Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História do Brasil
  3. Exercícios sobre a Era Vargas

Exercícios sobre a Era Vargas

Faça estes exercícios a respeito da Era Vargas, quando o Brasil foi governado, de 1930 a 1945, pelo mesmo presidente: Getúlio Vargas.

Questão 1

(Omni – adaptado) Aponte algumas características do Estado Novo (1937-1945):

a) Houve maior abertura política, os meios de comunicação puderam se desenvolver com liberdade e os trabalhadores desenvolveram um papel importante na estruturação das leis do país.

b) Foi um período marcado pela democracia, pelo baixo investimento nas indústrias e pela baixa nos preços das principais mercadorias produzidas no período.

c) Priorizou-se a exportação do café, houve incentivo à cultura, e diversos partidos políticos foram criados com a intenção de aumentar a representatividade da população geral na política brasileira.

d) Os partidos políticos foram extintos, os sindicatos trabalhistas foram subordinados ao então presidente Getúlio Vargas, foram criados órgãos de censura de forma a controlar a opinião pública.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 2

(Nucepe) Em novembro de 1937, instaura-se no país um regime político que afirma inaugurar uma experiência única na história do Brasil. Assim, o Estado Novo, ou o novo Estado Nacional, procura articular uma política ideológica que assinale toda a grandeza de sua inovação e que legitime seu formato político-institucional perante todos os atores relevantes do sistema. Com este objetivo, mobiliza uma série de recursos específicos que asseguram a produção e a divulgação de um certo conjunto de ideias que conforma o seu projeto político [...].

(GOMES, Angela Maria de Castro. O redescobrimento do Brasil. p.109-150. In.: OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo – ideologia e poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed. 1982. p.109).

O texto de Ângela Maria de Castro Gomes trata da organização do Estado Novo, durante a Era Vargas. São aspectos dessa estrutura

a) uma doutrina ideológica oficial compacta, suficiente para afastar as diversidades que poderiam pôr em risco o projeto de Estado, oriunda de uma elite que pensava de forma homogênea as bases de desenvolvimento do País.

b) a presença de uma poderosa agência, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cuja função era controlar os ecléticos instrumentos necessários à construção de um projeto ideológico dominante.

c) o estabelecimento de uma política de aliança, entre as oligarquias regionais e o governo central, com o propósito de anular as conquistas obtidas no campo dos direitos trabalhistas, no curso da crise da Primeira República.

d) a montagem de uma engrenagem de informação e conhecimentos, produzida harmoniosamente entre imprensa e intelectuais ligados ao regime, colocada em funcionamento para uma difusão sistemática da ideologia oficial.

e) a criação de grandes ministérios, a exemplo do Ministério da Educação e Saúde Pública e o do Trabalho Indústria e Comércio, ambos com ações que visavam a alcançar igualmente a população urbana e rural brasileira, reduzindo as distâncias entre esses setores.

ver resposta


Questão 3

(Ieses – adaptado) Em 1932, Getúlio Vargas instituiu um Código Eleitoral que introduzia, entre outras medidas, o:

a) Voto nulo.

b) Voto aberto.

c) Voto feminino.

d) Voto de cabresto.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 4

(Ameosc – adaptado) A Ação Integralista Brasileira – AIB defendia princípios políticos que ia ao encontro dos preceitos políticos:

a) Do fascismo de Mussolini com seus ideais totalitários.

b) Do nazismo de Adolf Hitler, que estava sendo introduzido aos poucos na Alemanha.

c) Aos princípios autoritários e ditatoriais do governo franquista espanhol.

d) Aos valores conservadores e democráticos defendidos por Winston Churchill.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 5

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi uma revolta que se iniciou em qual estado brasileiro?

a) Minas Gerais

b) Rio de Janeiro

c) Rio Grande do Sul

d) Pernambuco

e) São Paulo

ver resposta


Questão 6

Foi presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e preso político de Getúlio Vargas durante o Estado Novo:

a) Luís Carlos Prestes

b) Carlos Marighella

c) Carlos Lacerda

d) João Goulart

e) Tancredo Neves

ver resposta


Questão 7

Depois da deposição de Getúlio Vargas, quem foi eleito como presidente para sucedê-lo?

a) Eurico Gaspar Dutra

b) Eduardo Gomes

c) João Goulart

d) Iedo Fiúza

e) Juscelino Kubitschek

ver resposta


Questão 8

Getúlio Vargas era um político oriundo da oligarquia de qual estado:

a) Rio de Janeiro

b) São Paulo

c) Minas Gerais

d) Rio Grande do Sul

e) Santa Catarina

ver resposta


Questão 9

Acontecimento que permitiu com que Getúlio Vargas assumisse a presidência do Brasil:

a) Revolta Paulista de 1924

b) Revolução Constitucionalista de 1932

c) Revolução de 1930

d) Intentona Comunista

e) Intentona Integralista

ver resposta


Questão 10

Um movimento espontâneo surgiu em 1945 exigindo a permanência de Vargas na presidência do Brasil. Estamos falando do:

a) movimento queremista

b) Partido Trabalhista

c) movimento varguista

d) movimento da preservação nacional

e) nenhuma das alternativas acima

ver resposta


Questão 11

Em 1943, um documento foi publicado por intelectuais brasileiros exigindo o fim do Estado Novo e a democratização do Brasil. Esse era o:

a) Manifesto dos Coronéis

b) Carta do Povo Brasileiro

c) Manifesto dos Mineiros

d) Carta dos Liberais

e) Nenhuma das alternativas acima

ver resposta


Questão 12

Uma mudança de estratégia política de Vargas aconteceu entre 1942 e 1943 e deu origem a uma nova forma de fazer política no Brasil. Com isso, Vargas passou a priorizar:

a) a burguesia

b) os trabalhadores

c) os interesses estrangeiros

d) os militares

e) os socialistas

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

O Estado Novo foi o período ditatorial dos 15 anos de Era Vargas, e, nesse período, a existência de partidos políticos era proibida, os sindicatos ficaram sob o comando do próprio governo, e foi estabelecido o Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, para fazer a propaganda do governo e impor a censura.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

O Departamento de Imprensa e Propaganda foi um órgão criado, em 1939, por meio de um decreto-lei. O DIP possuía seis seções, cada qual com um raio de atuação específico, sendo que o objetivo geral desse órgão era realizar as propagandas oficiais do Estado Novo e a censura das informações.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA C

O Código Eleitoral de 1932 foi uma iniciativa do governo provisório de Getúlio Vargas como resposta aos críticos de sua administração. Nesse código, grandes mudanças no sistema eleitoral brasileiro foram realizadas, e, por meio dele, estabeleceu-se o direito das mulheres de votarem.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA B

A Ação Integralista Brasileira (AIB) era uma organização política que surgiu no Brasil em 1932, tendo como líder o jornalista Plínio Salgado. Essa organização se inspirava no modelo político fascista italiano, liderado por Benito Mussolini.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA E

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento iniciado em São Paulo e foi a grande demonstração de insatisfação desse estado com o governo de Getúlio Vargas, no poder do Brasil desde novembro de 1930. Os paulistas reivindicavam a constitucionalização do regime estabelecido a partir de 1930. Essa revolução ocasionou uma guerra civil que durou poucos meses e se encerrou com a derrota paulista.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA A

Luís Carlos Prestes foi um revolucionário brasileiro nomeado presidente de honra da Aliança Nacional Libertadora, organização política de extrema-esquerda que se colocava como uma força de luta antifascista no Brasil. Foi preso em 1936 pelo seu envolvimento com a Intentona Comunista e libertado na anistia de 1945.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA A

Com a deposição de Vargas em outubro de 1945, foi organizada uma eleição presidencial que aconteceu em dezembro do mesmo ano. Nela, a população brasileira elegeu Eurico Gaspar Dutra, o candidato apoiado por Vargas, como presidente do Brasil. O governo de Dutra se estendeu de 1946 a 1951.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA D

Getúlio Vargas ingressou na política brasileira durante a década de 1920, embora, desde a década de 1900, ele já tivesse proximidade com a política. Como era nascido em São Borja, no Rio Grande do Sul, Vargas fazia parte da oligarquia gaúcha.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA C

A Revolução de 1930 foi o acontecimento que possibilitou a ascensão de Vargas à presidência do Brasil. Ele havia disputado a eleição presidencial do mesmo ano, mas foi derrotado por Júlio Prestes. Sua derrota desencadeou, tempos depois, um levante militar que resultou na deposição do presidente Washington Luís.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA A

O queremismo surgiu em 1945 e foi uma reação espontânea e popular contra o movimento de deposição de Getúlio Vargas. Esse movimento se estabeleceu nas classes trabalhadoras, que viam na permanência de Vargas a melhor maneira de manter os direitos trabalhistas conquistados por elas na década de 1940.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA C

O Manifesto dos Mineiros foi divulgado em outubro de 1943, e nesse documento a elite intelectual e econômica de Minas Gerais defendia o fim do Estado Novo e a democratização do Brasil. Os signatários da carta eram defensores do liberalismo. Esse documento foi enxergado como um desafio à censura imposta por Vargas no período.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA B

A mudança de estratégia política por parte de Getúlio Vargas se deu no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando ele percebeu que sua ditadura não teria vida longa. Com isso, Vargas procurou sustentar seu legado político na classe dos trabalhadores, e para isso desenvolveu uma grande legislação em benefício dela.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!