Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História do Brasil
  3. Exercícios sobre o Brasil República

Exercícios sobre o Brasil República

Faça estes exercícios que tratam a respeito do Brasil República, período da história brasileira iniciado, em 1889, com a proclamação da república.

Questão 1

(Progepe) A Manchete do Jornal do Brasil de 17 de março de 1990, um dia após o anúncio do Plano de Estabilização Econômica, popularmente conhecido como Plano Collor, foi: “Reforma de Collor faz terremoto na economia”. A medida desse plano, bem como sua consequência econômica, que causou esse “terremoto”, foi:

a) a aplicação de pesada taxação das fortunas, perdendo apoio da elite em suas reformas.

b) a reestatização de companhias privatizadas no governo Sarney, afugentando investidores estrangeiros.

c) o descongelamento de preços e salários indexados desde o governo Figueiredo, derrubando as bolsas de valores.

d) o confisco da poupança e das contas-correntes com mais de 50 mil cruzeiros, fragilizando a maior parte da população.

e) a realização da paridade da moeda brasileira cruzeiro com o valor do dólar, prejudicando as importações.

ver resposta


Questão 2

(MPE-GO – adaptado) Em 1942, durante o regime do Estado Novo, instaurado por Getúlio Vargas, o Brasil declarou guerra ao Eixo e criou uma força militar enviada para a frente de batalha na Itália, a partir de 1944. A força brasileira que lutou durante a Segunda Guerra Mundial recebeu o nome de:

a) Força Expedicionária Brasileira.

b) Força Estadista Brasileira.

c) Força Extraordinária Brasileira.

d) Força Especializada Brasileira.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 3

(MPE-GO – adaptado) Acerca do período conhecido como Quarta República, é correto afirmar:

a) O período conhecido como Quarta República ou República de 46 inicia-se com a renúncia voluntária de Vargas, em outubro de 1946.

b) O general Eurico Gaspar Dutra foi o primeiro presidente eleito do período da República Nova, mas não conseguiu ser empossado.

c) Em 1955, Juscelino Kubitschek foi eleito presidente e tomou posse em janeiro de 1956. Seu governo caracterizou-se pelo chamado desenvolvimentismo, cujo lema foi “50 anos em 5”. Em 1960, Kubitschek inaugurou Brasília, a nova capital do Brasil.

d) Já em 1961, Jânio Quadros, eleito em 1960, assumiu a presidência e governou até o final do ano de 1963.

e) a Campanha da Legalidade foi iniciada como meio de impedir a posse de João Goulart como presidente do Brasil.

ver resposta


Questão 4

(GSA Concursos – adaptado) A década de 60 do século XX dificilmente será esquecida por uma geração de brasileiros. Em 1º de abril de 1964, uma junta militar assumiu o poder no Brasil. Como ela se autodenominou?

a) Defensores das Liberdades Individuais

b) Comando Supremo da Revolução

c) Conselho da Pátria e da Família

d) Defensores da Pátria e da Prosperidade

e) Supremo Conselho Libertador

ver resposta


Questão 5

A eleição de 1985 foi um marco na história recente do Brasil, pois elegeu indiretamente os primeiros candidatos civis desde que a ditadura militar foi instaurada, em 1964. Os vencedores nessa eleição foram:

a) Costa e Silva e Pedro Aleixo

b) Tancredo Neves e José Sarney

c) Fernando Collor e Itamar Franco

d) Ulisses Guimarães e Leonel Brizola

e) Lula e FHC

ver resposta


Questão 6

O segundo governo de Getúlio Vargas foi marcado por sucessivas crises políticas. O principal opositor desse governo foi:

a) Gregório Fortunato

b) Juscelino Kubitschek

c) Ademar de Barros

d) Plínio Salgado

e) Carlos Lacerda

ver resposta


Questão 7

A Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou qual estado brasileiro contra o governo federal?

a) Minas Gerais

b) Rio de Janeiro

c) São Paulo

d) Rio Grande do Sul

e) Bahia

ver resposta


Questão 8

Qual dos acontecimentos abaixo não se passou no período conhecido como Primeira República (1889-1930)?

a) Intentona Comunista

b) Guerra de Canudos

c) Guerra do Contestado

d) Revolta da Chibata

e) Revolta do Forte de Copacabana

ver resposta


Questão 9

O Plano Real foi um feito alcançado no governo de qual presidente?

a) José Sarney

b) Fernando Collor

c) Itamar Franco

d) Fernando Henrique Cardoso

e) Lula

ver resposta


Questão 10

Órgão criado durante a ditadura de Vargas (o Estado Novo) que tinha o objetivo de preservar o patrimônio histórico do Brasil:

a) Funai

b) IBGE

c) BNDE

d) SPHAN

e) Nenhuma das alternativas acima

ver resposta


Questão 11

A campanha popular que lutou pela restauração do voto direto nas eleições presidenciais ficou conhecida como:

a) Pelo Voto Popular

b) Voto Direito

c) Democracia para o Povo

d) Abaixo a Ditadura

e) Diretas Já

ver resposta


Questão 12

A respeito do período republicano da história brasileira, selecione a alternativa FALSA:

a) O governo de Eurico Gaspar Dutra proibiu o funcionamento de cassinos no Brasil.

b) Jânio Quadros foi o único candidato que a UDN elegeu como presidente.

c) Getúlio Vargas foi reeleito presidente por meio do voto popular, em 1934.

d) A Revolta da Vacina aconteceu em 1904, na cidade do Rio de Janeiro.

e) José do Patrocínio foi quem proclamou a república, em 1889.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

O Plano Collor ficou marcado na memória do Brasil como um dos planos econômicos mais traumáticos da história recente. Como forma de combater a inflação, o plano estipulou que todos os valores superiores a 50 mil cruzados nas contas-correntes e poupanças seriam confiscados pelo governo. O plano foi anunciado em março de 1990 e prometia devolver os valores em 12 parcelas, com juros, a partir de 16 de setembro de 1991. Estima-se que o governo tenha confiscado o total de 100 bilhões de dólares.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA A

A Força Expedicionária Brasileira, ou FEB, foi a força armada enviada pelo Brasil para lutar na Segunda Guerra Mundial. A FEB foi criada por uma portaria ministerial de 1943, e sua fundação foi em razão da declaração de guerra do Brasil contra o Eixo, em 1942. Isso aconteceu por causa de ataques que embarcações brasileiras estavam sofrendo de submarinos alemães. Estima-se que 25 mil soldados brasileiros tenham sido enviados para a Europa.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

Juscelino Kubitschek assumiu a presidência em 31 de janeiro de 1956, por ter vencido a eleição presidencial de 1955. Seu lema de campanha foi “50 anos em 5”, prometendo um grande desenvolvimento econômico para o país. Seu governo ficou marcado pelo investimento na industrialização e pela construção de Brasília, a nova capital do Brasil.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

A junta militar que realizou o golpe, derrubando o presidente João Goulart, e estabeleceu uma ditadura, que durou 21 anos no país, autodenominou-se Comando Supremo da Revolução. Foi esse comando que organizou o golpe, formou o novo governo do país e realizou as primeiras mudanças via Ato Institucional nº 1.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA B

A eleição de 1985 ficou marcada como o pleito que colocou fim na ditadura militar porque, pela primeira vez, desde 1964, um civil estaria à frente do governo brasileiro. Essa eleição foi indireta, portanto, sem a participação popular, e resultou na vitória de Tancredo Neves e José Sarney, como presidente e vice-presidente respectivamente.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA E

O grande adversário político de Getúlio Vargas durante seu segundo governo foi o jornalista Carlos Lacerda. Ele era um conservador ligado à União Democrática Nacional e foi um forte defensor do golpismo contra Vargas e o trabalhismo. Foi o responsável direto pela queda do governo Vargas, após ter sido vítima de um atentado, em agosto de 1954.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA C

A Revolução Constitucionalista de 1932 aconteceu no estado de São Paulo e foi uma demonstração da insatisfação dos paulistas com o governo de Vargas. Exigiam a constitucionalização do regime e se rebelaram em 9 de julho, dando início a uma guerra civil que se estendeu até 2 de outubro, momento em que os paulistas se renderam.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA A

Entre as alternativas apresentadas, a Intentona Comunista foi a única que não aconteceu durante a Primeira República. A Intentona Comunista foi um levante armado organizado pelos comunistas em 1935 e que aconteceu em três capitais do Brasil: Rio de Janeiro, Recife e Natal. O movimento fracassou, e Getúlio Vargas perseguiu de maneira violenta os participantes dessa revolta.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA C

O Plano Real é reconhecido como o plano econômico que resolveu os problemas da economia brasileira na década de 1990. Esse plano conseguiu controlar a inflação no Brasil e foi implantado pelo ministro da Fazenda, à época, Fernando Henrique Cardoso. Na ocasião, o presidente do Brasil era Itamar Franco.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA D

O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) foi o primeiro órgão federal responsável pela preservação do patrimônio histórico e cultural de nosso país. Foi estabelecido em 1937 e está em vigor ainda hoje, no entanto, possui um nome diferente. Atualmente, o órgão é conhecido como Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA E

As Diretas Já foram um movimento político que aconteceu no Brasil em apoio à Emenda Dante de Oliveira. Essa emenda visava ao retorno das eleições diretas no Brasil para a presidência da república. As Diretas Já levaram a comícios em todo o Brasil e contaram com milhões de brasileiros.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA C

Na eleição de 1934, Getúlio Vargas teve o seu mandato presidencial estendido por mais quatro anos. Entretanto, sua eleição foi indireta e realizada pelos constituintes que trabalharam na elaboração da Constituição de 1934.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!