Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Alta Idade Média

Estes exercícios testarão seus conhecimentos sobre a Alta Idade Média, um período da Idade Média que se estendeu do século V ao século X.

Questão 1

(Aprender — adaptado) Sobre o nascimento do Ocidente Medieval, analise:

I. Conjugou as heranças culturais dos romanos, dos povos germânicos e do cristianismo;

II. Manteve o caráter sagrado da monarquia, que perdurou por toda a Idade Média;

III. O direito romano foi utilizado nos códigos e leis medievais, se estendendo para além da Idade

Média;

IV. Grupos de guerreiros juravam fidelidade a um chefe, a quem deveriam honrar e servir.

Dos itens acima:

a) Apenas os itens I, II e III estão corretos.

b) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

c) Apenas os itens II, IV e IV estão corretos.

d) Todos os itens estão corretos.

e) Todos os itens estão incorretos.

Questão 2

(Agirh — adaptado) A capital do Império Bizantino, que chegou a ter cerca de um milhão de habitantes, era uma das maiores cidades do mundo medieval, onde viviam pessoas de diferentes lugares, como gregos, romanos, árabes, genoveses e venezianos. Além desses moradores, viajantes de outras regiões se dirigiam à cidade a fim de vender e comprar diversas mercadorias. Ficava localizada na divisa entre a Europa e a Ásia, em uma região por onde passava grande parte das rotas de comércio marítimo e terrestre. Trata-se de:

a) Constantinopla.

b) Antioquia.

c) Alexandria.

d) Niceia.

e) Roma

Questão 3

(Omni — adaptado) Inicialmente, o reino de Pepino, o Breve, foi dividido entre seus dois filhos: Carlomano e Carlos Magno. Com a morte do primeiro, em 771, Carlos Magno passou a governar sozinho. Carlos Magno desenvolveu uma política:

a) antiimperialista, tendo resistido à invasão de diversos povos ao longo de seu reinado.

b) imperialista, tendo conquistado o reino Lombardo, os domínios saxões na Germânia, a Baviera e os domínios ávaros, também na Germânia.

c) emancipatória, libertando seu povo do domínio dos povos germanos.

d) reformista, contestadora dos dogmas católicos.

e) Nenhuma das alternativas acima.

Questão 4

(Ameosc — adaptado) Na Idade Média, a chamada Batalha de Poitiers, ocorrida em 732, foi um dos maiores conflitos ocorridos entre cristãos e muçulmanos, pois impediu o avanço dos muçulmanos no território europeu. Nesta batalha, os francos tiveram um papel fundamental e foram liderados por:

a) Felipe da Espanha.

b) Pepino, o breve.

c) Luís, o piedoso.

d) Carlos Martel.

e) Carlos Magno.

Questão 5

O marco utilizado para estabelecer o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média é a desagregação do Império Romano do Ocidente, que aconteceu com a invasão da cidade de Roma, em 476, pelos:

a) hunos.

b) saxões.

c) vândalos.

d) ostrogodos.

e) hérulos.

Questão 6

Selecione a alternativa que traz uma característica que não fez parte da Europa no período da Alta Idade Média:

a) Ruralização.

b) Redução populacional.

c) Exploração do oceano Atlântico.

d) Estabelecimento da servidão.

e) Atividade agrícola de baixa produtividade.

Questão 7

O auge do Império Bizantino foi alcançado durante o reinado de:

a) Justiniano.

b) Constantino.

c) Nicéforo III.

d) Aleixo I.

e) Aleixo Comneno.

Questão 8

O islamismo é uma religião que surgiu na Península Arábica, no século VII, por intermédio de Muhammad. A respeito do surgimento dessa religião, selecione a alternativa correta:

a) A Hégira se deu quando Maomé fugiu de Medina para proteger sua vida.

b) A esposa de Muhammad tentou impedir que ele se transformasse no profeta do Islã.

c) A Noite do Destino é o acontecimento que marcou o início da revelação de Alá para Muhammad.

d) A conversão da Península Arábica ao islamismo foi pacífica.

e) O islamismo se manteve restrito à Península Arábica até o século X.

Questão 9

O século IX ficou marcado no Reino Franco como o período em que os normandos invadiam constantemente seu território à procura de riquezas. Os normandos eram originários de qual lugar da Europa?

a) Península Itálica.

b) Bálcãs.

c) Península Ibérica.

d) Escandinávia.

e) Região báltica.

Questão 10

A Alta Idade Média presenciou o início da Era Viking, período marcado pelas expedições oceânicas e as incursões dos vikings em diferentes regiões da Europa. O marco que estabeleceu o início desse período foi:

a) o ataque a um mosteiro no norte da Inglaterra, em 793.

b) a chegada dos vikings à América do Norte, no ano 1000.

c) a conquista da Inglaterra pelos normandos, em 1066.

d) a conversão da Islândia ao cristianismo, no ano 1000.

e) a coroação de Harald Hardrade, em 1046.

Questão 11

O início da Alta Idade Média ficou marcado pelo estabelecimento de uma série de povos germânicos nas terras que pertenciam ao Império Romano. Qual das alternativas abaixo cita um povo que não é considerado um povo germânico?

a) Alamanos.

b) Suevos.

c) Visigodos.

d) Berberes.

e) Vândalos.

Questão 12

Quais dos fatores abaixo NÃO explica a decadência do Império Romano a partir do século III d.C.?

a) Crise do sistema escravista.

b) Corrupção.

c) Invasões germânicas.

d) Disputa pelo poder.

e) Surgimento do feudalismo.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

De todas as afirmativas, apenas a III está incorreta, uma vez que o direito romano teve grande peso nas leis medievais a partir da Baixa Idade Média, período iniciado a partir do século XI.

Resposta Questão 2

Letra A

A capital do Império Bizantino era a cidade de Constantinopla, que foi erguida sobre o local onde ficava Bizâncio. A cidade foi fundada pelo imperador romano Constantino em 324 d.C, sendo que o objetivo dessa ação foi colocar a capital do império em um local mais acessível para o cuidado das fronteiras romanas e mais seguro para o imperador.

Resposta Questão 3

Letra B

Dentro do que propõe a questão, pode-se dizer que o reinado de Carlos Magno foi imperialista ou expansionista, pois ele foi responsável pela grande expansão territorial dos francos enquanto esteve no trono. Essa expansão se deu por meio da conquista de terras advinda de guerras.

Resposta Questão 4

Letra D

A Batalha de Poitiers foi travada em 732 entre os francos e os soldados do Califado Omíada. Essa batalha ficou marcada como a que encerrou a expansão dos muçulmanos pela Europa durante a Alta Idade Média. Os francos foram liderados por Carlos Martel.

Resposta Questão 5

Letra E

Os hérulos foram o povo germânico responsável pela invasão de Roma em 476. Esse acontecimento também marcou a deposição do imperador romano Rômulo Augusto pelo rei dos hérulos, chamado Odoacro. Esse acontecimento marcou o fim do Império Romano do Ocidente.

Resposta Questão 6

Letra C

Entre as alternativas apresentadas, a exploração do oceano Atlântico não corresponde a um acontecimento que se passou na Alta Idade Média. O oceano Atlântico passou a ser explorado a partir do evento que ficou conhecido como Grandes Navegações, somente na primeira metade do século XV, portanto, na Baixa Idade Média.

Resposta Questão 7

Letra A

O auge das fronteiras do Império Bizantino se deu no século VI, período em que foi governado por Justiniano I. Seu reinado ficou marcado por uma série de conquistas territoriais, sendo que as terras controladas por ele se estendiam de parte da Península Ibérica, passando pelo norte da África, Península Itálica, Bálcãs, Ásia Menor e região do Levante.

Resposta Questão 8

Letra C

A Noite do Destino é um acontecimento que se deu por volta de 610, quando Muhammad estava retirado no deserto para meditar. Ele estava em uma caverna localizada em um monte perto de Meca quando o anjo Gabriel revelou a ele a mensagem de Alá.

Resposta Questão 9

Letra D

Os normandos eram povos que residiam no norte da Europa e eram originários da região que conhecemos como Escandinávia. No contexto das invasões normandas sobre o território do reino Franco no século IX, grande parte dos invasores eram formados por dinamarqueses.

Resposta Questão 10

Letra A

A Era Viking foi um período da história que se estendeu de 793 a 1066, iniciada pelo ataque viking a um mosteiro localizado em Lindisfarne, no norte da atual Inglaterra. A Era Viking se relaciona com o período de incursões marítimas realizadas pelos vikings na Europa.

Resposta Questão 11

Letra D

Entre os povos citados, os berberes não eram povos germânicos. Os berberes habitavam o norte do continente africano, em regiões que correspondem aos atuais Marrocos e Argélia. O avanço do islamismo a partir do século VII fez com que os berberes fossem conquistados pelos árabes.

Resposta Questão 12

Letra E

O surgimento do feudalismo não motivou a decadência do Império Romano, mas foi consequência das transformações que se estabeleceram na Europa com a desagregação do Império Romano do Ocidente e o estabelecimento dos povos germânicos a partir do século V.


Leia o artigo