Questão 1
(Fundatec) Vários povos oriundos de tribos sunitas fixaram-se na Mesopotâmia e na Palestina. Portanto, entre os povos, existia um que possuía um sistema comunitário, no qual a produção era de propriedade familiar, formando uma comunidade patriarcal, regulamentada por leis, costumeira, em que o direito à primogenitura assegurava a transmissão de poder ao filho mais velho. Nessa sociedade, as mulheres não possuíam uma posição expressiva, sendo prática comum a poligamia e a venda de alguns filhos. O contexto apresentado refere se aos:
a) sumérios
b) hebreus
c) acádios
d) espartanos
e) atenienses
Questão 2
(Fundatec) As fases da história política da Mesopotâmia didaticamente são divididas em três grandes momentos; portanto, assinale a alternativa que representa a fase reconhecida pela historiografia como um período fortemente militarizado e expansionista.
a) Arcaico
b) Babilônico
c) Acádio
d) Assírio
e) Segundo Império
Questão 3
(Fundatec) Com base na historiografia do Antigo Egito, analise as assertivas abaixo:
I. O período Pré-Dinástico se deu pela formação dos nomos, terminando com a unificação dos Reinos do Norte e do Sul.
II. O antigo império teve sua origem com a unificação de Menés, configurando o seu término na chamada Revolta dos Nobres.
III. Com o final da Revolta dos Nobres, estabeleceu-se o Médio Império, terminando somente com a invasão dos hicsos.
IV. O chamado Novo Império teve início com a expulsão dos hicsos, terminando somente com a invasão dos assírios.
Quais estão corretas?
A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas II, III e IV.
E) I, II, III e IV.
Questão 4
(Ameosc) A respeito do estereótipo do “bárbaro” na história, julgue as frases abaixo:
I. Na Antiguidade, a imagem do “bárbaro” foi originalmente criada para diferenciar os povos de línguas estrangeiras daqueles que habitavam o chamado “mundo clássico”.
II. Ao longo do tempo, a categoria de “bárbaro” serviu para identificação de todos aqueles que não eram cristianizados e que não partilhavam dos ideais de civilidade.
III. O termo “invasões bárbaras” corresponde a uma perspectiva tradicional e negativa das migrações germânicas para terras que pertenciam ao Império Romano, sobretudo no final do século III.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) seguinte(s) proposição(ões).
a) Apenas I.
b) Apenas I e III.
c) Apenas II e III.
d) I, II e III.
e) Todas estão incorretas.
Questão 5
Líder persa que promoveu uma rebelião contra os medos e estabeleceu a Dinastia Aquemênida:
a) Ciro II
b) Dario I
c) Xerxes I
d) Dario III
e) Artaxerxes I
Questão 6
Povo da Antiguidade que, segundo uma hipótese, pode ter protagonizado a Guerra de Troia com os micênicos:
a) cretenses
b) hititas
c) assírios
d) hicsos
e) celtas
Questão 7
Qual dos locais abaixo NÃO foi habitado pelos celtas na Antiguidade:
a) Península Ibérica
b) Ásia Menor
c) Ilhas Britânicas
d) Escandinávia
e) Gália
Questão 8
Nas Guerras Púnicas, os romanos lutaram contra:
a) os gregos
b) os etruscos
c) os gauleses
d) os celtas
e) os cartaginenses
Questão 9
Vencedor da guerra civil iniciada durante o segundo triunvirato e que foi coroado imperador de Roma:
a) Lépido
b) Crasso
c) Otávio
d) Marco Antônio
e) Júlio César
Questão 10
O Código de Hamurabi pode ser definido como:
a) um escrito religioso
b) uma lenda suméria
c) um registro da história dos assírios
d) um código de leis
e) nenhuma das alternativas acima
Questão 11
O papiro — suporte usado pelos egípcios na sua escrita — era produzido com:
a) uma planta
b) pele de animais
c) algodão
d) barro
e) nenhuma das alternativas acima
Questão 12
Os Mistérios de Elêusis eram um festival religioso dedicado a duas divindades gregas:
a) Perséfone e Deméter
b) Hera e Atena
c) Afrodite e Eros
d) Poseidon e Zeus
e) Dioniso e Hermes
Resposta Questão 1
LETRA B
Os hebreus eram um povo de origem semita que, segundo a narrativa bíblica, abandou a Mesopotâmia para se estabelecer em Canaã, atual Palestina. Fixaram-se nessa região após conquistá-la de uma série de povos que a habitavam, como os cananeus e os filisteus.
Resposta Questão 2
LETRA D
Os assírios foram um dos grandes povos a habitarem e a dominarem a Mesopotâmia, vivendo o seu auge entre os séculos XIII a.C. e VII a.C. Ficaram conhecidos por serem profundamente militarizados, possuindo um grande e bem preparado exército, que expandiu as fronteiras assírias por vastas regiões. Foram derrotados quando medos e caldeus invadiram a Assíria.
Resposta Questão 3
LETRA E
Todas as afirmativas acerca do Egito mencionadas na questão estão corretas. A unificação dos reinos do Alto e Baixo Egito deu início à história do Egito Antigo enquanto reino unificado. A história egípcia foi fragmentada em diversos períodos, com destaque para o Império Antigo, o Médio Império e o Novo Império.
Resposta Questão 4
LETRA D
A palavra bárbaro surgiu entre os gregos como uma forma de se referir a povos que não partilhavam dos valores culturais gregos. Era uma frase com conotação pejorativa, pois transmitia a ideia de que os outros povos eram “inferiores” aos gregos. Posteriormente, o termo foi adotado pelos romanos, que o utilizaram para mencionar os germânicos.
Resposta Questão 5
LETRA A
Ciro II era o líder de uma das tribos persas e guiou uma rebelião contra os medos, os povos iranianos que dominavam a região do planalto iraniano. Com isso, estabeleceu-se o Império Aquemênida, no século VI a.C., e o líder passou a ser conhecido como Ciro II, o Grande.
Resposta Questão 6
LETRA B
Uma hipótese não comprovada sugere que a Guerra de Troia, um dos conflitos mais conhecidos dos mitos gregos, pode ter acontecido realmente e pode ter sido uma guerra travada entre os micênicos e os hititas na Ásia Menor.
Resposta Questão 7
Resposta Questão 8
LETRA E
As Guerras Púnicas foram conflitos travados entre romanos e cartaginenses entre os séculos III a.C. e II a.C. Essas guerras foram motivadas pela rivalidade entre os dois povos pelo controle do comércio no mar Mediterrâneo. Ao longo das três guerras, Cartago foi inteiramente destruída, consolidando-se o poder romano.
Resposta Questão 9
LETRA C
O segundo triunvirato foi iniciado em 43 a.C. e se encerrou oficialmente em 31 a.C., quando Otávio se consolidou como governante romano e foi coroado imperador de Roma. Isso colocou fim na República Romana e inaugurou a fase imperial.
Resposta Questão 10
LETRA D
O Código de Hamurabi foi um código de leis estabelecido durante o reinado de Hamurabi, rei da Babilônia entre os anos de 1792 a.C. e 1750 a.C. Esse documento estipulava algumas condutas a serem realizadas caso alguns delitos acontecessem e caso determinadas disputas se estabelecessem. Tinha como princípio a Lei de Talião.
Resposta Questão 11
LETRA A
O papiro foi um dos suportes para escrita mais utilizados na Antiguidade, sendo fabricado pelos egípcios, mas bastante consumido por gregos e romanos. Era produzido das hastes de uma planta aquática muito comum no Egito e também chamada de papiro.
Resposta Questão 12
LETRA A
Os Mistérios de Elêusis tratava-se de um festival religioso realizado duas vezes por ano na cidade de Elêusis, próximo a Atenas. Era um encontro que procurava garantir uma boa vida após a morte para os iniciados e ocorria em homenagem a Deméter e Perséfone, deusas profundamente ligadas com a agricultura.