Questão 1
(Avança - SP) As conjunções são palavras que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Assinale a alternativa que estabelece uma relação INCORRETA entre a conjunção destacada e sua classificação.
A) Comeu e bebeu durante toda a festa – conjunção aditiva.
B) Fabiana realizou a tarefa conforme a orientação de seu chefe – conjunção conformativa.
C) Ou ele casa ou ela vai romper o namoro – conjunção conclusiva.
D) Agradeceu o presente, mas não gostou dele – conjunção adversativa.
E) Viveu toda a vida na casa, portanto não queria se mudar – conjunção conclusiva.
Questão 2
(FGV) Assinale a opção em que a relação lógica entre os segmentos destacados é de causa / consequência.
A) O governo decidiu decretar feriado / para que a reunião dos chefes de Estado pudesse ocorrer em segurança.
B) Como ninguém vai trabalhar nesse dia / grande parte das pessoas decidiu passear em outros estados.
C) Embora não houvesse muita gente na cidade / os táxis trabalharam bastante.
D) Os turistas ficaram entusiasmados com a paisagem da cidade / pois o tempo bom ajudou bastante.
E) No próximo ano haverá mais um encontro internacional / mas os objetivos serão outros.
Questão 3
(Ibam) No trecho "O humor salva o casamento, desde que venha com doçura", a expressão "desde que" é classificada, de acordo com a gramática normativa, como:
A) conjunção subordinativa condicional.
B) conjunção subordinativa concessiva.
C) conjunção subordinativa causal.
D) locução adverbial de tempo.
Questão 4
(FCC) Todos sabemos que a nossa época é profundamente bárbara, embora se trate de uma barbárie ligada ao máximo de civilização.
Considerando as relações de sentido, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, o termo sublinhado pode ser substituído por:
A) conquanto.
B) conforme.
C) portanto.
D) porquanto.
E) contudo.
Questão 5
(Fundatec) Em relação ao seguinte trecho retirado do texto, assinale a alternativa que poderia substituir a expressão destacada sem alterar seu sentido: “Especialistas em saúde mental temem que o problema se torne bem mais frequente em consequência do grande número de plataformas de jogos on-line que passaram a atuar no Brasil depois de 2018”.
A) Embora.
B) Caso.
C) Portanto.
D) Ainda que.
E) Devido ao.
Questão 6
(Avança - SP) As conjunções são palavras que servem para relacionar duas orações ou dois termos semelhantes da mesma oração. Assinale a alternativa que estabelece uma relação INCORRETA entre a conjunção destacada e sua classificação.
A) Prometeu levar o bolo, contudo não cumpriu a promessa – conjunção aditiva.
B) Não comeu nem bebeu durante toda a viagem – conjunção aditiva.
C) Vendeu alguns objetos antigos, assim pôde juntar dinheiro – conjunção conclusiva.
D) Saiu antes que chovesse – conjunção temporal.
E) Quer leiam quer não, vão assinar o contrato – conjunção alternativa.
Questão 7
(SECPLAN) “O volume de apostas chegou a tal ponto que a economia está sentindo o baque.” (2º parágrafo)
A conjunção em destaque inicia uma oração que estabelece com a anterior a relação de:
A) condição
B) concessão
C) comparação
D) consequência
Questão 8
(Cesgranrio) No trecho “Essa sensação de alienação pode levar a uma diminuição da confiança nas decisões tomadas em seu nome, mesmo que essas decisões sejam baseadas em análises robustas e imparciais” (parágrafo 5), a conjunção que apresenta o mesmo valor semântico que mesmo que é
A) portanto
B) contanto
C) enquanto
D) porquanto
E) conquanto
Questão 9
(Vunesp) Leia o texto a seguir para responder à questão.
Por que agora a solidão nos adoece?
Para Vivek Murthy, cirurgião-geral e principal autoridade de saúde pública dos EUA, “a teoria evolutiva da solidão de John Cacioppo* está enraizada na observação de que os humanos sobreviveram como espécie não porque temos vantagens físicas como tamanho, força ou velocidade, mas por causa de nossa capacidade de nos conectar em grupos sociais”.
Essa teoria define a solidão como um estímulo para uma necessidade básica: a de nos conectar. “Assim temos uma maior chance de adaptação ao nosso ambiente”, defendeu o psiquiatra Thyago Antonelli-Salgado, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos, com um comportamento de grupo, eles se protegeram contra a ameaça de predação, a escassez de recursos, e, assim, houve uma seleção natural desses indivíduos”, explicou.
Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão é mais prevalente e intensa do que nunca e se configura como um grave problema de saúde pública. Em relatório de 2023, Murthy destaca que essa condição está associada a um risco maior de doença cardiovascular, demência, AVC, depressão, ansiedade e morte prematura. “O impacto de estar socialmente desconectado na mortalidade é semelhante ao causado por fumar até 15 cigarros por dia.”
Por enquanto, as principais evidências não são capazes de cravar essa relação de causa e efeito. De qualquer forma, o crescente arcabouço científico tem deixado países em alerta. O Japão criou um “Ministério da Solidão”, e, no Reino Unido, uma secretária foi nomeada para combatê-la.
O ponto chave que envolve a solidão é o sofrimento. Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo maior, como autoconhecimento ou necessidade profissional (escrever um livro, por exemplo), não estando, portanto, associada a alguma repercussão negativa. Nesse caso, falamos de solitude.
Antonelli-Salgado aponta que a solidão não pode ser tema abordado apenas na velhice. A importância da conexão social precisa ser ensinada desde cedo. “Muitas vezes, a gente ensina às crianças que, mesmo sem fome, é importante comer para crescer forte. É preciso tomar água para se hidratar. Mas não falamos sobre a importância de ter boas conexões sociais para que haja uma maior qualidade de vida.” Para ele, bons vínculos têm a ver com profundidade, com estabelecer efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre uma troca.
(Leon Ferrari. Disponível em: www.estadao.com.br/saude/a-solidao-nosajudou-a-sobreviver-por-que-agora-nos-adoece-especialistas- -explicam/?utm_source=estadao:mail. Adaptado)
* John T. Cacioppo (1951-2018): professor da Universidade de Chicago, onde fundou o Centro da Neurociência Cognitiva e Social.
Assinale a alternativa em que as duas conjunções destacadas estabelecem no texto a mesma relação de sentido.
A) Se pensarmos nos primatas, humanos e não-humanos… (3º parágrafo); … não estando, portanto, associada a alguma repercussão… (6º parágrafo)
B) Hoje, todavia, segundo os especialistas, a solidão… (4º parágrafo); Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo… (6º parágrafo)
C) … não estando, portanto, associada a alguma repercussão… (6º parágrafo); Mas não falamos sobre a importância… (7º parágrafo)
D) Entretanto a redução de interações pode ser feita com um objetivo… (6º parágrafo); … efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre… (7º parágrafo)
E) Mas não falamos sobre a importância… (7º parágrafo); … efetivas relações sociais e pensar que elas são sempre... (7º parágrafo)
Questão 10
(Avança - SP) Assinale a alternativa que contém uma conjunção subordinativa temporal.
A) Ela estava tão feliz que paralisou.
B) Todos estudaram para a prova de acordo com o conteúdo apresentado.
C) É imprescindível que todos conheçam a história do nosso país.
D) Eu gosto de você tanto quanto você gosta de mim.
E) Terminamos a prova quando o sinal tocou.
Questão 11
(IBFC)
Os homens gloriosos (adaptado)
(Cecília Meireles)
Sentei-me sem perguntas à beira da terra,
e ouvi narrarem-se casualmente os que
passavam.
Tenho a garganta amarga e os olhos doloridos:
deixai-me esquecer o tempo,
inclinar nas mãos a testa desencantada,
e de mim mesma desaparecer,
- que o clamor dos homens gloriosos
cortou-me o coração de lado a lado.
Pois era um clamor de espadas bravias,
de espadas enlouquecidas e sem relâmpagos,
ah, sem relâmpagos...
pegajosas de lodo e sangue denso.
Como ficaram meus dias, e as flores claras que
pensava!
Nuvens brandas, construindo mundos,
como se apagaram de repente!
[...]
O vocábulo destacado no verso “- que o clamor dos homens gloriosos” (v.7) introduz o valor semântico de:
A) comparação.
B) concessão.
C) oposição.
D) explicação.
E) conclusão.
Questão 12
(Avança - SP) Analise as conjunções destacadas e a relação descrita entre parênteses. Assinale a alternativa correta.
A) Paulinha é tagarela como sua mãe. (conjunção conformativa)
B) Cada criança carrega um sonho, imaginando seu futuro consoante sua imaginação. (conjunção consecutiva)
C) Ana passou muitas horas na cama, tal que ficou com dores nas costas. (conjunção causal)
D) Apenas caiu a primeira gota de chuva, e as flores já sorriram. (conjunção final)
E) Por melhor que fosse o trabalho apresentado, a nota deixou a desejar. (conjunção concessiva)
Resposta Questão 1
Alternativa C.
A única alternativa que classifica incorretamente as conjunções destacadas é a alternativa C, pois as conjunções “ou…ou” são alternativas e não conclusivas.
Resposta Questão 2
Alternativa B.
A alternativa B apresenta uma relação de causa e consequência, pois a conjunção “como” introduz a oração de causa “ninguém vai trabalhar nesse dia”, indicando o motivo pelo qual “grande parte das pessoas decidiu passear em outros estados” (consequência).
Resposta Questão 3
Alternativa A.
A expressão “desde que”, nessa frase, indica uma relação de condição, ou seja, “venha com doçura” é uma condição necessária para que o humor salve o casamento, logo, a conjunção é subordinativa e condicional.
Resposta Questão 4
Alternativa A.
A conjunção “embora” indica uma concessão, portanto, só pode ser substituída por “conquanto”, que também é classificada como conjunção subordinativa concessiva. As demais conjunções são, respectivamente, de conformidade, de conclusão, de conclusão e de oposição.
Resposta Questão 5
Alternativa E.
A locução conjuntiva “em consequência do” cumpre o papel de introduzir a oração “grande número de plataformas de jogos on-line que passaram a atuar no Brasil depois de 2018”, que mostra o motivo de preocupação dos especialistas, logo, indica uma causa do problema, portanto, pode ser substituída por “devido ao”.
Resposta Questão 6
Alternativa A.
A única alternativa que classifica incorretamente a conjunção destacada é a alternativa A, pois “contudo” é uma conjunção opositiva e não aditiva.
Resposta Questão 7
Alternativa D.
Na frase analisada, a conjunção “que” pode ser classificada como consecutiva, pois introduz a oração “a economia está sentindo o baque.”, que expressa o efeito, ou seja, a consequência da oração “o volume de apostas chegou a tal ponto”.
Resposta Questão 8
Alternativa E.
“Mesmo que” indica uma concessão, por isso, pode ser substituída pela conjunção “conquanto”, que é uma conjunção subordinativa concessiva.
Resposta Questão 9
Alternativa B.
A alternativa B apresenta duas conjunções com a mesma relação de sentido, pois “todavia” e “entretanto” são conjunções opositivas. As demais alternativas apresentam conjunções de classificações diferentes: “se” (condicional), “portanto” (conclusiva), “mas” (opositiva), “entretanto” (opositiva), “e” (aditiva) e “mas” (opositiva).
Resposta Questão 10
Alternativa E.
A alternativa E é a única que apresenta uma conjunção subordinativa temporal, que é a expressão “quanto”, que indica o tempo em que “o sinal tocou”.
Resposta Questão 11
Alternativa D.
Nos versos analisados, a conjunção “que” introduz uma oração coordenada que apresenta uma explicação para os pedidos feitos pelo eu lírico nos versos anteriores: “deixai-me esquecer o tempo, / inclinar nas mãos a testa desencantada, / e de mim mesma desaparecer”.
Resposta Questão 12
Alternativa E.
Na alternativa E, a locução “por melhor que” indica um valor concessivo entre “o trabalho apresentado” e o resultado que “deixou a desejar”, por isso, é a alternativa correta. Nas demais alternativas, a classificação está incorreta e deveria ser, respectivamente: comparativa, comparativa, consecutiva, temporal.