Questão 1
A ação que projetou o nome do Mossad, o serviço secreto israelense, para o mundo transcorreu na Argentina, em 1960, e ficou conhecida como Operação Garibaldi. Essa operação teve como alvo:
a) Adolf Eichmann
b) Juan Domingo Perón
c) Josef Mengele
d) Franz Stangl
e) Gustav Wagner
Questão 2
O Kidon (“Baioneta”) é a unidade do esquadrão da morte do Mossad. Sobre ele, é possível dizer:
a) foi criado na época da Guerra de Independência de Israel.
b) executou operações como a caça ao terrorista Osama Bin Laden, no Afeganistão.
c) passou a ser dirigido por Meir Amit, em 1963, que o tornou totalmente submetido ao primeiro-ministro.
d) foi criado pela primeira-ministra Golda Meir, em 1973, com o objetivo de tornar o Mossad ainda mais objetivo.
e) não tem nenhuma relação com as execuções cometidas pelo Mossad.
Questão 3
“A morte de Yahay Ayyash, 'O Engenheiro', pelas mãos do Kidon, em 5 de janeiro de 1996, desencadeou uma série de ataques suicidas. O Hamas e os seus líderes não estavam dispostos a permitir semelhante derrota moral. Entre a data da 'execução' de Ayyash por uma unidade do Kidon e 25 de setembro de 1997, dia em que teve início a Operação Vingança, o Hamas cometeu ao todo seis atentados, resultando em 69 mortos e 493 feridos. O mais grave dele aconteceu em 25 de fevereiro de 1996, quando dois homens-bomba do Hamas explodiram-se dentro de um ônibus em Jerusalém causando 26 mortes.” (FRATTINI, Eric. Mossad, os carrascos do Kidon: a história do temível grupo de operações especiais de Israel. Trad. Alessandra Miranda de Sá. 1ª ed. São Paulo: Seoman, 2014.).
Partindo das informações do texto, é possível afirmar que:
a) Yahay Ayyash era o chefe político do Hamas.
b) Yahay Ayyash era um especialista em explosivos usados em atentados.
c) O Kidon não tinha autorização do primeiro-ministro de Israel para executar essa ação.
d) O nome dado à operação da morte de Ayysh foi “Operação Cólera de Deus”.
e) Yahay Ayyash não esteve envolvido com o Hamas.
Questão 4
A Operação Cólera de Deus, conduzida pelo Mossad após autorização da primeira-ministra israelense Golda Meir, em 1972, teve como objetivo:
a) caçar e matar os terroristas palestinos envolvidos no atentado de 11 de setembro.
b) derrubar o rei da Jordânia.
c) derrubar o governo dos aiatolás, no Irã.
d) caçar e matar os terroristas palestinos envolvidos no “massacre de Munique”.
e) capturar e executar Yasser Arafat.
Resposta Questão 1
Letra A
A Operação Garibaldi teve como objetivo capturar o ex-tenente-coronel da SS nazista, Adolf Eichmann, que estava vivendo na Argentina. Eichmann foi sequestrado e levado para Israel. Foi julgado em Jerusalém e posteriormente executado na forca.
Resposta Questão 2
Letra C
O Kidon, com a diretoria de Meir Amit, passou a responder diretamente às ordens dos primeiros-ministros de Israel. Essa reformulação do serviço secreto foi levada a cabo por David Ben-Gurion.
Resposta Questão 3
Letra B
Yahay Ayyash, conhecido como “O Engenheiro”, era especialista em produzir explosivos que eram usados em atentados pelo Hamas. Foi um dos principais alvos da Mossad nos anos 1990. A operação que o executou ficou conhecida pelo nome “Operação Engenheiro”.
Resposta Questão 4
Letra D
A “Operação Cólera de Deus” teve como objetivo encontrar e executar todos os terroristas (a maioria, palestinos) envolvidos no “massacre de Munique”, isto é, na ação de membros do grupo Setembro Negro contra a delegação olímpica israelense nas Olimpíadas de Munique, em 1972. O principal alvo dessa operação foi Ali Hassan Salameh, criador e líder do Setembro Negro, que só foi morto em 1979.