Kant

ver resposta


Questão 6

O documento Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi uma influência direta dos ideais iluministas na Europa. Esse documento se relaciona a qual acontecimento:

a) Revolução Inglesa

b) Revolução Americana

c) Revolução Russa

d) Revolução Francesa

e) Revolução Industrial

ver resposta


Questão 7

O iluminismo criticava qual forma de governo:

a) absolutismo

b) socialismo

c) democracia

d) federalismo

e) comunismo

ver resposta


Questão 8

Acontecimento que se passou no Brasil e que foi diretamente influenciado pelos ideais iluministas:

a) Revolta de Beckman

b) Guerra dos Emboabas

c) Guerra dos Mascates

d) Tenentismo

e) Conjuração Baiana

ver resposta


Questão 9

Quais dos acontecimentos abaixo não sofreu nenhuma influência dos ideais iluministas:

a) Revolução Francesa

b) Revolução Americana

c) Revolução Haitiana

d) Revolução Russa

e) Revolução Liberal do Porto

ver resposta


Questão 10

Pensador iluminista que ficou conhecido por suas contribuições no campo da economia, sendo um defensor da divisão do trabalho, da livre concorrência, da não interferência do Estado na economia, entre outras ideias:

a) Adam Smith

b) David Hume

c) Jean-Jacques Rousseau

d) Voltaire

e) Denis Diderot

ver resposta


Questão 11

Os governos absolutistas que adotaram alguns princípios do iluminismo receberam o nome de:

a) despotismo esclarecido

b) absolutismo iluminado

c) fisiocracia

d) colbertismo

e) mercantilismo

ver resposta


Questão 12

Símbolo do despotismo esclarecido em Portugal:

a) d. João VI

b) Marquês de Pombal

c) d. Pedro I

d) d. Pedro IV

e) d. Maria I

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA B

O trecho apresenta uma informação da Revolução Inglesa, acontecimento anterior ao iluminismo, mas que já trazia uma série de ideias que fizeram parte desse movimento político intelectual, como a limitação do poder real. No contexto do texto, entendemos que a revolta, como muitos acontecimentos influenciados pelo iluminismo, teve um caráter burguês.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

O absolutismo não era uma das características do iluminismo porque os ideais iluministas eram radicalmente opostos às práticas dos governos absolutistas. Os iluministas, em geral, defendiam a limitação do poder real.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

Marquês de Pombal, secretário de Estado de Portugal de 1750 a 1777, propôs o desenvolvimento manufatureiro de Portugal como forma de dinamizar a economia do país e reduzir sua dependência do mercado externo, em especial do mercado inglês.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

John Locke foi o autor dos livros mencionados e é entendido como um pensador anterior ao iluminismo, mas as ideias que ele defendia tiveram grande contribuição para o desenvolvimento do desse movimento. Ele é conhecido como um representante do empirismo britânico e defensor da ideia do contrato social.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA A

Saint-Simon não era um pensador iluminista, mas é considerado um dos representantes do socialismo utópico, ideologia que defendia a implantação de uma sociedade justa e igualitária, sobretudo por meio de reformas.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA D

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é entendida como uma manifestação clara dos ideais do iluminismo, e foi elaborada durante o ciclo revolucionário da França que conhecemos como Revolução Francesa. Defendia, principalmente, algumas ideias relativas aos direitos individuais e coletivos dos homens.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA A

O iluminismo foi extremamente crítico ao absolutismo, sendo contrário à concentração do poder dos monarcas e defensor da limitação do poder real. Por meio do iluminismo, as monarquias constitucionais se estabeleceram como alternativa ao poder absoluto dos monarcas.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA E

A Conjuração Baiana aconteceu em Salvador, na Bahia, em 1798, sendo uma demonstração de insatisfação da população local com o domínio de Portugal, a pobreza da população soteropolitana e o racismo. Algumas propostas, como o livre comércio e a defesa das liberdades individuais, foram influenciadas diretamente pelo iluminismo.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA D

A Revolução Russa, realizada em 1917, não foi influenciada pelo iluminismo mas sim pelo socialismo científico de Marx e Engels. Essa revolução transformou a Rússia na primeira nação socialista da história.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA A

O economista escocês Adam Smith foi um dos grandes representantes do iluminismo no campo da economia. Foi um dos teóricos mais importantes do liberalismo econômico, apresentando-se contrário à intervenção estatal na economia característica do mercantilismo, além de defender o livro comércio, a divisão do trabalho etc.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA A

O despotismo esclarecido é entendido como uma adaptação do absolutismo a alguns princípios iluministas, como o racionalismo na administração estatal, embora não agisse contra a concentração do poder nas mãos do monarca. Com isso, a autoridade do monarca era mantida mesmo com a adoção de determinados princípios iluministas.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA B

Sebastião José de Carvalho e Melo, ou Marquês de Pombal, foi o grande representante do despotismo esclarecido em Portugal. Propôs uma série de reformas na administração de Portugal, muitas das quais tiveram um grande impacto no Brasil, ainda colônia portuguesa. Ele foi secretário de Estado de Portugal por 27 anos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!