Questão 1
(Mackenzie) Foram características do breve governo Jânio Quadros em 1961:
a) a política externa totalmente alinhada aos interesses norte-americanos.
b) a ausência de medidas anti-inflacionárias, gerando a forte pressão do FMI.
c) o estilo personalista e polêmico do presidente, além da oposição conservadora à política externa independente de seu governo.
d) a intensa colaboração entre presidente e Congresso nas questões administrativas.
e) a total dependência política do presidente em relação ao seu partido, a UDN.
Questão 2
Entre as atitudes polêmicas que marcaram o curto governo de Jânio Quadros, esteve:
a) o fechamento do Congresso Nacional.
b) o rompimento de relações diplomáticas com os Estados Unidos.
c) a condenação da UDN (União Democrática Nacional) à ilegalidade.
d) a tentativa de assassinato do vice-presidente, João Goulart.
e) a condecoração de Che Guevara.
Questão 3
(Mackenzie) Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice-presidente João Goulart. O Congresso e vários segmentos sociais, tendo à frente o governador Leonel Brizola do Rio Grande do Sul, desencadearam a mobilização popular e, diante da ameaça de guerra civil, contornou-se a questão com a emenda parlamentarista. Tais fatos dizem respeito a um importante acontecimento histórico dos anos 60, denominado:
a) Campanha das Diretas Já.
b) Campanha da Legalidade.
c) Milagre Brasileiro.
d) Abertura Democrática.
e) Queremismo
Questão 4
Pode-se dizer que o principal fator para a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, foi:
a) o discurso de Lionel Brizola, de 20 de agosto.
b) a ameaça de um golpe cubano contra o Brasil.
c) a ameaça de tomada do poder pela força por parte de seu vice, João Goulart.
d) o suicídio de Getúlio Vargas.
e) o discurso de Carlos Lacerda no dia 24 de agosto.
Resposta Questão 1
Letra C
Jânio Quadros foi um dos políticos mais extravagantes da América Latina e o presidente mais pitoresco do Brasil. Seu governo durou apenas sete meses e foi marcado por ações contraditórias e polêmicas (como a proibição do uso de biquínis nas praias), jogando entre a esquerda e a direita política – internamente procurava agradar a essa última e, no plano exterior, a primeira.
Resposta Questão 2
Letra E
Uma das ações mais polêmicas de Jânio Quadros foi, seguramente, a condecoração do revolucionário argentino Ernesto “Che” Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul, a mais importante insígnia do Estado brasileiro. Como é sabido, em 1961, o mundo estava em plena Guerra Fria, com a divisão ideológica entre comunistas e democracias liberais. Che Guevara havia participado da Revolução Cubana, em 1959, revolução essa que deu as bases para a implantação de um regime comunista naquele país.
Resposta Questão 3
Letra B
Um grupo de militares quis impedir, em 1961, a posse do vice-presidente João Goulart, que estava em visita à China comunista, na ocasião da renúncia de Jânio. Houve reação da parte de outros militares e de setores da sociedade civil contra a tentativa de impedimento da posse de Goulart. Essa reação chegou à solução de um regime parlamentarista, no qual o presidente teria seus poderes reduzidos. Goulart foi empossado. Pouco tempo depois, por meio de um plebiscito, teve retorno o regime presidencialista.
Resposta Questão 4
Letra E
No dia 24 de agosto de 1961, o principal opositor de Jânio Quadros, Carlos Lacerda, da UDN, então governador do estado da Guanabara, fez um discurso que foi transmitido em rádio e televisão. Esse discurso denunciava uma suposta articulação de golpe de Estado que estaria sendo tramada entre Jânio e seu Ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta. Essa acusação nunca foi confirmada ou desmentida, mas o fato é que foi suficiente para que, no dia seguinte, Jânio Quadros entregasse sua carta de renúncia ao Congresso Nacional.