Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre o Golpe Preventivo de 1955

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o Golpe Preventivo de 1955, um acontecimento importante da História do Brasil.

Questão 1

O Golpe Preventivo de 1955 foi liderado por Henrique Teixeira Lott e é definido como um contragolpe que garantiu a posse do presidente:

a) Getúlio Vargas

b) Eurico Gaspar Dutra

c) Juscelino Kubitschek

d) Jânio Quadros

e) João Goulart

Questão 2

“Àqueles que têm nas mãos a força capaz de decidir a questão. Basta que ouçam a voz do seu patriotismo, e não a dos que falam em legalidade para entregar o Brasil a contraventores e criminosos do pior dos crimes, que é o de enganar o povo com o dinheiro que lhe roubam”.

SKIDMORE, Thomas E. Brasil: de Getúlio a Castello (1930-1964). São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 186.

Essa foi uma frase dita por um importante nome da política brasileira durante o período da Quarta República. Nessa frase, seu autor defende a imposição de um regime de emergência e questiona o princípio da legalidade que garantia a posse do presidente eleito em 1955. O autor dessa frase foi:

a) Henrique Teixeira Lott

b) Leonel Brizola

c) San Tiago Dantas

d) Carlos Lacerda

e) João Goulart

 

Questão 3

Em novembro de 1955, Henrique Teixeira Lott demitiu-se do Ministério da Guerra por conta de divergências com o presidente empossado, Carlos Luz. O estopim para o desentendimento de Lott e do presidente foi:

a) discurso do coronel Jurandir Mamede defendendo abertamente um golpe militar.

b) publicação de Lott no Tribuna da Imprensa fazendo ataques pessoais a Lott.

c) a divulgação de um documento conhecido como Manifesto dos Coronéis.

d) a deflagração da Revolta do Jacareacanga.

e) A tomada de Brasília durante a Revolta dos Sargentos.

Questão 4

Com o Golpe Preventivo de 1955, o presidente Carlos Luz foi deposto após três dias no cargo. Um novo presidente foi empossado, e o Brasil foi governado em estado de sítio até a posse de JK em 31 de janeiro de 1956. O governante do Brasil nesse período foi:

a) Café Filho

b) Nereu Ramos

c) Etelvino Lins

d) Juarez Távora

e) Ademar de Barros

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

O contragolpe liderado por Henrique Teixeira Lott aconteceu no dia 11 de novembro de 1955 com as tropas leais a Lott tomando locais estratégicos: prédios do governo, estações de rádio etc. Com o contragolpe, Lott afastou as pretensões de grupos conservadores de realizar um golpe para impedir a posse do presidente eleito em outubro de 1955, Juscelino Kubitschek.

Resposta Questão 2

LETRA D

O autor da frase era Carlos Lacerda, um jornalista e político conservador do Rio de Janeiro. Carlos Lacerda foi um destacado político do período da Quarta República (1945-1964) e teve atuação central na desestabilização política, sobretudo nos governos de Getúlio Vargas e João Goulart. Defendeu a realização de golpes contra a democracia brasileira inúmeras vezes e apoiou a realização do Golpe de 1964.

Resposta Questão 3

LETRA A

A briga entre Carlos Luz e Henrique Teixeira Lott ocorreu pelo fato de o presidente negar-se a punir o coronel Jurandir Mamede após este realizar um discurso defendendo abertamente que as Forças Armadas realizassem um golpe no Brasil. Como Mamede pertencia à Escola Superior de Guerra, a punição a ele só poderia ser realizada pelo presidente.

Resposta Questão 4

LETRA B

Com o contragolpe liderado por Lott em 11 de novembro de 1955, Carlos Luz foi deposto e Nereu Ramos, que até então era Presidente do Senado, assumiu a presidência do país como governante transitório até a posse de Juscelino Kubitschek.


Leia o artigo