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Exercícios sobre vícios de linguagem

Estes exercícios sobre vícios de linguagem abordam alguns aspectos dos principais cacoetes linguísticos encontrados principalmente na oralidade.

Questão 1

(Enem/2003)

No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: 

CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE 

A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação: 

a) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase. 

b) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha. 

c) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência. 

d) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase. 

e) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.

Questão 2

Todas as sentenças a seguir apresentam duplo sentido, exceto:

a) Maria pediu a Márcia para sair.

b) O advogado disse ao réu que suas palavras convenceriam o juiz.

c) Crianças que comem doce frequentemente têm cáries.

d) A mala foi encontrada perto do banco.

e) A mãe pediu que o filho dirigisse o carro dela.

Questão 3

(Enem – 2010)

Carnavália

Repique tocou

O surdo escutou

E o meu corasamborim

Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela passou por mim?

[...] 

ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento).

No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba + tamborim, refere-se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão. 

Essa palavra corresponde a um:

a)  estrangeirismo, uso de elementos linguísticos originados em outras línguas e representativos de outras culturas.

b) neologismo, criação de novos itens linguísticos, pelos mecanismos que o sistema da língua disponibiliza.

c) gíria, que compõe uma linguagem originada em determinado grupo social e que pode vir a se disseminar em uma comunidade mais ampla.

d) regionalismo, por ser palavra característica de determinada área geográfica.

e) termo técnico, dado que designa elemento de área e de atividade.

Questão 4

Assinale a sequência correta:

I. O pleonasmo consiste em intensificar o significado de um elemento do texto por meio da redundância, isto é, da repetição da ideia já expressa por esse elemento.

II. A ambiguidade não pode ser considerada um vício de linguagem, já que não provoca qualquer tipo de dificuldade para a interpretação de um texto.

III. O neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de novas palavras ou expressões e não pode ser considerado como um vício de linguagem, já que pode ser empregado com intenções artísticas.

IV. O arcaísmo consiste no emprego de palavras ou expressões cuja utilização seja menos frequente na modalidade escrita e na modalidade oral. É o oposto do neologismo, pois está na contramão do movimento criador de palavras.

V. Solecismo é uma inadequação na estrutura sintática da frase com relação à gramática normativa do idioma. Podem subverter as normas da concordância, da regência e da colocação.

a) I, II e III.

b) II e IV.

c) I, III, IV e V.

d) I, II, IV e V.

e) III e V.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”. Na manchete “Campanha contra a violência do governo do Estado entra em nova fase”, não é possível identificar se a campanha é contra a violência do governo do Estado ou se é o governo do Estado que está promovendo uma campanha contra a violência. Tal ambiguidade pode ser eliminada da seguinte maneira: “Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase”.

Resposta Questão 2

Alternativa “e”.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”. O neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de novas palavras ou expressões. Pode ser um fenômeno espontâneo, com origem na oralidade, ou artístico, com fins literários.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”. A ambiguidade pode provocar dificuldades de interpretação de texto, pois confere às palavras ou expressões múltiplas possibilidades de leitura, efeito indesejado nos textos não literários.

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