Questão 1
O deslocamento diário de pessoas para estudar ou trabalhar em outra cidade, estado ou país não se trata propriamente de uma migração, pois é uma transferência momentânea. Ocorre comumente nas regiões metropolitanas.
A que movimento migratório refere-se o fragmento acima?
a) nomadismo
b) transumância
c) diáspora
d) êxodo urbano
e) migração pendular
Questão 2
Sobre o êxodo rural, julgue as proposições a seguir:
I) O êxodo rural é o deslocamento de pessoas do campo para as cidades.
II) O êxodo rural é um movimento migratório unicamente voluntário, sempre motivado pela vontade das pessoas que migram.
III) Em geral, o êxodo rural ocorre porque os habitantes do campo buscam na cidade melhores condições de vida.
IV) As pessoas que vivem no campo optam por morar nas cidades para ter acesso a serviços de educação, saúde, saneamento básico e lazer.
Estão corretas as alternativas:
a) II e III.
b) I, III e IV.
c) I, II e III.
d) Todas as alternativas.
e) Apenas a alternativa IV.
Questão 3
Acerca da transumância, estão corretas as afirmativas a seguir, exceto:
a) No Brasil, esse deslocamento é comum entre o Sertão Nordestino e a Zona da Mata.
b) É um movimento sazonal que é determinado pelas estações do ano.
c) Nesse tipo de migração, um grupo de pessoas muda de cidade, estado ou país permanentemente.
d) O deslocamento, em geral, dura alguns meses, mas o migrante continua tendo como referência de moradia o local de origem.
e) É o caso de trabalhadores rurais que vão todos os anos para outros estados trabalhar no corte de cana-de-açúcar, por exemplo, e, encerrado o período de colheita, retornam para seus estados de origem.
Questão 4
O deslocamento expressivo de habitantes da África ocorrido por força da escravidão colonial foi um tipo de migração que se caracterizou pela rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Esse movimento migratório é conhecido como:
a) êxodo urbano
b) transumância
c) migração pendular.
d) diáspora
e) nomadismo
Resposta Questão 1
Letra E
A migração pendular, ou movimento pendular, é um movimento populacional regular em que as pessoas viajam da cidade em que residem para outra cidade onde trabalham ou estudam em tempo integral. Esse movimento não é necessariamente uma migração, já que as pessoas que o realizam não mudam de residência.
Resposta Questão 2
Letra B
Em algumas situações, o êxodo rural é involuntário. O exemplo mais significativo é o da mecanização do campo, que substitui a mão de obra dos trabalhadores do campo, que são obrigados a migrar para as cidades.
Resposta Questão 3
Letra C
A transumância é um movimento periódico que se repete anualmente. Os migrantes deslocam-se para locais em que possam trabalhar por um determinado período e retornam para suas moradias quando as condições naturais que os expulsaram amenizam-se.
Resposta Questão 4
Letra C
Diáspora é a rápida dispersão de um grupo populacional de um território. Em geral, essa migração é involuntária ou forçada. Temos como exemplos mais expressivos a diáspora africana (ocorrida por força da escravidão colonial) e a diáspora judaica (expulsão dos judeus da Palestina pelo Império Romano).