Questão 1
Sobre os aspectos históricos do trabalho infantil, avalie as proposições a seguir:
I) Do início das civilizações até a Idade Média, o trabalho realizado por crianças possuía essencialmente a função de ajudar a família nas atividades de subsistência, como a produção de alimentos.
II) Durante o período do feudalismo, o trabalho infantil era explorado pelos mestres artesãos ou pelos senhores feudais e as atividades laborais infantis eram recompensadas com comida, moradia ou aprendizado de um novo ofício.
III) Apenas com o início da Revolução Industrial a prática da utilização do trabalho de crianças foi interrompida. Para evitar acidentes de trabalho, as fábricas contavam somente com trabalhadores adultos.
Estão corretas as alternativas:
a) I e III.
b) I e II.
c) II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa I.
Questão 2
Sobre as primeiras medidas para restringir o trabalho infantil na Europa, estão corretas as afirmativas, exceto:
a) A Inglaterra implantou, no início do século XIX, a sua primeira lei de controle do trabalho infantil nas indústrias do país.
b) Após a iniciativa inglesa, França e Alemanha passaram a também limitar as atividades laborais realizadas por crianças.
c) Entre as medidas implantadas por alguns países europeus, estava o fim do trabalho infantil no período noturno.
d) Embora algumas restrições tivessem sido impostas às empresas fabris, o castigo físico às crianças continuou sem previsão legal proibitiva e permaneceu como prática cotidiana nas fábricas.
e) Uma das medidas mais importantes para garantir a segurança das crianças foi a redução da carga horária máxima de trabalho. Era comum que as crianças trabalhassem até 14 horas por dia. Nos momentos de exaustão física, ocorria grande parte dos acidentes.
Questão 3
A respeito das implicações que envolvem o trabalho infantil, avalie as proposições a seguir:
I) O trabalho na infância impossibilita o convívio com outras crianças e o desenvolvimento de atividades próprias da idade, como brincar e estudar, comprometendo, assim, o seu desenvolvimento social e educacional.
II) Crianças que trabalham ficam suscetíveis a acidentes, lesões e doenças.
III) A evasão escolar é, em muitos casos, provocada pelo ingresso de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Desses precoces trabalhadores, poucos retornam para a escola, comprometendo também a sua evolução profissional.
IV) A criança que começa a trabalhar cedo atinge uma maturidade e estabilidade emocionais que perdurarão por toda a vida, pois começam desde cedo a compreender sua responsabilidade no mundo e o papel que devem desempenhar na sociedade.
Assinale a alternativa correta:
a) F, V, V, F
b) V, V, V, F
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F
e) V, F, F, F
Questão 4
As reivindicações da sociedade civil e organizações para a proteção das crianças têm obtido resultados positivos no que se refere à redução do trabalho infantil. Entretanto, ainda persistem as práticas de utilização da mão de obra de crianças. Sobre esse tema, estão corretas as proposições abaixo, exceto:
a) Nos grandes centros urbanos, é habitual encontrar crianças e adolescentes trabalhando como engraxates, flanelinhas, guardadores e lavadores de carros, vendedores, malabaristas, distribuidores de panfletos em semáforos, catadores de latinhas, em lixões etc.
b) Ainda é comum a ocorrência de crianças desenvolvendo serviços domésticos remunerados ou em suas próprias casas ou nas residências de seus patrões.
c) No ambiente rural, também é frequente o uso da mão de obra infantil para a realização de atividades laborais em pequenas propriedades agrícolas.
d) O trabalho das crianças nos grandes centros urbanos é, sem dúvida, muito mais seguro para as crianças e adolescentes que exercem alguma atividade remunerada. Os locais onde habitualmente trabalham não oferecem tantas possibilidades de acidentes e doenças como ocorre no ambiente rural.
e) Milhões de crianças ainda trabalham em todo o mundo, e um número significativo desempenha funções que colocam a sua saúde, segurança e o seu desenvolvimento em risco.
Resposta Questão 1
Letra B
A alternativa III está incorreta porque o início da Revolução Industrial marcou a intensificação da utilização da mão de obra infantil. Nas primeiras indústrias implantadas na Europa, era habitual a exploração da mão de obra infantil em razão de seu menor custo em comparação com a mão de obra masculina. Essa prática persistiu durante um período significativo, embora fosse comum a ocorrência de acidentes de trabalho e até mortes de crianças.
Resposta Questão 2
Letra D
A letra D está incorreta porque uma das primeiras medidas impostas pela legislação inglesa, francesa e alemã era justamente a proibição dos castigos físicos no ambiente fabril.
Resposta Questão 3
Letra B
A alternativa IV é falsa porque o trabalho infantil afeta o desenvolvimento emocional da criança, pois inviabiliza a vivência plena da infância, além das possíveis situações traumáticas e consequências de maus-tratos sofridos durante o desenvolvimento dessas atividades.
Resposta Questão 4
Letra D
O trabalho infantil nos grandes centros urbanos pode causar tanto ou mais impactos à saúde e probabilidades de acidentes que o trabalho rural. As condições em que as crianças trabalham na cidade são perigosas e insalubres, já que uma parte considerável trabalha no trânsito frenético das grandes cidades e em contato com o lixo, já que muitos trabalham como catadores de latinhas ou em lixões.