Questão 1
Relacione os conceitos:
I. Grau superlativo absoluto sintético.
II. Grau superlativo absoluto analítico.
a) ( ) É o grau formado pela presença de um advérbio de intensidade que modifica outro advérbio.
b) ( ) É o grau formado pela presença do sufixo -íssimo unido ao radical do advérbio.
Questão 2
Classifique o grau manifestado pelos advérbios nas frases a seguir:
a) João fala tão alto quanto seu irmão.
b) A tartaruga anda muito lentamente.
c) Ela gastou pouquíssimo na feira.
d) Aquele vendedor atingiu a meta do mês mais rapidamente do que todos.
e) A noiva chegou menos cedo do que os convidados.
Questão 3
Construa frases no grau dos advérbios indicados entre parênteses. Observe o exemplo:
João – corre – rápido – Pedro (comparativo de igualdade)
João corre tão rápido quanto Pedro.
a) Os meninos – ficaram – bem – comportados – meninas (comparativo de superioridade)
b) Nós – acordamos – cedo – todos (comparativo de inferioridade)
c) Os atletas – correm – rápido (superlativo absoluto analítico)
d) Canta – bem – sua mãe (comparativo de igualdade)
e) Cheguei – atrasada (superlativo absoluto sintético)
Questão 4
(Cespe – Adaptada) No trecho “o conceito se aplica tanto aos países ricos quanto aos pobres”, o termo “quanto” em correlação com o advérbio “tanto” introduz o segundo elemento de uma comparação de igualdade.
a) certo
b) errado
Resposta Questão 2
a) Grau comparativo de igualdade.
b) Grau superlativo absoluto analítico.
c) Grau superlativo absoluto sintético.
d) Grau comparativo de superioridade.
e) Grau comparativo de inferioridade.
Resposta Questão 3
a) Os meninos ficaram mais bem comportados do que as meninas.
b) Nós acordamos menos cedo do que todos.
c) Os atletas correm muito rápido.
d) Canta tão bem quanto sua mãe.
e) Cheguei muito atrasada.
Resposta Questão 4
Letra A – Perceba a comparação de igualdade da aplicabilidade do conceito que se estende aos países pobres e ricos indistintamente construída pela expressão “tanto... quanto”.