Questão 1
Ao longo de sua história milenar, Jerusalém esteve sobre o domínio de diferentes povos e por conta disso foi nomeada de diferentes formas. Após a cidade ser conquistada pelos hebreus, por volta do século X a.C., ela foi renomeada de:
a) Jebus.
b) Rushalimum.
c) Ir Davi.
d) Baalit.
e) Tiro.
Questão 2
Desde meados do século XX, a porção oriental de Jerusalém foi ocupada pelos israelenses e, a partir de então, nunca foi devolvida aos palestinos (povo que reivindica essa parte de Jerusalém). Isso aconteceu durante qual conflito?
a) Guerra de Yom Kippur
b) Intifada
c) Guerra dos Seis Dias
d) Guerra do Sinai
e) Primeira Guerra Árabe-israelense
Questão 3
Como se chama o movimento surgido no final do século XIX que defendia o retorno dos judeus para a terra de seus ancestrais e a criação, nesse local, de um Estado nacional para esse povo? Esse movimento criado pelo jornalista húngaro Theodor Herzl ficou conhecido como:
a) judaísmo.
b) zelotismo.
c) cabala.
d) sionismo.
e) israelismo.
Questão 4
Selecione a alternativa que mostra um povo que não conquistou Jerusalém ao longo da história.
a) Jebuseus
b) Hebreus
c) Persas
d) Caldeus
e) Sumérios
Resposta Questão 1
LETRA C
No século X a.C., a cidade de Jerusalém foi conquistada pelos hebreus liderados pelo Rei Davi. O local, até então, estava na posse dos jebuseus e, com a conquista dos hebreus, ele foi renomeado de Ir Davi, que significa “cidade de Davi”.
Resposta Questão 2
LETRA C
A porção de Jerusalém Oriental, entre 1948 e 1967, esteve sob a posse dos jordanianos e, durante a Guerra dos Seis Dias, os israelenses conquistaram esse parte da cidade mantendo esse controle até os dias de hoje. Durante essa guerra, os israelenses conquistaram outros locais na região, como as Colinas de Golã, pertencentes à Síria.
Resposta Questão 3
LETRA D
O sionismo foi criado por Theodor Herzl, jornalista húngaro, que no final do século XIX escreveu um livro chamado Der Judenstaat (O Estado Judeu). Nesse livro, Herzl argumenta sobre a possibilidade de criação de um Estado nacional para os judeus na Palestina. Com isso, surgiu o sionismo, que estruturou política e financeiramente o retorno dos judeus para região.
Resposta Questão 4
LETRA E
Entre as alternativas citadas, os únicos que não conquistaram Jerusalém foram os sumérios, um povo mesopotâmico que se estabeleceu na região por volta de 3000 a.C. Os sumérios viviam em cidades-estado e não chegaram a formar um império com fronteiras estabelecidas. Jebuseus, hebreus, persas e caldeus, em algum momento da história, conquistaram Jerusalém.