Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre Teoria Neomalthusiana

Esta lista de exercícios sobre a Teoria Neomalthusiana avaliará seus conhecimentos sobre as teses que defendem o controle máximo do crescimento da população.

Questão 1

A Teoria Neomalthusiana argumenta que o crescimento populacional tem como consequência o

A) aumento da pobreza da população.

B) fenômeno de fuga de cérebros.

C) término da falta de mão de obra.

D) processo de redução da renda.

E) decréscimo da taxa de natalidade.

Questão 2

Os preceitos da Teoria Neomalthusiana foram embasados com base na teoria demográfica:

A) reformista.

B) alarmista.

C) malthusiana.

D) ecomalthusiana.

E) reducionista.

Questão 3

A preocupação dos teóricos neomalthusianos em relação ao crescimento populacional é explicada, dentre outros fatores, pelo

A) incremento dos índices de natalidade dos países desenvolvidos.

B) aumento da taxa de natalidade dos países subdesenvolvidos.

C) intenso movimento de migração em diversos países do globo.

D) diminuto poder de compra da população dos países pobres.

E) processo de crescimento da população urbana nas metrópoles.

Questão 4

Assinale a alternativa que indica um mecanismo defendido pelos neomalthusianos para o controle populacional:

A) Investimentos públicos em hospitais.

B) Utilização de métodos contraceptivos.

C) Preservação dos recursos renováveis.

D) Campanhas de incentivo à natalidade.

E) Apoio financeiro às famílias pobres.

Questão 5

O tom alarmista adotado pelos neomalthusianos em relação ao crescimento da população não se concretizou. Umas das justificativas para esse cenário, ou seja, a diminuição da taxa de natalidade mundial, foi a

A) participação efetiva das mulheres no mercado de trabalho.

B) adoção de políticas natalistas em todos os países do globo.

C) aceleração populacional somente de comunidades agrárias.

D) elevação dos índices de fecundidade apenas na zona rural.

E) incentivação de políticas de educação sexual nas escolas.

Questão 6

A Teoria Malthusiana adotava preceitos muito próximos aos da Teoria Neomalthusiana. Os malthusianos centravam a sua preocupação na

A) formação de grandes favelas nas zonas periurbanas.

B) ausência de empregos para toda a população ativa.

C) crescente concentração de população na área rural.

D) oferta de empregos qualificados para a população.

E) possibilidade de falta de alimentos para a população.

Questão 7

Assinale a alternativa que indica um ponto positivo da Teoria Neomalthusiana:

A) A influência dos métodos de incentivo à natalidade na população mundial.

B) A interferência dos poderes público e privado no planejamento das famílias.

C) O controle do crescimento da população por meio de políticas contraceptivas.

D) O desenvolvimento de estudos que subsidiaram pesquisas demográficas.

E) O aumento da população, especialmente nas grandes metrópoles do planeta.

Questão 8

A Teoria Reformista representou um importante contraponto à Teoria Neomalthusiana. Os reformistas defendiam

A) o aumento apenas da população do campo.

B) o controle do número de filhos por mulher.

C) as formas de diminuir o crescimento urbano.

D) a adoção de ações de planejamento social.

E) as políticas públicas de combate à pobreza.

Questão 9

As políticas de planejamento familiar, como o direcionamento do número de filhos por família, são defendidas pelos neomalthusianos. Um país que adotou a política de filho único foi a

A) Rússia.

B) França.

C) Áustria.

D) China.

E) Colômbia.

Questão 10

(Mackenzie 2019)

China vê política do filho único como ineficaz e planeja liberação total

País tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. Há dois anos, a China deu o histórico passo de acabar com a política do filho único e permitir que todos os casais do país tivessem dois filhos, mas a medida não parece ter bastado para resolver seus problemas demográficos, o que levou o governo a estudar o fim de qualquer restrição familiar. Por mais paradoxal que possa parecer, a China, país mais populoso do mundo, com quase 1,4 bilhão de pessoas, tem um crescente problema de escassez de mão de obra devido ao rápido envelhecimento da população. O governo esperava amenizar a questão com a mudança de 2016, mas a medida não teve o sucesso esperado. [...] Para ampliar o alerta, em julho as autoridades divulgaram um dado preocupante. Após um crescimento da taxa de natalidade no país em 2016, coincidindo com o fim da “política do filho único”, o número de crianças nascidas no país caiu em 630 mil em 2017.

A política do filho único mencionada no artigo jornalístico pode ser, corretamente, associada aos conceitos da Teoria Populacional

A) Ecomalthusiana.

B) Reformista.

C) Neomalthusiana.

D) Transformadora.

E) Possibilista.

Questão 11

(IF-GO 2011) Em 1798, o pastor, economista e demógrafo Thomas Malthus publicou seu famoso “Ensaio Sobre a Lei da População”. Nesta obra, ele postula a ideia de que a população cresce em progressão geométrica e a produção dos meios de subsistência cresce em progressão aritmética. E esta lei é natural, divina. E ela é, sobretudo, aplicável aos pobres. Sobre isto Malthus afirma:

“Se a proporção entre o crescimento natural da população e dos meios de subsistência há muito que ocorreu e se essa oscilação necessária, essa causa permanente de uma miséria periódica sempre existiu desde que a humanidade tem uma história, ela existe agora e existirá sempre, a menos que ocorra uma mudança decisiva na constituição física de nossa natureza.”

DUPUY, G. & POURSIN, J. M. Malthus. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 30.

Logo após a segunda Guerra Mundial, uma atualização da concepção de Malthus começou a ser desenvolvida, mas agora ela era direcionada não à pobreza em geral, mas sim aos países de “terceiro mundo”. Esta concepção ficou conhecida como Neomalthusianismo. Observe a citação a seguir de Eugene Black, um autor neomalthusiano:

“Há três anos e meio, disse nas Nações Unidas: devo ser franco: o aumento da população ameaça anular todos os nossos esforços para elevar os níveis de vida de muitos países mais pobres. A menos que se possa restringir o aumento da população, ver-nos-emos forçados a desistir por esta geração de nossas esperanças de progresso econômico.”

IVAN, J. & GALLO, H. O mito da explosão demográfica. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1970, p. 40.

Com base nas afirmações acima e em seus conhecimentos sobre a Geografia da População, é correto afirmar que:

A) Malthus, em sua proposta de controle populacional, defendia o aborto, o uso de anticoncepcionais e o planejamento familiar.

B) A concepção neomalthusiana, por ser desenvolvida nos países de “terceiro mundo”, defendia práticas de controle populacional nestes países, justamente por considerar que a causa do subdesenvolvimento era a superpopulação.

C) Tanto Malthus quanto os neomalthusianos equivocaram-se por identificar as causas da pobreza ou do subdesenvolvimento na dinâmica populacional, sem perceber que esta dinâmica é produzida social e historicamente.

D) Os neomalthusianos propunham, como forma de resolver o problema da superpopulação nos países subdesenvolvidos, a abstinência sexual dos pobres, até que estes tivessem condições financeiras de manter suas próprias famílias.

E) A teoria de Malthus ainda é válida hoje, apesar de todo desenvolvimento técnico e científico ocorrido após a revolução industrial, o que provocou um aumento considerável na produção de alimentos.

Questão 12

(PUC-RS 2010) Sobre as teorias Malthusiana e a Neomalthusiana, é correto afirmar que

A) a teoria Malthusiana afirmava que a população crescia em progressão geométrica e a Neomalthusiana postulava que o crescimento populacional estacionaria no final de século XIX.

B) a teoria Malthusiana defendia o emprego da tecnologia como solução para amenizar a fome no mundo enquanto a Neomalthusiana não considerava o papel da tecnologia na produção de alimentos.

C) ambas propunham o controle da natalidade através do emprego de preservativos e de pílulas anticoncepcionais.

D) embora as duas teorias fossem antinatalistas, os neomalthusianos defendiam o controle da natalidade preponderantemente nos países subdesenvolvidos, e os malthusianos propunham um mecanismo chamado sujeição moral.

E) também chamados alarmistas, os malthusianos afirmavam que a solução para conter a miséria do mundo seria a abstinência sexual e o desenvolvimento de tecnologias para o melhoramento genético.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa A

A Teoria Neomalthusiana tem como premissa a ideia de que o crescimento da população tem como causa direta a geração de pobreza. Portanto, os neomalthusianos defendem que haja um grande controle sobre o crescimento populacional.

Resposta Questão 2

Alternativa C

A Teoria Neomalthusiana foi embasada nos preceitos da Teoria Malthusiana. Os malthusianos defendiam que o crescimento da produção alimentar não acompanharia o aumento da população. Logo, haveria uma grande crise de abastecimento no mundo.

Resposta Questão 3

Alternativa B

Um dos pressupostos que marcaram a criação da Teoria Neomalthusiana foi o aumento da população verificado especialmente nos países subdesenvolvidos. O referido cenário resultou na formulação de teorias alarmistas que expunham uma suposta explosão demográfica no mundo.

Resposta Questão 4

Alternativa B

Os neomalthusianos defendiam o controle populacional como ferramenta de combate à pobreza. Eles defendiam, portanto, medidas de planejamento familiar, como a adoção de métodos contraceptivos.

Resposta Questão 5

Alternativa A

A entrada das mulheres no mercado de trabalho, por meio de processos como a urbanização e a industrialização, culminou no decrescimento das taxas de natalidade em diversos locais. Esse cenário foi um dos disparadores da redução do número de filhos por mulher em nível mundial.

Resposta Questão 6

Alternativa E

A Teoria Malthusiana tinha como principal argumento a possibilidade de falta de alimentos para toda a população mundial. Tal argumento estava embasado na ideia de que o crescimento da população, que se daria em progressão geométrica, não acompanharia a produção alimentar global, que se daria em progressão aritmética.

Resposta Questão 7

Alternativa D

A Teoria Neomalthusiana e as demais teorias demográficas forneceram pressupostos importantes para os estudos de Geografia da População. Elas contribuíram de maneira decisiva para os avanços nesse campo de estudo.

Resposta Questão 8

Alternativa E

A Teoria Reformista tinha como abordagem clássica a defesa de que a pobreza era a principal causa para o crescimento da população. Sendo assim, os reformistas defendiam a implementação de políticas públicas para combater a pobreza e, consequentemente, o crescimento exacerbado da população.

Resposta Questão 9

Alternativa D

A China é um exemplo de país que adotou medidas neomalthusianas, mais precisamente a política de filho único, com vistas a reduzir o crescimento da população. Porém, atualmente tal política foi flexibilizada, mediante o acelerado envelhecimento da população chinesa.

Resposta Questão 10

Alternativa C

O controle populacional é uma das premissas da Teoria Neomalthusiana. Para os neomalthusianos, o controle populacional era necessário, em especial, como medida para combater a pobreza.

Resposta Questão 11

Alternativa C

As teorias demográficas alarmistas, com destaque para a Teoria Malthusiana e a Teoria Neomalthusiana, não identificaram que as causas da pobreza estão diretamente relacionadas aos fatores históricos e sociais. Portanto, elas adotaram uma visão reducionista e por vezes equivocada quanto à relação entre população e pobreza.

Resposta Questão 12

Alternativa D

Uma diferença clássica entre malthusianos e neomalthusianos era que o primeiro grupo defendia métodos considerados conservadores para o controle populacional, inclusive moralistas. Já o segundo grupo defendia métodos medicinais de controle populacional com enfoque em países subdesenvolvidos.


Leia o artigo