Questão 1
(Unesc) [...] processo que começa com a chuva, que “contém” pequenas quantidades de dióxido de carbono do ar, gerando um ácido fraco.
O verbo destacado, nesta frase, comporta-se como um verbo:
A) Transitivo direto.
B) Bitransitivo.
C) Transitivo indireto.
D) Intransitivo.
Questão 2
(Acafe) A lei "proíbe" os celulares nas escolas brasileiras e afirma ter como objetivo salvaguardar a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes.
O verbo destacado, nesta frase, comporta-se como um verbo:
A) Intransitivo.
B) Bitransitivo.
C) Transitivo direto.
D) Transitivo indireto.
Questão 3
(Ibam) No trecho "Recordo também de um trabalho acadêmico, onde meu orientador insistiu na formulação correta da questão-chave antes de avançar", o verbo "recordar" foi utilizado corretamente de acordo com sua regência. Assinale a alternativa que indica a classificação correta de sua transitividade e a preposição exigida pelo verbo.
A) Verbo transitivo indireto, exigindo a preposição "de".
B) Verbo transitivo direto, não exigindo preposição.
C) Verbo intransitivo, não necessitando de complementos para completar seu sentido.
D) Verbo bitransitivo, podendo exigir complementos com ou sem preposição.
Questão 4
(Indec) A transitividade do verbo da oração: “A debutante ofereceu um jantar de gala aos convidados”, é de um:
A) Verbo transitivo direto
B) Verbo transitivo direto e indireto
C) Verbo transitivo indireto
D) Verbo intransitivo
Questão 5
(Access) Eles afirmam que isso "transforma" nossa compreensão de como estamos protegidos contra infecções.
O verbo destacado, nesta frase, comporta-se como um verbo
A) transitivo direto.
B) transitivo indireto.
C) intransitivo.
D) bitransitivo.
Questão 6
(Acafe) "A entidade está pedindo aos pais que adiem a compra de smartphones até que seus filhos tenham pelo menos 14 anos."
Quanto à regência do verbo “pedir” no contexto empregado, trata-se de um verbo:
A) Transitivo direto e indireto.
B) Transitivo indireto.
C) Intransitivo.
D) Transitivo direto.
Questão 7
(Ameosc) As toxinas "evoluem" para desempenhar funções muito específicas, como se defender contra predadores ou incapacitar suas presas.
O verbo destacado, nesta frase, comporta-se como um verbo:
A) Transitivo direto.
B) Intransitivo.
C) Bitransitivo.
D) Transitivo indireto.
Questão 8
(Ameosc) Mas os anti-histamínicos não "apresentam" efeito sobre a coceira crônica.
O verbo destacado, nesta frase, comporta-se como um verbo:
A) Intransitivo.
B) Bitransitivo.
C) Transitivo indireto.
D) Transitivo direto.
Questão 9
(Fundatec) Considerando o fragmento “A quadra da escola em que estudei no ensino fundamental — Escola Municipal Imperatriz Leopoldina, no bairro Petrópolis — era simplesmente de piche e brita”, retirado do texto, o verbo sublinhado é classificado como:
A) Intransitivo.
B) Transitivo direto.
C) Transitivo indireto.
D) Transitivo direto e indireto.
E) De ligação.
Questão 10
(Fundatec) Considerando o fragmento retirado do texto “O cérebro congelou”, no tocante à transitividade verbal, o verbo “congelou” é classificado como um verbo:
A) De ligação.
B) Intransitivo.
C) Transitivo direto.
D) Transitivo indireto.
E) Transitivo direto e indireto.
Questão 11
(Fundatec) O vocábulo “gerou” é um verbo:
A) De ligação.
B) Intransitivo.
C) Transitivo direto
D) Transitivo indireto.
E) Transitivo direto e indireto.
Questão 12
(ADM&TEC) Qual é a classificação do verbo grifado na oração: “Prefiro estudar a navegar na internet”:
A) verbo transitivo direto e indireto
B) verbo transitivo indireto
C) verbo transitivo direto
D) verbo intransitivo
Resposta Questão 1
Alternativa A.
O verbo destacado — contém — é classificado como transitivo, visto que precisa de um complemento (Contém o quê?), e é direto, pois não exige preposição para conectar-se ao seu complemento. Assim, comporta-se como transitivo direto.
Resposta Questão 2
Alternativa C.
O verbo “proíbe” é classificado como transitivo direto, já que precisa de um complemento que é conectado diretamente ao verbo, isto é, sem preposição. Nesse caso, o complemento do verbo na frase é “os celulares”.
Resposta Questão 3
Alternativa A.
O verbo recordar é transitivo, pois exige um complemento (Recordar-se de quê?). Além disso, como o próprio enunciado da questão já informa, esse verbo exige o uso de uma preposição, portanto é transitivo indireto. A preposição exigida pelo verbo é “de”.
Resposta Questão 4
Alternativa B.
O verbo da oração é “ofereceu”, o qual exige dois complementos (O que é oferecido? A quem é oferecido?). Nesse caso, o primeiro complemento é um objeto direto, pois não precisa de preposição, enquanto o segundo é um objeto indireto, pois exige o uso da preposição “a”. Na frase, o primeiro complemento é “um jantar de gala”, e o segundo complemento é “aos convidados”, portanto, o verbo é transitivo direto e indireto.
Resposta Questão 5
Alternativa A.
O verbo “transforma” pode apresentar mais de uma transitividade verbal. No contexto da frase citada, ele comporta-se como transitivo direto, visto que exige a informação sobre o que é transformado. Nesse caso, classifica-se como transitivo direto e tem “nossas concepções” como objeto direto.
Resposta Questão 6
Alternativa A.
O verbo “pedir” classifica-se como transitivo direto e indireto, visto que precisa de duas informações para complementar seu sentido: o que foi pedido e a quem foi pedido. Nesse caso, o primeiro complemento é direto, e o segundo complemento é indireto. Na frase, o objeto direto é “que adiem a compra de smartphones até que seus filhos tenham pelo menos 14 anos.”, e o objeto indireto é “aos pais”.
Resposta Questão 7
Alternativa B.
O verbo “evoluir” pode apresentar mais de um tipo de transitividade. Na frase analisada, ele comporta-se como verbo intransitivo, pois, sozinho, consegue passar a informação central a respeito da evolução das toxinas. As demais informações que aparecem na frase são modificadoras, ou seja, opcionais, servem para acrescentar circunstâncias que o autor considera importantes.
Resposta Questão 8
Alternativa D.
O verbo “apresentam” pode ter mais de um tipo de transitividade. Na frase, ele comporta-se como um verbo transitivo, visto que precisa de um complemento (O que é apresentado?). Nesse caso, por não utilizar preposição, é transitivo direto.
Resposta Questão 9
Alternativa E.
O verbo “ser” é um dos principais verbos de ligação da língua portuguesa. Ele classifica-se dessa forma por indicar um estado ou uma qualidade do sujeito. Na frase, ele cumpre exatamente essa função, atribuindo a qualidade “simplesmente de piche e brita” à “quadra da escola”.
Resposta Questão 10
Alternativa B.
O verbo “congelou” é intransitivo, pois não precisa de um complemento para expressar seu sentido principal.
Resposta Questão 11
Alternativa C.
O verbo “gerar” é classificado como transitivo, pois ele necessita de um complemento (gerou o quê?), mas não precisa de preposição para se ligar ao verbo, portanto, é transitivo direto.
Resposta Questão 12
Alternativa A.
Na frase analisada, o verbo “preferir” apresenta dois complementos, pois há uma comparação entre eles. Nesse caso, o sujeito afirma que prefere “estudar” (objeto direto) em relação “a navegar na internet” (objeto indireto). Sendo assim, o verbo classifica-se como transitivo direto e indireto.