Questão 1
O período que precedeu a Primeira Guerra Mundial ficou conhecido como Belle Époque, a Bela Época, pelo fato de:
a) apresentar uma profunda rejeição pela ciência e uma veneração pela arte.
b) apresentar um grande entusiasmo com o progresso tecnocientífico e a vida da sociedade industrial.
c) por ter sido um período de regresso à cultura clássica antiga, como foi o Renascimento.
d) por ter reagido à arte modernista, que desprezava a beleza clássica.
e) nenhuma das alternativas.
Questão 2
(UNIFESP) “Estamos no promontório dos séculos! De que serve olhar para trás… Queremos glorificar a guerra — a única cura para o mundo — o militarismo, o patriotismo, o gesto destruidor dos anarquistas… e o desprezo pelas mulheres. Queremos demolir os museus, as bibliotecas, combater a moralidade, o feminismo e toda a covardia oportunista e utilitária”.
Essa citação, extraída do Manifesto Futurista de 1909, expressa uma estética que contribuiu ideologicamente para a:
a) negação da ideia de progresso e, posteriormente, para a reação conservadora.
b) Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, para o movimento vanguardista.
c) Revolução Russa de 1917 e, posteriormente, para a Segunda Guerra Mundial.
d) Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, para o fascismo.
e) afirmação do surrealismo e, posteriormente, para a polarização dos anos vinte.
Questão 3
O evento que se tornou o emblema da Belle Époque, ocorrido em Paris, em 1900, foi:
a) a Feira das relíquias da Revolução Francesa
b) a “Exposição Municipal”
c) o “Desfile Intercontinental”
d) a “Exposição Universal”
e) o bicentenário de Rembrandt
Questão 4
Leia o trecho e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Velocidade e euforia, angústia e vertigem eram temas recorrentes entre 1900 e 1914, quando as cidades explodiram em suas dimensões e as sociedades foram transformadas, a produção em massa entrou para a vida cotidiana, os jornais tornaram-se impérios das comunicações, o público de cinema contava-se às dezenas de milhões e a globalização trazia aos pratos dos britânicos carne da Nova Zelândia e cereais do Canadá, aniquilando a venda de velhas classes fundiárias e promovendo a ascensão de novos tipos: engenheiros tecnocratas, as classes urbanas. (BLOM, Philip. Anos vertiginosos: mudança de cultura no Ocidente – 1900-1914. rad. Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Record, 2015. pp. 15-16).
Partindo do texto de Blom, podemos afirmar que as inovações do período em questão:
a) enfraqueceram o setor de transportes terrestres e marítimos.
b) possibilitaram a ruína da indústria pesada.
c) impossibilitaram o aparecimento de novos tipos sociais.
d) atrapalharam a integração global no início do século XX.
e) facilitaram, materialmente, a vida das sociedades de massa.
Resposta Questão 1
Letra B
O entusiamo com o progresso tecnocientífico, com a “paz armada” e com todo o furor da sociedade industrial foi a característica mais flagrante da Belle Époque.
Resposta Questão 2
Letra D
O Futurismo foi uma das vanguardas artísticas europeias mais entusiasmadas com o furor da sociedade industrial da virada do século XIX para o século XX. Esse furor intensificou-se com o advento da Primeira Guerra, na qual foram aplicadas várias das inovações tecnocientíficas da Belle Époque. Havia por parte dos futuristas um paradoxal fascínio pelo progresso e pela destruição. Marinetti, um dos futuristas, apoiaria Mussolini após a guerra.
Resposta Questão 3
Letra D
A “Exposição Universal” foi um evento aberto que ocorreu em vários pontos de Paris durante vários meses. Nela podia-se contemplar o que havia de mais moderno em termos de invenções tecnocientíficas, de arte, sobretudo a art nouveau, e de moda.
Resposta Questão 4
Letra E
As inovações tecnocientíficas do período da Belle Époque exerceram um grande peso na transformação da vida urbana das sociedades de massa, tornando-a mais cômoda e fácil, em virtude da melhoria das condições materiais de sobrevivência.