Questão 1
(CESGRANRIO)
“Acesas” é particípio adjetivo de “acender”, verbo chamado abundante, porque possui dupla forma de particípio (acendido e aceso). Em abundância, que é geralmente do particípio, em alguns verbos ocorre em outras formas. Assim, por exemplo, é o caso de:
a) coser
b) olhar
c) haver
d) vir
e) dançar
Questão 2
Considere (D) para verbos defectivos e (A) para abundantes e assinale a sequência correta:
( ) destruir
( ) ir
( ) precaver-se
( ) falir
( ) haver
( ) colorir
a) A, A, D, D, A e D.
b) A, A, A, D, D, e D.
c) A, D, A, D, A e D.
d) D, D, A, A, D e A.
Questão 3
(Alerj/Fesp)
Das alternativas abaixo, a que apresenta o particípio irregular dos verbos expressar, tingir e enxugar é:
a) expressado, tinto e enxugado
b) expresso, tingido e enxugado
c) expressado, tingido e enxuto
d) expresso, tinto e enxugado
e) expresso, tinto e enxuto.
Questão 4
Sobre os verbos defectivos, é correto afirmar:
I. Os verbos defectivos são aqueles que apresentam deficiência na sua conjugação, ou seja, por não apresentarem todas as formas verbais, não podem ser conjugados em determinadas pessoas, tempos ou modos.
II. Os verbos defectivos apresentam-se de acordo com o modelo de sua conjugação, sendo suas formas predizíveis graças às regras gerais de flexionamento.
III. Existem várias razões para que determinados verbos sejam classificados como defectivos, entre elas estão a eufonia e a significação.
IV. Os verbos defectivos são aqueles que apresentam duas formas de mesmo valor. Em geral, essas formas são mais frequentes no particípio.
V. Quase sempre faltam as formas rizotônicas dos verbos defectivos. Chama-se rizotônica a forma verbal que tem a sílaba tônica no radical.
a) II e IV.
b) I, III e V.
c) I, II e V.
d) II, III e IV.
e) II e V.
Resposta Questão 1
Alternativa “c”. Os verbos “coser”, “olhar”, “vir” e “dançar” não são considerados verbos abundantes, pois somente podem ser conjugados no particípio regular: “cosido”, “olhado”, “visto” e “dançado”. Já o verbo haver é considerado abundante porque admite as duas formas, havemos/hemos, muito embora não estejam no particípio (forma em que usualmente encontramos os verbos abundantes), mas sim no presente do indicativo. É importante ressaltar que a segunda forma, “hemos”, é pouco utilizada na língua portuguesa.
Resposta Questão 3
Alternativa “e”. Por serem classificados como verbos abundantes, os verbos expressar, tingir e enxugar apresentam duas ou mais formas.