Questão 1
“O crescimento sem precedentes da população mundial nos últimos 50 anos, até alcançar 7 bilhões de pessoas neste ano, reavivou as preocupações sobre a chegada de uma grande crise demográfica.
David Lam, economista da Universidade de Michigan, explicou nesta sexta-feira que, apesar do crescimento da população, o planeta foi capaz de produzir alimentos suficientes para reduzir as crises de fome e a pobreza. No entanto, ainda há preocupações sobre uma possível crise demográfica no planeta, disse ele em discurso para especialistas em uma associação sobre estudos da população nos Estados Unidos […]”.
Último Segundo, 02 nov. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Adaptado.
A teoria demográfica que se preocupa em apontar o desequilíbrio negativo entre o crescimento demográfico e a produção de alimentos é a:
a) reformista
b) desenvolvimentista
c) malthusiana
d) explosão demográfica
e) agrodemográfica
Questão 2
“[...] Agora começa a ganhar fôlego no meio acadêmico a escola dos neomalthusianos. Eles acham que a armadilha agora é gente demais vivendo num meio ambiente degradado demais. Em 2050, prevê-se, seremos 9,2 bilhões de pessoas – ou 2,5 bilhões a mais do que hoje”.
Revista Veja, ed. 2062, maio de 2008. Adaptado.
Os neomalthusianos, mencionados pelo texto, temem o rápido crescimento populacional frente à capacidade da sociedade e do planeta em lidar com esse crescimento, da mesma forma que pensava Thomas Malthus. No entanto, diferentemente do malthusianismo clássico, o neomalthusianismo:
a) impede que qualquer tipo de controle populacional seja implementado pelo Estado em termos de políticas públicas.
b) defende a difusão de métodos contraceptivos, planejamento familiar e outras medidas de redução da natalidade.
c) apregoa o retorno do crescimento das taxas da mortalidade como mal necessário frente à explosão demográfica
d) considera a necessidade de se impor um controle da moral da população, em que os casais só devem procriar se tiverem condições financeiras.
e) afirma que a única saída para a explosão demográfica é a migração em massa das regiões povoadas para áreas desabitadas.
Questão 3
“A transição demográfica é um dos fenômenos estruturais que ameaçam os Estados Sociais desde a segunda metade do século passado. Embora se cuide de um fenômeno universal, recebendo o influxo das condições históricas dos diferentes países e regiões, ele se manifesta de formas não lineares e assimétricas. Há uma tendência de ocorrer de forma diferente nos países desenvolvidos, nos países em desenvolvimento e no chamado terceiro mundo”.
VAZ, P. P. B. Situação cíclica desafia políticas públicas preventivas. Consultor Jurídico. Disponível em: <http://www.conjur.com.br>. Acesso em: 13 abr. 2015.
A teoria da transição demográfica citada pelo trecho acima diz respeito:
a) ao quadro efêmero do crescimento demográfico
b) ao combate às políticas de controle de natalidade
c) ao crescimento não previsível da população mundial
d) aos processos de expansão demográfica e migração internacional
e) à correlação entre força de trabalho disponível e a demanda necessária
Questão 4
(FGV)
"Os países ricos, em função de sua renda mais elevada e consequente nível de consumo, são responsáveis por mais da metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela poluição e degradação das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constituem o seu sustento. Uma criança que nascer hoje em Nova lorque, Paris ou Londres vai consumir, gastar e poluir mais durante a sua vida do que 50 crianças em um país 'em desenvolvimento'."
(Adapt.) Relatório do Desenvolvimento Humano/ PNUD, 1998.
Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima:
a) Concorda com a teoria Reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários à sobrevivência humana.
b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.
c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada.
d) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.
e) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais, defendendo a necessidade de reformas socioeconômicas para preservá-los.
Resposta Questão 1
A teoria que se preocupa com o crescimento populacional frente à disponibilidade de alimentos é a malthusiana. Thomas R. Malthus defendia que o crescimento da população obedeceria aos termos de uma progressão geométrica, enquanto os alimentos evoluiriam conforme uma progressão aritmética.
Alternativa correta: letra C
Resposta Questão 2
O neomalthusianismo difere do malthusianismo clássico no sentido de considerar necessária a implementação de métodos contraceptivos para o controle do crescimento demográfico da população mundial. Thomas Malthus, em razão de sua orientação religiosa, era contra essas premissas, defendendo aquilo que chamava de “controle moral”.
Alternativa correta: letra B
Resposta Questão 3
A teoria da transição demográfica afirma que não há um crescimento acelerado em forma de explosão linear da população, mas que esse processo é mais ou menos cíclico, embora não constante. Assim, um crescimento demográfico inicial é estabilizado após uma rápida queda das taxas de mortalidade e, posteriormente, de natalidade. Trata-se, portanto, de um retrato do quadro transitório (efêmero) da demografia mundial.
Alternativa correta: letra A
Resposta Questão 4
Uma das intenções do trecho é demonstrar que não há uma correlação direta entre crescimento demográfico e o nível de consumo no sentido de afetar o meio ambiente, uma vez que a parcela reduzida da população mundial consome e prejudica a sustentabilidade de todo o planeta.
Alternativa correta: letra D