Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História da América
  3. Exercícios sobre o descobrimento da América

Exercícios sobre o descobrimento da América

Faça estes exercícios que tratam do descobrimento da América, isto é, sobre a chegada dos europeus ao continente americano, em 1492.

Questão 1

Até onde os historiadores sabem, quem foram os primeiros europeus a chegarem à América?

a) Espanhóis

b) Portugueses

c) Nórdicos

d) Franceses

e) Holandeses

ver resposta


Questão 2

A chegada dos europeus à América foi resultado das Grandes Navegações, empreendimento marítimo que teve como país pioneiro:

a) Espanha

b) Portugal

c) Inglaterra

d) França

e) Países Baixos

ver resposta


Questão 3

Qual navegante liderou a expedição que chegou à América em 1492?

a) Vasco da Gama

b) Pedro Álvares Cabral

c) Fernão Magalhães

d) Cristóvão Colombo

e) Américo Vespúcio

ver resposta


Questão 4

Os reis espanhóis que autorizaram a expedição que chegou à América em 1492 eram:

a) Fernando e Isabel.

b) Filipe I e Antônia.

c) Carlos I e Isabel.

d) Filipe I e Joana.

e) Filipe II e Ana.

ver resposta


Questão 5

A chegada dos espanhóis à América logo deu início a uma série de disputas entre portugueses e espanhóis por possíveis novas terras que seriam encontradas. Os espanhóis, por sua vez, conseguiram uma bula papal autorizando-os a ficar com todas as terras 100 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. O papa que emitiu essa bula foi:

a) Gregório VIII.

b) Leão X.

c) Urbano II.

d) Paulo V.

e) Alexandre VI.

ver resposta


Questão 6

As negociações entre portugueses e espanhóis pelas possíveis terras a serem encontradas resultaram em um tratado de 1494 que ficou conhecido como:

a) Tratado de Tordesilhas.

b) Tratado de Madrid.

c) Tratado de El Pardo.

d) Tratado de Utrecht.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 7

(AEVSF/Facape) Sobre as navegações ultramarinas e seus desdobramentos, assinale a alternativa CORRETA:

a) O que permitiu as grandes viagens marítimas, ou ultramarinas, iniciadas no século XVII, foi o desenvolvimento dos instrumentos de navegação, a criação de embarcações mais resistentes e investimentos financeiros.

b) A Espanha saiu na frente nas viagens ultramarinas em razão de ter-se unificado como Estado, antes das demais nações, centralizando o poder, o que a tornaria uma potência econômica, ao longo do século XV e de parte do século XVI.

c) No projeto de expansão ultramarina associado à ótica mercantilista, não haveria necessidade de se pensar em uma acumulação de riqueza pelo Estado.

d) No mercantilismo, havia o chamado “exclusivo colonial” ou “metropolitano”. Nesse sentido, foram criadas companhias privilegiadas de comércio.

e) A concorrência norte-americana, no séc. XVII, forçou Portugal a acelerar as navegações.

ver resposta


Questão 8

(CEV-URCA) (Concurso crato/2021) "[...] O caminho marítimo, esse, não tem que pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vendê-las mais baratas. As pessoas bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na notícia, e outras pessoas pensam que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e este comércio com Calicute, pois [...] as perdas serão maiores que os lucros.

Priuli, "Diários", 1499. In: Freitas, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa, Platano Editorial, s/d. (Adaptado).

Sobre a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV – XVI, é correto afirmar:

a) Tratou-se de um grande empreendimento realizado pela Igreja Católica que contava com o apoio do Estado Monárquico, ambos preocupados com o crescimento acelerado do Protestantismo e do Islamismo.

b) Realizou-se como empresa marítima organizada e dirigida pelos Estados Nacionais Modernos, com caráter principalmente mercantil, tendo papel decisivo na acumulação primitiva de capitais na Europa Ocidental.

c) Teve como objetivo a conquista e a afirmação de mercados fornecedores de matéria-prima e consumidores para a indústria. Nessa direção, os países pioneiros de expansão marítima desse período organizaram movimentos abolicionistas, o que liberava a mão de obra escrava nas colônias.

d) Enquanto peça do Mercantilismo, prática econômica da acumulação de capitais, a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI articulava os interesses do Estado com a classe trabalhadora da nascente indústria.

e) A expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI contou com o pioneirismo português que, através do apoio de cidades italianas como Gênova e Veneza, conseguiu fortalecer as antigas rotas comerciais mediterrânicas com o Oriente, o que se constituiu em grande impulso para a acumulação de capitais e a industrialização.

ver resposta


Questão 9

(Fepese) Foram elementos impulsionadores da colonização da América, no século XVI:

1. Conversão dos povos gentios ao Catolicismo.

2. Possibilidade de localizar metais preciosos.

3. Excedentes populacionais na península Ibérica.

4. O fim da União das Coroas Ibéricas.

5. Garantir a posse dos territórios da América.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.

ver resposta


Questão 10

(Ameosc) É improcedente afirmar sobre a expansão marítima portuguesa:

a) Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima.

b) Além da posição geográfica, de uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; o pioneirismo português é explicado pela sua centralização política, que era condição primordial para as Grandes Navegações.

c) A formação do Estado Nacional português está relacionada à Guerra de Reconquista — luta entre cristãos e muçulmanos na península Ibérica.

d) A primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Avalon (a partir de 1543), caracterizada pelo processo de expansão territorial externa.

e) Um dos fatores que contribuíram para o interesse português em explorar o oceano Atlântico era o desejo de encontrar uma nova rota para a Índia.

ver resposta


Questão 11

O assentamento fundado por Cristóvão Colombo na América, em 1494, foi chamado de:

a) Navidad.

b) La Isabela.

c) Santo Domingo.

d) Hispaniola.

e) San Salvador.

ver resposta


Questão 12

A respeito da chegada dos espanhóis à América, selecione a alternativa correta:

a) Cristóvão Colombo fez cinco viagens à América.

b) Ele navegou pelo rio Orinoco e explorou o interior da Venezuela.

c) Liderou a expedição formada pelas embarcações Niña, Pinta e Santa Maria.

d) Rejeitou, diversas vezes, navegar com o auxílio de Portugal.

e) Quando chegou à América, em 1492, sabia que se tratava de um novo continente.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA C

Atualmente, os historiadores consideram que os nórdicos, também chamados de vikings entre os séculos VIII e XI, foram os primeiros europeus a chegarem à América. Acredita-se que uma pequena expedição nórdica, com cerca de 35 pessoas, teria chegado à América do Norte por volta do ano 1000. Esses vikings fundaram um assentamento localizado no Canadá.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA B

Os historiadores consideram que Portugal foi o país pioneiro no empreendimento das Grandes Navegações, uma vez que grande parte das navegações e dos maiores avanços do período foi realizada pelos portugueses.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA D

A expedição que chegou à América em 12 de outubro de 1492 era liderada pelo navegante genovês Cristóvão Colombo; ela foi financiada pela Espanha.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA A

Quando a expedição de Cristóvão Colombo foi realizada, os reis espanhóis eram Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Foram eles os responsáveis por financiar o empreendimento do genovês.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA E

A bula Inter Coetera foi emitida, em 1493, pelo papa Alexandre VI e decretava que as novas terras a serem descobertas seriam divididas entre Portugal e Espanha. Essa bula papal determinava que um meridiano seria traçado 100 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras a oeste seriam espanholas e as terras a leste seriam portuguesas.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA A

O Tratado de Tordesilhas sucedeu ao Inter Coetera, sobretudo porque as relações entre Portugal e Espanha começaram a ficar tensas por conta das terras na América. Esse tratado foi assinado em 1494 e determinou que um novo meridiano seria traçado e, dessa vez, estaria a 370 léguas de Cabo Verde.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA D

Durante a exploração do oceano Atlântico e a subsequente colonização, foram criadas empresas que detinham o monopólio da exploração colonial. Um exemplo foi a Companhia de Comércio do Maranhão, que monopolizava o comércio em São Luís.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA B

A expansão marítima, iniciada no século XV, tinha como principal propósito a expansão comercial das nações que se lançavam nesses empreendimentos. Inclusive, a expansão marítima portuguesa nessa época se deu com o objetivo de alcançar o comércio de especiarias na Índia.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA A

A colonização da América, iniciada com a chegada dos europeus ao continente, em 1492, contou com o forte desejo deles de catequizarem os índios e de localizar metais preciosos, e esses dois se deram por meio da posse dos territórios.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA D

Entre as alternativas, a única incorreta é a D, pois a primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Borgonha, iniciada no século XI e finalizada no século XIV.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA B

O assentamento fundado por Cristóvão Colombo, em 1494, ficava localizado no norte de Hispaniola, onde hoje está localizada a República Dominicana. Esse assentamento recebeu o nome de La Isabela e teve curta duração, uma vez que o local escolhido não era o mais adequado, pois o clima não era bom e a terra não era fértil.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA C

A expedição liderada por Cristóvão Colombo era formada por três embarcações, chamadas Niña, Pinta e Santa Maria. Essa expedição partiu em 3 de agosto de 1492 e chegou à América em 12 de outubro de 1492.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!