Questão 1
O Golpe Preventivo de 1955 foi liderado por Henrique Teixeira Lott e é definido como um contragolpe que garantiu a posse do presidente:
a) Getúlio Vargas
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Juscelino Kubitschek
d) Jânio Quadros
e) João Goulart
Questão 2
“Àqueles que têm nas mãos a força capaz de decidir a questão. Basta que ouçam a voz do seu patriotismo, e não a dos que falam em legalidade para entregar o Brasil a contraventores e criminosos do pior dos crimes, que é o de enganar o povo com o dinheiro que lhe roubam”.
SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getúlio a Castello (1930-1964). São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 186.
Essa foi uma frase dita por um importante nome da política brasileira durante o período da Quarta República. Nessa frase, seu autor defende a imposição de um regime de emergência e questiona o princípio da legalidade que garantia a posse do presidente eleito em 1955. O autor dessa frase foi:
a) Henrique Teixeira Lott
b) Leonel Brizola
c) San Tiago Dantas
d) Carlos Lacerda
e) João Goulart
Questão 3
Em novembro de 1955, Henrique Teixeira Lott demitiu-se do Ministério da Guerra por conta de divergências com o presidente empossado, Carlos Luz. O estopim para o desentendimento de Lott e do presidente foi:
a) discurso do coronel Jurandir Mamede defendendo abertamente um golpe militar.
b) publicação de Lott no Tribuna da Imprensa fazendo ataques pessoais a Lott.
c) a divulgação de um documento conhecido como Manifesto dos Coronéis.
d) a deflagração da Revolta do Jacareacanga.
e) A tomada de Brasília durante a Revolta dos Sargentos.
Questão 4
Com o Golpe Preventivo de 1955, o presidente Carlos Luz foi deposto após três dias no cargo. Um novo presidente foi empossado, e o Brasil foi governado em estado de sítio até a posse de JK em 31 de janeiro de 1956. O governante do Brasil nesse período foi:
a) Café Filho
b) Nereu Ramos
c) Etelvino Lins
d) Juarez Távora
e) Ademar de Barros
Resposta Questão 1
LETRA C
O contragolpe liderado por Henrique Teixeira Lott aconteceu no dia 11 de novembro de 1955 com as tropas leais a Lott tomando locais estratégicos: prédios do governo, estações de rádio etc. Com o contragolpe, Lott afastou as pretensões de grupos conservadores de realizar um golpe para impedir a posse do presidente eleito em outubro de 1955, Juscelino Kubitschek.
Resposta Questão 2
LETRA D
O autor da frase era Carlos Lacerda, um jornalista e político conservador do Rio de Janeiro. Carlos Lacerda foi um destacado político do período da Quarta República (1945-1964) e teve atuação central na desestabilização política, sobretudo nos governos de Getúlio Vargas e João Goulart. Defendeu a realização de golpes contra a democracia brasileira inúmeras vezes e apoiou a realização do Golpe de 1964.
Resposta Questão 3
LETRA A
A briga entre Carlos Luz e Henrique Teixeira Lott ocorreu pelo fato de o presidente negar-se a punir o coronel Jurandir Mamede após este realizar um discurso defendendo abertamente que as Forças Armadas realizassem um golpe no Brasil. Como Mamede pertencia à Escola Superior de Guerra, a punição a ele só poderia ser realizada pelo presidente.
Resposta Questão 4
LETRA B
Com o contragolpe liderado por Lott em 11 de novembro de 1955, Carlos Luz foi deposto e Nereu Ramos, que até então era Presidente do Senado, assumiu a presidência do país como governante transitório até a posse de Juscelino Kubitschek.