Questão 1
A classificação dos verbos quanto à conjugação está ligada:
A) à presença ou à ausência de complementos verbais.
B) à alteração ou à manutenção do radical durante a conjugação.
C) ao sentido que o verbo expressa na oração.
D) ao número de objetos que o verbo exige.
E) à função sintática que o verbo exerce na frase.
Questão 2
Leia a frase:
“O menino correu para dentro de casa.”
Considerando a classificação do verbo quanto à conjugação, pode-se afirmar que esse verbo é classificado como:
A) verbo regular de 1ª conjugação.
B) verbo regular de 2ª conjugação.
C) verbo regular de 3ª conjugação.
D) verbo de ligação.
E) verbo auxiliar.
Questão 3
A transitividade verbal classifica os verbos com base:
A) em como se comportam foneticamente.
B) na relação semântica que expressam.
C) no tipo de particípio que apresentam.
D) na irregularidade da conjugação.
E) na necessidade ou não de complementos.
Questão 4
Leia a frase:
“O professor explicou o conteúdo aos alunos.”
Considerando a transitividade verbal, o verbo pode ser classificado nessa frase como:
A) intransitivo.
B) transitivo direto.
C) transitivo indireto.
D) bitransitivo.
E) de ligação.
Questão 5
Verbos auxiliares servem para:
A) formar locuções verbais com verbos principais, indicando tempo, modo ou voz.
B) expressar estados e qualidades.
C) indicar fenômenos da natureza.
D) exigir objetos diretos e indiretos.
E) formar apenas tempos compostos do particípio.
Questão 6
Leia a frase.
“Eles têm trabalhado demais.”
A respeito da função do verbo “ter” na locução verbal, pode-se afirmar que se trata de um verbo:
A) principal.
B) de ligação.
C) auxiliar.
D) intransitivo.
E) regular.
Questão 7
A principal diferença entre verbos de ação e verbos de ligação é que:
A) verbos de ação exigem objeto, enquanto verbos de ligação não exigem complemento.
B) verbos de ação têm conjugação padronizada, enquanto verbos de ligação têm conjugação fora do padrão.
C) verbos de ação expressam atividades ou processos, enquanto verbos de ligação indicam estado, qualidade ou condição do sujeito.
D) verbos de ação aparecem sozinhos, enquanto verbos de ligação formam locuções verbais.
E) verbos de ação pertencem à 1ª conjugação, enquanto verbos de ligação pertencem à 2ª ou a 3ª conjugação.
Questão 8
Leia a frase:
“Os alunos continuaram motivados após a palestra.”
Considerando o sentido do verbo da frase, ele deve ser classificado como:
A) verbo de ação, pois indica um processo realizado pelo sujeito.
B) verbo transitivo indireto, pois exige objeto por meio de preposição.
C) verbo bitransitivo, pois apresenta dois complementos.
D) verbo de ligação, pois expressa a permanência de um estado do sujeito.
E) verbo auxiliar, pois acompanha um verbo principal para formar locução verbal.
Questão 9
(UEM)

(Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/tomate-o-campeaoda-piada-pronta>. Acesso em 12/06/2013.)
Assinale a alternativa correta, considerando o texto.
Os verbos “ser” e “ter”, em “Ser ou não ser” (quadro 1) e em “Ter ou não ter” (quadro 2), são verbos regulares que se encontram no gerúndio.
( ) Certo
( ) Errado
Questão 10
(IFF) Assinale a alternativa cuja predicação dos verbos destacados está classificada de modo correto, respectivamente.
I - A criança tossiu a noite inteira.
II - Os funcionários permanecem satisfeitos com seus salários.
III - O hóspede quebrou a maçaneta da porta do quarto.
A) Intransitivo – verbo de ligação – transitivo indireto.
B) Intransitivo – verbo de ligação – transitivo direto.
C) Transitivo direto – verbo de ligação – transitivo indireto.
D) Verbo de ligação – transitivo direto – intransitivo.
E) Intransitivo – transitivo direto – transitivo indireto.
Questão 11
(Uece - CEV)

Atente para a relação dos termos em destaque, nos trechos a seguir, com a classificação apresentada:
I. “A camada de gelo que cobre a Terra diminuiu, em média, 87 mil quilômetros quadrados (km2) por ano de 1979 a 2016” (linhas 135-137) — VERBO TRANSITIVO INDIRETO
II. “A estimativa resulta de análises da equipe do físico e geógrafo Xiaoqing Peng” (linhas 141-143) — VERBO INTRANSITIVO
III. “Essa diminuição foi ligeiramente compensada pelo aumento de 14 mil km2 por ano na camada de gelo do Hemisfério Sul no mesmo período” (linhas 147-150) — VERBO DE LIGAÇÃO
IV. “A cobertura de gelo da Terra é importante porque reflete a luz do Sol” (linhas 155-156) — VERBO DE LIGAÇÃO
Está correto o que consta nos itens
A) I e II apenas.
B) II, III e IV apenas.
C) III e IV apenas.
D) I, II, III e IV.
Questão 12
(Cefet)

ROLLEMBERG, Marcello. Arqueologia machadiana do Rio de Janeiro. Revista Cult. São Paulo: Editora Bregantini, ago. 2000, p. 21- 23.
Dentre os verbos irregulares há aqueles que apresentam alguma variação no radical, ou seja, na “base” da palavra.
Um exemplo de verbo irregular encontra-se no seguinte exemplo do texto:
A) “Poucos usaram [...]” (linha 11)
B) “[...] tão bem conheceu”. (linha 10)
C) “[...] as mostravam como [...]” (linha 6)
D) “[...] que soube da maneira [...]” (linha 3)
E) “[...] aquele que melhor a define [...]” (linha 1)
Resposta Questão 1
Alternativa B.
A classificação quanto à conjugação analisa a forma do verbo (regularidade, irregularidade etc.).
As alternativas A e D estão erradas, pois referem-se à transitividade verbal, e não à forma da conjugação.
As alternativas C e E estão erradas, pois referem-se à classificação quanto ao sentido do verbo (de ação ou de ligação).
Resposta Questão 2
Alternativa B.
A forma verbal “correu” vem do verbo “correr”, que é regular de 2ª conjugação (terminado em -er).
As alternativas A e C estão erradas, pois o verbo é de 2ª conjugação.
A alternativa D está errada, pois o verbo “correr” é um verbo de ação, e não um verbo de ligação. Além disso, essa é a classificação de acordo com o sentido do verbo, e não de acordo com a conjugação.
A alternativa E está errada, pois o verbo “correr” não é usado como verbo auxiliar na frase. Além disso, essa é a classificação de acordo com a função, e não de acordo com a conjugação.
Resposta Questão 3
Alternativa E.
A classificação de acordo com a transitividade indica se os verbos precisam de complementos para terem sentido completo, podendo ser intransitivos, transitivos diretos, transitivos indiretos ou bitransitivos.
A alternativa A está errada, pois não há classificação verbal de acordo com o som.
A alternativa B está errada, pois apresenta a classificação quanto ao sentido (de ligação ou de ação).
As alternativas C e D estão erradas, pois apresentam a classificação de acordo com a conjugação (abundantes na alternativa C e irregulares na alternativa D).
Resposta Questão 4
Alternativa D.
O verbo “explicar” tem dois complementos na frase: “o conteúdo” (objeto direto, sem preposição) e “aos alunos” (objeto indireto, com preposição). Portanto, é um verbo bitransitivo.
As alternativas A, B e C estão erradas, pois não consideram os dois complementos que existem na frase para completar o sentido do verbo.
A alternativa E está errada, pois o verbo “explicar” é um verbo de ação. Além disso, essa classificação é quanto ao sentido do verbo, e não quanto à transitividade verbal.
Resposta Questão 5
Alternativa A.
Os verbos auxiliares ajudam a indicar tempo, modo e voz em locuções verbais, junto aos verbos principais.
A alternativa B está errada, pois descreve a função de verbos de ligação.
A alternativa C está errada, pois descreve a função de verbos impessoais.
A alternativa D está errada, pois descreve uma característica de verbos bitransitivos.
A alternativa E está errada, pois apresenta parcialmente o uso de verbos auxiliares, mas não completamente, além de não indicar a função deles.
Resposta Questão 6
Alternativa C.
Na locução verbal, o verbo “ter” exerce função de verbo auxiliar, sendo “trabalhar” o verbo principal.
A alternativa A está errada, pois o verbo “ter” não carrega o sentido principal da locução, não podendo ser o verbo principal, e sim o auxiliar.
As alternativas B, D e E estão erradas, pois, além de não classificarem corretamente a função do verbo na locução verbal (verbo auxiliar), também não classificam corretamente segundo o sentido (verbo de ação), a transitividade (verbo transitivo direto) e a conjugação (verbo irregular).
Resposta Questão 7
Alternativa C.
Verbos de ação indicam atividades ou processos realizados ou sofridos pelo sujeito. Verbos de ligação conectam o sujeito a um predicativo, expressando seu estado ou sua qualidade.
A alternativa A está errada, pois verbos de ação podem exigir ou não objeto, já verbos de ligação não exigem objeto, e sim predicativo.
As alternativas B e E estão erradas, pois a classificação entre verbos de ação e de ligação não tem a ver com regularidade na conjugação.
A alternativa D está errada, pois quem forma locuções verbais são os verbos auxiliares, e isso não é determinante para a classificação entre verbos de ação ou verbos de ligação.
Resposta Questão 8
Alternativa D.
O verbo “continuar”, no contexto da frase, atua como verbo de ligação, ligando o sujeito (“os alunos”) ao predicativo (“motivados”), expressando a continuidade de um estado do sujeito.
A alternativa A está errada, pois o verbo “continuar” não descreve uma ação realizada pelo sujeito da oração.
A alternativa B está errada, pois o verbo “continuar”, na oração apresentada, não apresenta objeto indireto, e sim predicativo do sujeito (“motivados”) e adjunto adverbial (“após a palestra”).
A alternativa C está errada, pois o verbo “continuar” não tem um objeto direto e outro indireto.
A alternativa E está errada, pois não há locução verbal na frase, então não há um verbo auxiliar e outro principal.
Resposta Questão 9
Errado.
Os verbos “ser” e “ter” não são verbos regulares, e sim anômalo e irregular, respectivamente. Além disso, não estão no gerúndio, e sim no infinitivo.
Resposta Questão 10
Alternativa B.
Na frase I, o verbo “tossir” é intransitivo, pois não precisa de complemento para ter sentido completo.
Na frase II, o verbo “permanecer” é um verbo de ligação, para indicar um estado do sujeito (“os funcionários”), indicado pelo predicativo “satisfeitos”.
Na frase III, o verbo “quebrar” é transitivo direto, pois precisa de complemento para ter sentido, mas não há preposição ligando o verbo ao complemento.
Resposta Questão 11
Alternativa C.
Na frase I, o verbo “diminuir” é transitivo direto, pois não precisa de preposição para introduzir o complemento. Portanto, a classificação como verbo transitivo indireto está errada.
Na frase II, o verbo “resultar” é transitivo indireto, pois exige complemento para ter sentido completo. Portanto, a classificação como verbo intransitivo está errada.
Nas frases III e IV, o verbo “ser” é um verbo de ligação, pois une sujeito ao predicativo, para indicar uma qualidade do sujeito.
Resposta Questão 12
Alternativa D.
O verbo “saber” é um verbo irregular, como a própria forma conjugada na alternativa indica: “soube”, apresentando grande variação do restante das formas conjugadas desse verbo.
As alternativas A, B, C e E estão erradas, pois os verbos “usar”, “conhecer”, “mostrar” e “definir” são regulares, apresentando conjugação dentro da variação padrão para os verbos.