Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre tipos de sujeito

Teste seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre tipos de sujeito, que pode ser simples, composto, implícito, indeterminado ou inexistente.

Questão 1

(Ameosc)

“Durante o desenvolvimento embrionário, os intestinos saem da cavidade abdominal devido ao espaço limitado.”.

Sintaticamente, é correto afirmar que, nesta frase,

A)  a expressão "durante o desenvolvimento embrionário, os intestinos" é o sujeito da oração.

B) "saem da cavidade abdominal devido ao espaço limitado" é o predicado verbal.

C) o predicado é verbo-nominal, pois possui dois núcleos: um verbo de ação e um predicativo do sujeito.

D) "os intestinos" é o sujeito simples da oração, cujo núcleo é "intestinos".

Questão 2

(IBFC) Em “Quando alguém fala em ‘normalizar’ alguma coisa em 2024” (1º§), o vocábulo destacado deve ser classificado, sintaticamente, como sujeito:

A) desinencial

B) simples

C) indeterminado

D) composto

E) inexistente

Questão 3

(Objetiva) Quanto à classificação do sujeito da oração sublinhada, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) “Bem sei, de outra parte, que de modo algum é comum [...]”. (Sujeito desinencial)

( ) “Quanto a mim, nem simpatizo com a repugnância acima aludida [...]”. (Sujeito oculto)

( ) “Muitas vezes pensei quão interessantemente podia ser escrita uma revista [...]”. (Sujeito elíptico)

A) E - C - E.

B) C - C - C.

C) E - E - C.

D) C - C - E.

Questão 4

(Decorp) Visão do Correio: Alerta para o avanço das arboviroses

Autoridades de saúde começam o ano com a incumbência de manter no radar o enfrentamento à dengue, à chikungunya e à febre amarela

06/02/25

Sob a sombra da avalanche dos casos de dengue em 2024, autoridades de saúde começam este ano com a incumbência de manter no radar outras duas arboviroses: a febre amarela e a chikungunya. O aumento de ambas as infecções no Brasil começa a destoar da curva, evidenciando que o combate ao Aedes aegypti, que transmite as três doenças, e os avanços na imunização são estratégias vitais para um país que se vê sobressaltado por urgências sanitárias desde 2020, com a chegada da covid-19.

O enfrentamento à febre amarela parece mais evidente. No último domingo, o Ministério da Saúde emitiu1 um alerta sobre o aumento da transmissão da doença em quatro unidades da Federação: São Paulo, Minas Gerais, Roraima e Tocantins. Em nota técnica às secretarias de Saúde dos estados, a pasta recomendou2 a intensificação de ações de vigilância e a imunização nas áreas de risco. Salientou3 ainda que o período de maior preocupação com a enfermidade vai de dezembro a maio, praticamente o mesmo da dengue.

Essa janela de vulnerabilidade engloba também o carnaval, que, pelo maior deslocamento de pessoas, favorece o avanço de doenças virais. No caso da disseminação da febre amarela, o risco sobrevoa cidades que fazem parte dos grandes circuitos momescos do país. São Paulo, por exemplo, concentra a maior parte dos casos da doença neste ano e calcula que 16 milhões de pessoas sairão às ruas até a quarta-feira de cinzas. Belo Horizonte espera 6 milhões.

Há outro agravante: é pertinente imaginar que foliões podem não saber se estão, de fato, protegidos. Isso porque, em 2018, seguindo um protocolo de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil aplicou doses fracionadas do imunizante na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Quem recebeu essa vacina precisa completar a imunização, e pode ter se esquecido ou não ter sido orientado sobre o reforço. Caso planeje viajar para locais em que há transmissão de febre amarela ou regiões rurais e de mata, deve fazê-lo com pelo menos 10 dias de antecedência.

Considerando que faltam praticamente três semanas para o carnaval, são urgentes campanha de esclarecimento sobre a cobertura vacinal e disponibilidade de vacinas. Há de se ressaltar que o governo federal trabalha no envio de 800 mil doses extras para São Paulo até o início deste mês. Mas é preciso investir no escoamento da imunização o quanto antes, considerando, ainda, o obstáculo da resistência vacinal.

Quanto à chikungunya, o foco de atenção é o Centro-Oeste. Ao Correio, o sanitarista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Jonas Brant alertou que a região concentrou a maioria dos casos em 2024 e que, pelos números já registrados, o cenário deve se repetir neste ano. Ainda não há vacina no Brasil disponível para a doença, que, devido às dores incapacitantes, demanda uma rede de suporte mais complexa, com assistência do diagnóstico à reabilitação, o que pode durar meses.

Fica claro que, ainda que compartilhem o mesmo vetor, febre amarela, chikungunya e dengue demandam respostas diferentes das autoridades. O início da gestão em saúde em prefeituras, em razão das eleições municipais de 2024, tende a deixar a situação ainda mais complexa. É certo, porém, que não se trata de um desafio sanitário a ser enfrentado apenas pelos gestores públicos. As arboviroses são, de fato, uma luta de todos.

VISÃO do Correio: Alerta para o avanço das arboviroses. Correio Braziliense, 06 de fevereiro de 2025. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2025/02/7053596-visao-do-correio-alerta-para-o-avanco-das-arboviroses.html.

Acesso em: 07 fev. 2025. Adaptado

Quais são, respectivamente, as classificações dos sujeitos dos verbos em destaque no segundo parágrafo do texto?

A) 1. Simples | 2. Composto | 3. Elíptico

B) 1. Simples | 2. Simples | 3. Simples

C) 1. Composto | 2. Simples | 3. Indeterminado

D) 1. Simples | 2. Simples | 3. Elíptico

Questão 5

(Decorp) Qual é o sujeito do verbo “estar” grifado na frase abaixo?

“As organizações de defesa planetária da ONU estão monitorando de perto um asteroide que tem um pequeno risco de atingir a Terra.” (BBC Brasil, 04/02/2025)

A) As organizações

B)  As organizações de defesa 

C) As organizações de defesa planetária 

D)  As organizações de defesa planetária da ONU

Questão 6

(Decorp) Qual é a classificação do sujeito do verbo grifado no período abaixo?

“Samambaias e licófitas são duas linhagens de plantas que não produzem flores, frutos ou sementes.”

Disponível em: https://chc.org.br/artigo/terra-das-samambaias-gigantes/. Acesso em: 24 jan. 2025.

A) Simples.

B) Composto.

C) Oculto.

D) Indeterminado.

Questão 7

(ADM&TEC - Adaptada) Observe o trecho: "Somos empáticos. Não usamos o celular durante o treino na academia." Os sujeitos das duas orações são:

A) simples

B) indeterminados

C) ocultos

D) inexistentes

Questão 8

(Promum)

“No Canadá, as equipes de rugby alegam falta de estrutura nos estádios”.

O sujeito da frase acima é:

A) Sujeito simples: No Canadá

B) Sujeito simples: As equipes de rugby

C) Sujeito composto: As equipes de rugby

D) Sujeito composto: No Canadá as equipes de rugby

Questão 9

(Cetred) Há oração sem sujeito na seguinte opção:

A) “está começada a crônica”.

B) “esse meio é mais velho ainda do que as crônicas”.

C) “houve calor e crônicas.”

D) “o calor era mediano”.

E) “as nossas províncias estão nas circunstâncias do primeiro homem”.

Questão 10

(Consulpam) Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE um termo com função sintática de sujeito paciente.

A) Dois eventos semelhantes foram registrados nesse lago.

B) Trata-se de um fenômeno transitório raro.

C) Eventos semelhantes poderiam ter mantido os lagos parcialmente cheios.

D) Esse deserto era um lugar muito diferente.

Questão 11

(Cefet) Assinale a alternativa em que há oração sem sujeito.

A) Esperanças haverá sempre.

B) Ninguém trovejou de tanta raiva quanto eu.

C) Haveria desejado ele tudo isso?

D) Alguém havia aberto a porta.

E) Choveu papel picado nas ruas de Curitiba.

Questão 12

(Instituto Fênix) Na oração “Lamento a minha passividade”, o sujeito e os termos sublinhados são classificados, respectivamente, como:

A) Sujeito desinencial; objeto direto.

B) Sujeito simples; objeto indireto.

C) Sujeito desinencial; objeto indireto.

D) Sujeito simples; objeto direto.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa D.

Na oração acima, o verbo é “saem”, e ele tem como sujeito agente o sintagma “os intestinos”. Nesse sintagma, há um núcleo “intestinos” e um modificador “os”. Portanto, é correto afirmar que a oração contém um sujeito simples (1 núcleo).

Resposta Questão 2

Alternativa B.

O pronome “alguém”, embora semanticamente não determine de quem se fala, sintaticamente cumpre o papel de sujeito, sendo também o seu núcleo. Como há somente 1 núcleo no sujeito, ele é classificado como simples.

Resposta Questão 3

Alternativa B.

Em todas as orações, os verbos não estão acompanhados de sujeitos explícitos, mas conseguimos fazer a inferência a partir da conjugação verbal (1ª pessoa do singular), logo, todas as três apresentam um sujeito oculto, que também pode ser chamado de desinencial ou de elíptico.

Resposta Questão 4

Alternativa D.

Na primeira oração, o sujeito é “o Ministério da Saúde”, que é um substantivo próprio e, por isso, conta como um único nome, ou seja, um único núcleo, motivo pelo qual o sujeito é simples. Com o segundo verbo (recomendou), o sujeito também apresenta um único núcleo, “pasta”. No terceiro verbo, o sujeito não aparece explicitamente, por isso ele é elíptico.

Resposta Questão 5

Alternativa D.

O sujeito é todo o sintagma nominal “as organizações de defesa planetária da ONU”. O núcleo desse sujeito é “organizações”, e os demais elementos estão especificando seu sentido.

Resposta Questão 6

Alternativa B.

O sujeito é composto, pois possui dois núcleos “Samambaias” e “licófitas”.

Resposta Questão 7

Alternativa C.

A primeira oração tem o verbo “somos”, e a segunda oração tem o verbo “usamos”, de modo que ambas não apresentam um sujeito explícito, podendo ser classificado como 1ª pessoa do plural “nós”, devido à conjugação verbal.

Resposta Questão 8

Alternativa B.

O verbo “alegam” tem como sujeito o sintagma “as equipes de rugby”. O sujeito é simples, pois apresenta um único núcleo, o substantivo “equipes”.

Resposta Questão 9

Alternativa C.

O verbo “haver” quando expressa sentido de “existir” é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, a alternativa correta é a alternativa C.

Resposta Questão 10

Alternativa A.

Na alternativa A, a locução verbal “foram registrados” tem como sujeito o sintagma “Dois eventos semelhantes”, o qual não pratica a ação de registrar, pelo contrário, é resultado dessa ação, pois outro agente foi quem praticou a ação de registrar os dois eventos. Sendo assim, este é um sujeito paciente.

Resposta Questão 11

Alternativa A.

A alternativa A apresenta o verbo “haver” com sentido de existir, logo, é um verbo impessoal, motivo pelo qual apresenta uma oração sem sujeito. As alternativas B e E apresentam verbos de fenômenos da natureza em sentido figurado, ou seja, podem ter sujeitos que são, respectivamente, “Ninguém” e “papel picado”. Nas alternativas C e D, o verbo “haver” constitui uma locução verbal, portanto, não é impessoal e tem como sujeitos, respectivamente, “Ele” e “Alguém”.

Resposta Questão 12

Alternativa A.

A oração acima apresenta um sujeito desinencial, pois ele não está explícito, e só pode ser identificado a partir da conjugação do verbo “lamento”. Por sua vez, o sintagma “a minha expressividade” é um complemento verbal sem o uso de preposição, portanto, um objeto direto.

Assista às nossas videoaulas

Leia o artigo