Questão 1
(ENEM) A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas. (PADRÓS, E. S. Et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Conag, 2009. (adaptado).
Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a:
a) modificação de limites territoriais.
b) sobrevivência de oficiais exilados.
c) interferência de potências mundiais.
d) repressão de ativistas oposicionistas.
e) implantação de governos nacionalistas.
Questão 2
Entre as principais ações da Operação Condor, esteve o (a):
a) repatriação dos bens de Salvador Allende para o Chile.
b) sequestro dos militantes Joaquim Cerveira e João Pereda na Argentina.
c) sequestro do embaixador americano Charles Elbrik no Brasil.
d) assassinato do general Augusto Pinochet em 1976.
e) atentado a bomba no Aeroporto de Guararapes, em Recife.
Questão 3
Assassinado em Washington D.C., Estados Unidos, em 1976, o diplomata chileno Orlando Letelier era um dos alvos da Operação Condor. O atentado que o vitimou foi feito pelo(a):
a) EZLN (Exército Zapatista de Libertação Nacional).
b) Al-Qaeda.
c) FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
d) CIA (Central de Inteligência Americana).
e) DINA (Central de Inteligência Chilena).
Questão 4
A Operação Condor foi a versão internacional latino-americana de órgãos de repressão às organizações revolucionárias de orientação comunista. No Brasil, sua expressão maior foi:
a) no MR8 – Movimento Revolucionário 8 de outubro
b) no COLINA – Comando de Libertação Nacional
c) na Operação Lava Jato
d) na Operação Bandeirante
e) na Operação Satiagraha
Resposta Questão 1
Letra D
O objetivo principal da Operação Condor era integrar os serviços de inteligência e de repressão aos grupos revolucionários de orientação comunista atuantes no continente latino-americano desde o início dos anos 1960.
Resposta Questão 2
Letra B
Os militantes major Joaquim Cerveira e João Batista Pereira, ambos ligados a grupos comunistas revolucionários do Brasil, foram sequestrados em Buenos Aires por agentes da Operação Condor e enviados aos aparelhos de repressão brasileiros na década de 1970.
Resposta Questão 3
Letra E
A DINA (Dirección de Inteligencia Nacional) era a polícia secreta do ditador chileno Augusto Pinochet. Os agentes da DINA tiveram o consentimento do secretário de Estado dos EUA, Henry Kissinger, para que pudessem efetuar o atentado contra o diplomata Letelier em território americano.
Resposta Questão 4
Letra D
A Operação Bandeirante, ou simplesmente OBAN, foi criada pelo Exército Brasileiro em conjunto com as polícias civil, militar e federal em 1969. O objetivo era criar um aparelho de repressão integrado que reunisse inteligência, estratégia, banco de dados e modos de operação militar para o combate aos grupos comunistas revolucionários atuantes no território nacional nas décadas de 1960 e 1970.