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Exercícios sobre estrutura das palavras

Esta lista de exercícios ajuda você a checar seus conhecimentos sobre estrutura das palavras, identificando os elementos formadores das palavras e também as suas funções.

Questão 1

Quais são os elementos que podem formar uma palavra na língua portuguesa?

A) Radical, afixos, vogal temática, tema, desinências, vogal ou consoante de ligação.

B) Radical, pronome, preposição, verbo de ligação.

C) Radical, consoante temática, desinências, verbo de ligação.

D) Radical, afixos, pronome, preposição, vogal ou consoante de ligação.

E) Radical, afixos, consoante temática, desinências, verbo de ligação.

Questão 2

Quais são os principais processos de formação de palavras?

A) Separação silábica e análise sintática.

B) Flexão e concordância.

C) Sintaxe e morfologia.

D) Derivação e composição.

E) Concordância e regência.

Questão 3

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam o mesmo radical.

A) casa - casamento - casaco

B) porta - português - portaria

C) imóvel - mover - mobilidade

D) civil - vil - vilão

E) homologar - homem - humanidade

Questão 4

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam o mesmo prefixo.

A) retrato - refazer - retorno

B) infeliz - intenso - inerte

C) desserviço - desfazer - despensa

D) bicicleta - bipolar - bimotor

E) subordinado - subentendido - sublime

Questão 5

Assinale a alternativa em que todas as palavras apresentam o mesmo sufixo.

A) ativista - idealista - sufragista

B) amável - possível - nível

C) mensagem - personagem - selvagem

D) lixeira - parceira - feira

E) rapidamente - previamente - demente

Questão 6

Com relação à estrutura das palavras, assinale a alternativa correta.

A) A vogal temática é um morfema que modifica o sentido básico da palavra.

B) O radical é a parte da palavra responsável por indicar as flexões verbais.

C) Prefixos e sufixos podem ser acrescentados ao radical para formar novas palavras.

D) A desinência indica o significado essencial da palavra.

E) Vogais e consoantes de ligação sempre indicam mudança de classe gramatical.

Questão 7

Marque a alternativa correta com relação à classificação dos elementos destacados nas palavras.

A) Lápis - S - desinência de número

B) Transpor - Trans - radical

C) Florista - A - desinência de gênero

D) Livraria - aria - prefixo

E) Pedreira - eira - sufixo

Questão 8

Relacione os conceitos da primeira coluna com as letras grifadas nas palavras da segunda coluna:

I. Consoante de ligação

II. Vogal de ligação

III. Vogal temática

a. cafeteira

b. gasômetro

c. amar

A) I-a; II-b; III-c.

B) I-a; II-c; III-b.

C) I-b; II-a; III-c.

D) I-b; II-c; III-a.

E) I-c; II-b; III-a.

Questão 9

(Marinha 2025 - Adaptada)

Tirinha em questão da Marinha sobre estrutura das palavras.

GONSALES, Fernando. Folha de São Paulo. 23.8.24.

Qual opção apresenta uma palavra do texto formada a partir de um substantivo?

A) “Fortíssimo”.

B) “Boníssimo”.

C) “Inteligentíssimo”.

D) “Rapidíssimo”.

E) “Biceptudíssimo”.

Questão 10

(Marinha 2025)

Redes sociais são amigas ou inimigas da saúde mental de jovens?

Com o uso generalizado e quase constante de redes sociais, têm surgido debates sobre seus impactos na saúde mental, especialmente dos mais jovens. A popularização dessas preocupações levou pesquisadores de diversas áreas a se dedicarem a compreender as nuances dessa relação. Afinal, o que revelam as evidências sobre o tema?

A pesquisa de Sumer Vaid e outros autores introduziu o conceito de “sensibilidade as mídias sociais" para explorar como a relação entre o uso de mídias sociais e o bem-estar varia entre diferentes indivíduos e contextos. O estudo revelou que na média há uma pequena associação negativa entre o uso das redes e o bem-estar subsequente. Contudo essa associação variava muito a depender de outras características dos participantes.

Por exemplo, indivíduos com disposições psicológicas vulneráveis, como depressão, solidão ou insatisfação com a vida, tendiam a experimentar uma sensibilidade negativa mais acentuada em comparação com aqueles não vulneráveis, Além disso, certos contextos físicos e sociais de uso das redes intensificaram essa sensibilidade negativa, sugerindo que a sua influência na saúde mental é multifacetada e dependente do contexto.

Já Amy Orben e outros pesquisadores decidiram investigar como o uso de redes sociais influencia a satisfação com a vida apenas em certas fases de desenvolvimento, como a puberdade e a transição para a independência, aos 19 anos. Isso destaca como as transformações neurocognitivas e sociais da adolescência podem intensificar o impacto das redes.

Dado o papel crucial das interações nessa idade, as redes sociais, que medem aprovação social por meio de "curtidas"”, podem exacerbar preocupações com autoestima e aceitação. Apesar dessas descobertas, os autores recomendam mais estudos sobre o uso de mídias em diferentes estágios de desenvolvimento, para entender melhor essa interação e formular politicas de proteção à saúde mental dos adolescentes nesta era digital.

Nesse sentido, a psicóloga e pesquisadora Candice Odgers defende cautela para as interpretações das pesquisas que estabelecem uma ligação direta entre o uso de redes sociais e o surgimento de problemas de saúde mental. Odgers adverte que, apesar das preocupações legitimas acerca de seus impactos adversos, as evidências cientificas atuais não confirmam uma relação causal direta. Ela enfatiza a importância de distinguir entre correlação e causalidade e de considerar a influência de uma série de fatores genéticos e ambientais no bem-estar.

Então, enquanto algumas pesquisas sugerem uma associação negativa entre o uso de mídias sociais e a saúde mental, é crucial reconhecer a diversidade de experiências entre os usuários. Fatores como disposições psicológicas, contextos de uso e a natureza interativa das plataformas sociais desempenham papéis significativos nessa equação, de acordo com ponderações desses mesmos estudos. 

O fato é que as redes vieram para ficar. Até o momento, os resultados das pesquisas enfatizam a importância de adotar uma perspectiva mais abrangente e individualizada ao examinar seus impactos. 

Educadores, pais, legisladores e o setor de tecnologia precisam, antes de tudo, reconhecer a complexidade envolvida para então formular estratégias que minimizem os riscos associados ao uso dessas plataformas. No entanto, não podemos negligenciar os benefícios que elas oferecem, como a interação social com pessoas distantes e o acesso à informação, que podem ser benéficos para muitos.

Se não considerarmos esses fatores, corremos o risco de, ao buscar um culpado para os problemas de saúde mental de nossa época, ficarmos sem soluções efetivas e descartarmos o que há de bom.

BIZARRIA, Deborah. Folha de São Paulo, 5.4.24,

As palavras derivadas destacadas nos trechos seguintes foram formadas mediante o emprego de prefixos, EXCETO:

A) “[..] entre o uso das subsequente "(2º §)

B) "[...] como depressão, solidão ou insatisfação com a vida [..]'(3° §)

C) "[...] é multifacetada e dependente do contexto.” (3° §)

D) “[...] podem exacerbar preocupações com autoestima e aceitação."(5º §)

E) “Apesar dessas descobertas, os autores recomendam mais estudos [...]" (5° §)

Questão 11

(UECE-CEV 2023)

Satélite

Fim de tarde.
No céu plúmbeo
A lua baça
Paira.

Muito cosmograficamente
Satélite.

Desmetaforizada,
Desmitificada,

Despojada do velho segredo de melancolia,
Não é agora o golfão de cismas,
O astro dos loucos e enamorados,
Mas tão somente
Satélite.

Ah! Lua deste fim de tarde,
Desmissionária de atribuições românticas;
Sem show para as disponibilidades sentimentais!

Fatigado de mais-valia,
gosto de ti, assim:
Coisa em si,
-Satélite.

(BANDEIRA, Manuel. Estrela da Tarde. Rio de Janeiro: Nova Fronteira [1963], 2007, p. 268)

Os processos de formação das palavras “cosmograficamente” (linha 90) e “Desmetaforizada” (linha 92) são denominados, respectivamente,

A) sufixação e parassíntese.

B) sufixação e prefixação.

C) prefixação e sufixação.

D) parassíntese e sufixação.

Questão 12

(UECE - adaptada)

As palavras a seguir possuem o mesmo processo de formação, como se constata em: “impaciente” ; “impaciência”; “reinstauro”; “reencontrasse”; “desprazer” . Esse processo de formação de palavras recebe o nome de derivação

A) parassintética.

B) sufixal.

C) imprópria.

D) prefixal.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa A. Os elementos que podem formar uma palavra são: radical, afixos (prefixos e sufixos), vogal temática, tema, desinências e vogal ou consoante de ligação. Já o pronome, a preposição e o verbo de ligação não são elementos que formam uma palavra. Além disso, não existe um elemento chamado consoante temática.

Resposta Questão 2

Alternativa D. Os principais processos são a derivação (acréscimo de afixos ao radical) e a composição (união de dois ou mais radicais). As demais opções não correspondem a processos de formação de palavras.

Resposta Questão 3

Alternativa C. As três palavras têm como radical mov-/mob-, com sentido de “mover”.

A alternativa A está incorreta, pois “casaco” não tem o mesmo radical que as outras duas palavras.

A alternativa B está incorreta, pois “português” não tem o mesmo radical que as outras duas palavras.

A alternativa D está incorreta, pois “civil” não tem o mesmo radical que as outras duas palavras.

A alternativa E está incorreta, pois “homologar” não tem o mesmo radical que as outras duas palavras.

Resposta Questão 4

Alternativa D. Todas as palavras apresentam o prefixo bi-, que significa “dois” ou “duplo”.

A alternativa A está incorreta, pois apenas em “refazer” há prefixo re-. Nas outras palavras, não se trata de um prefixo.

A alternativa B está incorreta, pois apenas em “infeliz” há prefixo in-. Nas outras palavras, não se trata de um prefixo.

A alternativa C está incorreta, pois em “despensa” não se trata do prefixo des-.

A alternativa E está incorreta, pois em “sublime” não se trata do prefixo sub-.

Resposta Questão 5

Alternativa A. As três palavras terminam com o sufixo -ista, que indica ocupação, profissão ou afiliação partidária ou idealismo.

A alternativa B está incorreta, pois “nível” não tem o sufixo -vel.

A alternativa C está incorreta, pois “personagem” não tem o sufixo -agem.

A alternativa D está incorreta, pois “feira” não tem o sufixo -eira.

A alternativa E está incorreta, pois “demente” não tem o sufixo -mente.

Resposta Questão 6

Alternativa C. Os afixos são morfemas acrescidos ao radical para formar palavras, modificando seu sentido ou sua classe gramatical. O prefixo vem antes do radical e o sufixo vem depois dele.

A vogal temática não modifica o sentido básico, mas serve como elo entre radical e desinências.

Quem indica flexões são as desinências, e não o radical.

O significado essencial da palavra vem do radical.

Vogais e consoantes de ligação servem para facilitar a pronúncia, e não para mudar a classe gramatical.

Resposta Questão 7

Alternativa E. O morfema -eira é, de fato, um sufixo, que aparece após o radical pedr-.

A alternativa A está incorreta, pois o -S em “lápis” não é uma desinência de número, sendo “lápis” uma palavra invariável no singular e no plural.

A alternativa B está incorreta, pois o morfema trans- é um prefixo, e não um radical. Em “transpor”, o radical é “por”.

A alternativa C está incorreta, pois o morfema -A de “florista” não é uma desinência de gênero, já que não indica o gênero da pessoa. Na verdade, o morfema é -ista, que é um sufixo.

A alternativa D está incorreta, pois o morfema -aria é um sufixo, e não um prefixo.

Resposta Questão 8

Alternativa A.

Em “cafeteira”, a letra T é uma consoante de ligação entre o radical cafe- e o sufixo -eira.

Em “gasômetro”, a vogal O é uma vogal de ligação entre o radical gas- e o sufixo -metro.

Em “amar”, a segunda vogal A é uma vogal temática do verbo de 1ª conjugação (terminado em -ar).

Resposta Questão 9

Alternativa E. “Biceptudíssimo” surge do substantivo “bíceps”. Já as demais palavras surgem de adjetivos (“forte”, “bom”, “inteligente” e “rápido”, respectivamente).

Resposta Questão 10

Alternativa D. A palavra “exacerbar” não tem prefixo. As demais palavras têm prefixos (sub-, in-, con-, des-, respectivamente).

Resposta Questão 11

Alternativa B. A palavra “cosmograficamente” apresenta o sufixo -mente. Já a palavra “desmetaforizada” apresenta o prefixo des-.

Resposta Questão 12

Alternativa D. A derivação presente em todas as palavras é a prefixal, com os prefixos im-, im-, re-, re- e des-, respectivamente.


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