Questão 1
(Faap – SP) As consequências das conquistas de Alexandre, entre outras, foram: 1. Formação de grandes focos da cultura helenística: Alexandre fomentou a fusão entre vencedores e vencidos. Dez mil soldados gregos e macedônicos casaram-se com mulheres persas. Ele mesmo desposou a filha do rei Dario III, Estátira; 2. Difusão da cultura grega: a língua grega foi assimilada por muitos povos. A escrita grega substituiu a escrita cuneiforme e demótica. A indumentária grega e o mobiliário foram adotados pelos vencidos, bem como cerimônias, danças e canções; 3. Progresso econômico: com o desenvolvimento do comércio e o renascimento da agricultura. O tráfico da seda e da porcelana intensificou-se. As cidades tornaram-se grandes centros mercantis. Os portos foram restaurados. Estradas foram abertas. Levantaram-se fortalezas para proteger as caravanas de mercadores; Responda com apoio no seguinte código:
a) desde que apenas 1 esteja correta.
b) desde que apenas 2 esteja correta.
c) desde que apenas 3 esteja correta.
d) desde que todas estejam certas.
e) desde que todas estejam erradas.
Questão 2
(UNIFESP/SP) Quando, a partir do final do último século a.C., Roma conquistou o Egito, e áreas da Mesopotâmia, encontrou nesses territórios uma forte presença de elementos gregos. Isto foi devido:
a) ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egípcios;
b) à colonização grega, semelhante à realizada na Sicília e Magna Grécia;
c) à expansão comercial egípcia no Mediterrâneo Oriental;
d) à denominação persa na Grécia durante o reinado de Dario;
e) ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre, o Grande.
Questão 3
Leio o texto a seguir:
“A alma asiática é, de maneira geral, mais altiva, mais uniforme e mais limitada que a alma ocidental. Era impossível fazer tabula rasa dos seus preconceitos e costumes, bem como da individualidade profunda dos povos orientais. O trabalho de assimilação só podia se efetuar lentamente, por etapas sucessivas (...). O que triunfou sobre o Oriente, em última instância, não foram os gregos, mas a civilização helênica. Por esse fato, ela se investiu de uma importância primordial. Os elementos dessa civilização (...) eram o racionalismo e a autonomia democrática” (DROYSEN, Alexandre, O grande. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010. p. 330).
O historiador alemão Johann G. Droysen descreve o impacto que a expansão da cultura helênica teve sobre os povos do Oriente. Entre as civilizações conquistadas por Alexandre Magno, havia uma que possuía um vasto domínio da região do Oriente Médio e que, por vários motivos, era objeto de admiração de Alexandre. Essa civilização era:
a) Hitita
b) Egípcia
c) Hebraica
d) Babilônica
e) Persa
Questão 4
Após a morte de Alexandre Magno, seu império foi dividido em três grandes reinos. Esses reinos eram:
a) Reino da Sibéria, Reino da Macedônia, Reino da Germânia.
b) Reino da Cantuária, Reino da Grã-Bretanha e Reino da Dinamarca.
c) Reino da Síria, Reino do Egito e Reino da Macedônia.
d) Reino da Germânia, Reino do Egito e Reino da Mesopotâmia.
e) Reino de Esparta, Reino de Tebas e Reino da Macedônia.
Resposta Questão 1
Letra D
Todas as afirmações estão corretas. O processo de expansão do império de Alexandre implicou também a expansão da cultura grega, a difusão do modelo político desenvolvido na Macedônia, a prosperidade econômica e a fusão entre as culturas dos povos conquistados.
Resposta Questão 2
Letra E
Helenismo (termo que provém da denominação helênico, que, por sua vez, refere-se à cultura grega) é o nome dado ao processo grego de aculturação que ocorreu com as conquistas de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia. Alexandre conseguiu conquistar uma vasta região que se estendia da Europa à Ásia, passando pelo Oriente Médio.
Resposta Questão 3
Letra E
A relação dos gregos com os persas sempre foi conturbada desde antes da formação do império de Alexandre. O Império Persa, que controlava uma imensa região que compreendia o Oriente Médio e a Ásia Menor, foi o maior alvo de Alexandre, e sua conquista agregou elementos muito importantes à cultura helênica, bem como os próprios gregos conseguiram erigir uma fusão de elementos de sua cultura com os da cultura persa.
Resposta Questão 4
Letra C
O Império de Alexandre foi dividido entre o reino da Síria, que abrangia a Síria, a Ásia Menor e a Mesopotâmia; o reino do Egito, que abrangia Egito, a Península Arábica e parte da Palestina; e o reino da Macedônia, que abrangia a Hélade, isto é, a Península Balcânica.