Questão 1
Até onde os historiadores sabem, quem foram os primeiros europeus a chegarem à América?
a) Espanhóis
b) Portugueses
c) Nórdicos
d) Franceses
e) Holandeses
Questão 2
A chegada dos europeus à América foi resultado das Grandes Navegações, empreendimento marítimo que teve como país pioneiro:
a) Espanha
b) Portugal
c) Inglaterra
d) França
e) Países Baixos
Questão 3
Qual navegante liderou a expedição que chegou à América em 1492?
a) Vasco da Gama
b) Pedro Álvares Cabral
c) Fernão Magalhães
d) Cristóvão Colombo
e) Américo Vespúcio
Questão 4
Os reis espanhóis que autorizaram a expedição que chegou à América em 1492 eram:
a) Fernando e Isabel.
b) Filipe I e Antônia.
c) Carlos I e Isabel.
d) Filipe I e Joana.
e) Filipe II e Ana.
Questão 5
A chegada dos espanhóis à América logo deu início a uma série de disputas entre portugueses e espanhóis por possíveis novas terras que seriam encontradas. Os espanhóis, por sua vez, conseguiram uma bula papal autorizando-os a ficar com todas as terras 100 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. O papa que emitiu essa bula foi:
a) Gregório VIII.
b) Leão X.
c) Urbano II.
d) Paulo V.
e) Alexandre VI.
Questão 6
As negociações entre portugueses e espanhóis pelas possíveis terras a serem encontradas resultaram em um tratado de 1494 que ficou conhecido como:
a) Tratado de Tordesilhas.
b) Tratado de Madrid.
c) Tratado de El Pardo.
d) Tratado de Utrecht.
e) Nenhuma das alternativas acima.
Questão 7
(AEVSF/Facape) Sobre as navegações ultramarinas e seus desdobramentos, assinale a alternativa CORRETA:
a) O que permitiu as grandes viagens marítimas, ou ultramarinas, iniciadas no século XVII, foi o desenvolvimento dos instrumentos de navegação, a criação de embarcações mais resistentes e investimentos financeiros.
b) A Espanha saiu na frente nas viagens ultramarinas em razão de ter-se unificado como Estado, antes das demais nações, centralizando o poder, o que a tornaria uma potência econômica, ao longo do século XV e de parte do século XVI.
c) No projeto de expansão ultramarina associado à ótica mercantilista, não haveria necessidade de se pensar em uma acumulação de riqueza pelo Estado.
d) No mercantilismo, havia o chamado “exclusivo colonial” ou “metropolitano”. Nesse sentido, foram criadas companhias privilegiadas de comércio.
e) A concorrência norte-americana, no séc. XVII, forçou Portugal a acelerar as navegações.
Questão 8
(CEV-URCA) (Concurso crato/2021) "[...] O caminho marítimo, esse, não tem que pagar todos esses impostos, e os portugueses podem vendê-las mais baratas. As pessoas bem informadas dão-se conta disso, outras não podem acreditar na notícia, e outras pessoas pensam que o rei de Portugal não poderá conservar por muito tempo esse caminho e este comércio com Calicute, pois [...] as perdas serão maiores que os lucros.
Priuli, "Diários", 1499. In: Freitas, Gustavo de. 900 Textos e Documentos de História. Lisboa, Platano Editorial, s/d. (Adaptado).
Sobre a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV – XVI, é correto afirmar:
a) Tratou-se de um grande empreendimento realizado pela Igreja Católica que contava com o apoio do Estado Monárquico, ambos preocupados com o crescimento acelerado do Protestantismo e do Islamismo.
b) Realizou-se como empresa marítima organizada e dirigida pelos Estados Nacionais Modernos, com caráter principalmente mercantil, tendo papel decisivo na acumulação primitiva de capitais na Europa Ocidental.
c) Teve como objetivo a conquista e a afirmação de mercados fornecedores de matéria-prima e consumidores para a indústria. Nessa direção, os países pioneiros de expansão marítima desse período organizaram movimentos abolicionistas, o que liberava a mão de obra escrava nas colônias.
d) Enquanto peça do Mercantilismo, prática econômica da acumulação de capitais, a expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI articulava os interesses do Estado com a classe trabalhadora da nascente indústria.
e) A expansão marítima e comercial europeia dos séculos XV-XVI contou com o pioneirismo português que, através do apoio de cidades italianas como Gênova e Veneza, conseguiu fortalecer as antigas rotas comerciais mediterrânicas com o Oriente, o que se constituiu em grande impulso para a acumulação de capitais e a industrialização.
Questão 9
(Fepese) Foram elementos impulsionadores da colonização da América, no século XVI:
1. Conversão dos povos gentios ao Catolicismo.
2. Possibilidade de localizar metais preciosos.
3. Excedentes populacionais na península Ibérica.
4. O fim da União das Coroas Ibéricas.
5. Garantir a posse dos territórios da América.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
a) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
b) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
c) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
e) São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
Questão 10
(Ameosc) É improcedente afirmar sobre a expansão marítima portuguesa:
a) Portugal foi a primeira nação a realizar a expansão marítima.
b) Além da posição geográfica, de uma situação de paz interna e da presença de uma forte burguesia mercantil; o pioneirismo português é explicado pela sua centralização política, que era condição primordial para as Grandes Navegações.
c) A formação do Estado Nacional português está relacionada à Guerra de Reconquista — luta entre cristãos e muçulmanos na península Ibérica.
d) A primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Avalon (a partir de 1543), caracterizada pelo processo de expansão territorial externa.
e) Um dos fatores que contribuíram para o interesse português em explorar o oceano Atlântico era o desejo de encontrar uma nova rota para a Índia.
Questão 11
O assentamento fundado por Cristóvão Colombo na América, em 1494, foi chamado de:
a) Navidad.
b) La Isabela.
c) Santo Domingo.
d) Hispaniola.
e) San Salvador.
Questão 12
A respeito da chegada dos espanhóis à América, selecione a alternativa correta:
a) Cristóvão Colombo fez cinco viagens à América.
b) Ele navegou pelo rio Orinoco e explorou o interior da Venezuela.
c) Liderou a expedição formada pelas embarcações Niña, Pinta e Santa Maria.
d) Rejeitou, diversas vezes, navegar com o auxílio de Portugal.
e) Quando chegou à América, em 1492, sabia que se tratava de um novo continente.
Resposta Questão 1
LETRA C
Atualmente, os historiadores consideram que os nórdicos, também chamados de vikings entre os séculos VIII e XI, foram os primeiros europeus a chegarem à América. Acredita-se que uma pequena expedição nórdica, com cerca de 35 pessoas, teria chegado à América do Norte por volta do ano 1000. Esses vikings fundaram um assentamento localizado no Canadá.
Resposta Questão 2
LETRA B
Os historiadores consideram que Portugal foi o país pioneiro no empreendimento das Grandes Navegações, uma vez que grande parte das navegações e dos maiores avanços do período foi realizada pelos portugueses.
Resposta Questão 3
LETRA D
A expedição que chegou à América em 12 de outubro de 1492 era liderada pelo navegante genovês Cristóvão Colombo; ela foi financiada pela Espanha.
Resposta Questão 4
LETRA A
Quando a expedição de Cristóvão Colombo foi realizada, os reis espanhóis eram Isabel de Castela e Fernando de Aragão. Foram eles os responsáveis por financiar o empreendimento do genovês.
Resposta Questão 5
LETRA E
A bula Inter Coetera foi emitida, em 1493, pelo papa Alexandre VI e decretava que as novas terras a serem descobertas seriam divididas entre Portugal e Espanha. Essa bula papal determinava que um meridiano seria traçado 100 léguas a oeste de Cabo Verde. As terras a oeste seriam espanholas e as terras a leste seriam portuguesas.
Resposta Questão 6
LETRA A
O Tratado de Tordesilhas sucedeu ao Inter Coetera, sobretudo porque as relações entre Portugal e Espanha começaram a ficar tensas por conta das terras na América. Esse tratado foi assinado em 1494 e determinou que um novo meridiano seria traçado e, dessa vez, estaria a 370 léguas de Cabo Verde.
Resposta Questão 7
LETRA D
Durante a exploração do oceano Atlântico e a subsequente colonização, foram criadas empresas que detinham o monopólio da exploração colonial. Um exemplo foi a Companhia de Comércio do Maranhão, que monopolizava o comércio em São Luís.
Resposta Questão 8
LETRA B
A expansão marítima, iniciada no século XV, tinha como principal propósito a expansão comercial das nações que se lançavam nesses empreendimentos. Inclusive, a expansão marítima portuguesa nessa época se deu com o objetivo de alcançar o comércio de especiarias na Índia.
Resposta Questão 9
LETRA A
A colonização da América, iniciada com a chegada dos europeus ao continente, em 1492, contou com o forte desejo deles de catequizarem os índios e de localizar metais preciosos, e esses dois se deram por meio da posse dos territórios.
Resposta Questão 10
LETRA D
Entre as alternativas, a única incorreta é a D, pois a primeira dinastia portuguesa foi a Dinastia de Borgonha, iniciada no século XI e finalizada no século XIV.
Resposta Questão 11
LETRA B
O assentamento fundado por Cristóvão Colombo, em 1494, ficava localizado no norte de Hispaniola, onde hoje está localizada a República Dominicana. Esse assentamento recebeu o nome de La Isabela e teve curta duração, uma vez que o local escolhido não era o mais adequado, pois o clima não era bom e a terra não era fértil.
Resposta Questão 12
LETRA C
A expedição liderada por Cristóvão Colombo era formada por três embarcações, chamadas Niña, Pinta e Santa Maria. Essa expedição partiu em 3 de agosto de 1492 e chegou à América em 12 de outubro de 1492.