Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de História da América
  3. Exercícios sobre as civilizações pré-colombianas

Exercícios sobre as civilizações pré-colombianas

Faça estes exercícios que tratam dos povos pré-colombianos, que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus.

Questão 1

(OMNI – adaptado) Os primeiros povos da América referem-se àqueles que viviam, na América, antes da chegada do europeu. Também são chamados de:

a) Latino-americanos, com sua organização caracterizada pela formação de cidades-estados. O poder político era teocrático e hereditário.

b) Indígenas ajudaram na ocupação europeia do continente e no despovoamento de seus históricos habitat.

c) Pré-cabralinos, grupos isolados, viviam da caça, pesca, coleta e da agricultura no período Neolítico.

d) Pré-colombianos é a denominação utilizada para os povos que já viviam na América antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492, expressão com grande peso etnocêntrico.

e) Nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 2

(Objetiva – adaptado) Em conformidade com BETHELL, em relação à civilização maia, analise os itens abaixo:

I. A sociedade maia baseava-se economicamente na agricultura do milho, produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidades-estados.

II. Em relação à forma de organização do trabalho, esses camponeses estavam submetidos a uma espécie de servidão coletiva, sendo o produto do trabalho servil apropriado pelos grupos sociais dominantes, compostos principalmente por guerreiros e sacerdotes.

II. Os maias foram os responsáveis por conquistar os astecas no começo do século XIII.

a) Os itens I e II estão corretos.

b) Somente o item I está correto.

c) Somente o item II está correto.

d) Os itens I e II estão incorretos.

e) Somente o item III está correto.

ver resposta


Questão 3

(Idecan – adaptado)

Quatro tumbas pré-colombianas foram descobertas em Lima, em 2015

Três mulheres e um homem viveram entre os anos 1000 e 1450. As primeiras tumbas da cultura Ichma ficavam no topo de uma pirâmide.

Mil anos de idade em um cemitério pré-inca de forma piramidal que se ergue no coração de um bairro residencial em Lima. A descoberta confirma a presença da cultura Ichma em Lima, que se instalou na costa central do Peru a partir do ano 1000 e desapareceu em 1450, coincidindo com a expansão do império inca, que abarcou os anos 1438-1533.

(Disponível em: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/quatro-tumbas-pre-colombianas-sao-descobertas-em-lima.html.)

São chamados povos pré-colombianos os povos que precederam à colonização europeia na América. Os mais conhecidos foram os astecas, incas e maias. Dentre as principais características que permeavam o cotidiano desses povos, podemos destacar:

a) A ocorrência de descentralização de poder, o monoteísmo, a noção de propriedade, mas não em relação à terra e à servidão pessoal, baseada sem laços de fidelidade.

b) A existência de um Estado centralizado e teocrático; uma hierarquia social rígida, em que a propriedade de terra era estatal; e havia a exploração do trabalho dos camponeses.

c) A inexistência da noção de Estado, bem como a inexistência de hierarquia social ou de qualquer espécie de propriedade ou trabalho compulsório.

d) A prevalência de Estados centralizados e autocráticos, a hierarquia social estamental, embora sem a presença de trabalhos servis ou escravos ou de noção de posse ou delimitação de territórios.

e) A ausência do Estado, com a existência de uma cultura coletivista em que o trabalho de todos era dividido de forma racional e justa.

ver resposta


Questão 4

(UFMT – adaptado) Por aqui lhe urdem os portugueses muitas brigas com que se desavêm umas nações com as outras, com o qual ardil os entramos e desbaratamos, que todos juntos ninguém pudera com eles […].

(Documento de 1580 citado por WEHLING, A.; WEHLING, M. J. Formação do Brasil Colonial. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.)

O trecho do documento acima faz referência a uma estratégia largamente utilizada pelos portugueses na conquista da América, tanto para a incorporação de terras como para a escravização dos indígenas. Assinale a alternativa que apresenta essa estratégia.

a) Estímulo às rivalidades existentes entre grupos indígenas.

b) Massacre sistemático das populações pré-cabralinas.

c) Aldeamento dos índios pelos jesuítas.

d) Aliança política com as elites indígenas.

e) Realização de guerra biológica.

ver resposta


Questão 5

Os ayllus eram uma unidade social que pertencia a que povo pré-colombiano:

a) incas

b) maias

c) astecas

d) olmecas

e) tupis

ver resposta


Questão 6

Qual foi o europeu que liderou a conquista dos incas no século XVI:

a) Cristóvão Colombo

b) Bartolomé de las Casas

c) Hernán Cortés

d) Francisco Pizarro

e) Américo Vespúcio

ver resposta


Questão 7

Quando os europeus chegaram à América, depararam-se com uma grande cidade chamada Tenochtitlán, que ficava em uma ilha no lago Texcoco. Essa cidade era a capital dos:

a) maias

b) toltecas

c) tlaxcaltecas

d) incas

e) astecas

ver resposta


Questão 8

Tikal, Palenque e Bonampak eram grandes cidades-estados de qual povo pré-colombiano:

a) astecas

b) maias

c) toltecas

d) olmecas

e) tepanecas

ver resposta


Questão 9

Quetzalcoatl era um deus asteca conhecido pelos maias como:

a) Tonatiuh

b) Tezcatlipoca

c) Kukulkán

d) Huitzilopochtli

e) Ix Chel

ver resposta


Questão 10

A técnica de cultivo dos astecas era conhecida como:

a) Ayllu

b) Chalchiuhtlicue

c) Chinampas

d) Aztlán

e) Tamoanchan

ver resposta


Questão 11

Quando os espanhóis chegaram às terras incas, encontraram o reino:

a) dividido por uma guerra civil.

b) sendo conquistado pelo quíchuas.

c) em guerra contra os aimarás.

d) sofrendo um surto de peste bubônica.

e) nenhuma das alternativas acima.

ver resposta


Questão 12

Quais dos fatores não explica a decadência dos maias:

a) superpopulação

b) desastres naturais

c) doenças

d) esgotamento do solo

e) revoltas populares

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

Os povos que habitavam a América antes da chegada dos europeus ficaram genericamente conhecidos como povos pré-colombianos, uma referência direta a Cristóvão Colombo. A historiografia atual entende que o termo é etnocêntrico, pois demonstra o ponto de vista europeu em relação aos povos da América.

voltar a questão


Resposta Questão 2

LETRA A

O milho era um dos itens mais básicos da alimentação maia, e a produção alimentícia era uma obrigação dos camponeses, o grupo mais baixo da pirâmide social dos maias. Os maias, assim como outros povos pré-colombianos, utilizavam-se de formas de trabalho compulsório, que depois passaram a ser utilizadas pelos espanhóis.

voltar a questão


Resposta Questão 3

LETRA B

Incas, maias e astecas tinham o poder centralizado nas mãos do rei, que era visto como uma encarnação dos deuses, fazendo com que poder político e religioso se fundissem. A estrutura social dos três povos era bastante rígida, sendo os camponeses a classe mais explorada, sobretudo por meio das formas de trabalho compulsório.

voltar a questão


Resposta Questão 4

LETRA A

O texto utilizado na questão deixa claro que a estratégia utilizada pelos portugueses para enfraquecer os índios era a de fomentar as rivalidades existentes entre eles, levando-os à guerra. Essa estratégia, utilizada repetidamente, contribuiu para o enfraquecimento dos povos mais hostis aos portugueses.

voltar a questão


Resposta Questão 5

LETRA A

Os ayllus eram uma unidade social que existia nos povos incas, e nela um grupo de pessoas era escolhido para cultivar um lote de terra. Os membros de cada ayllu tinham que produzir o básico para garantir o seu sustento e para pagar os impostos devidos ao imperador. O chefe de cada ayllu era responsável por dividir tudo que era produzido entre os membros.

voltar a questão


Resposta Questão 6

LETRA D

Francisco Pizarro foi o líder da expedição espanhola que chegou ao Império Inca, em 1532. A expedição de Pizarro estendeu-se até o ano de sua morte, 1541, sendo ela responsável pelo enfraquecimento definitivo dos incas.

voltar a questão


Resposta Questão 7

LETRA E

Tecnochtitlán era a capital do Império Asteca e estava localizada em uma ilha no lago Texcoco. Acredita-se que a cidade foi fundada em 1325, quando povos mexicas se estabeleceram no local. Onde ficava Tecnochtitlán, surgiu a Cidade do México, atual capital do México.

voltar a questão


Resposta Questão 8

LETRA B

Os maias se organizavam em cidades-estado que possuíam administração autônoma. Com isso, eles não formavam um império com fronteiras definidas e poder centralizado, pois cada cidade governava a si mesma. A maior autoridade em cada cidade era o rei, conhecido como ajaw. Essas cidades maias poderiam entrar em guerra umas com as outras.

voltar a questão


Resposta Questão 9

LETRA C

Quetzalcoatl e Kukulkán eram o mesmo deus para astecas e maias, respectivamente. Era conhecido como “serpente emplumada”, e foi um dos primeiros casos de deidade que teve seu culto se manifestando em diferentes povos mesoamericanos. Acredita-se que o culto a esse deus tenha se iniciado em Chichén Itzá, uma das cidades-estados maias.

voltar a questão


Resposta Questão 10

LETRA C

A técnica de cultivo dos astecas era conhecida como chinampas. Ela consistia na construção de ilhas artificiais que ficavam flutuando no lago Texcoco. As ilhas eram construídas com material orgânico do fundo do rio, e diversos itens eram produzidos nelas, como, milho, feijão, pimenta etc.

voltar a questão


Resposta Questão 11

LETRA A

Quando Francisco Pizarro chegou com sua expedição ao Império Inca, em 1532, encontrou o império dividido por uma guerra civil travada entre Atahualpa e Huáscar. Os dois eram filhos do último imperador, Huayna Capac, que havia morrido vítima de varíola. Os irmãos disputavam o poder do império.

voltar a questão


Resposta Questão 12

LETRA E

A decadência dos maias ainda é um assunto muito misterioso entre os historiadores porque não se tem grandes certezas sobre o que aconteceu com esse povo. Entre as alternativas, a que não apresenta um fator usado para explicar a decadência maia é a das revoltas populares.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Classificação dos verbos

    Teste como estão os seus conhecimentos sobre as diferentes classificação de verbos. Acesse!
  • Intertextualidade

    Solucione os nossos exercícios sobre esse interessante recurso da linguística textual.
  • Uso do gerúndio

    Você sabe quando o uso do gerúndio é correto? Fique ligado(a) para acertar todos os exercícios!