Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre solo

Esta lista de exercícios permitirá medir os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relativos ao estudo do solo, um recursos natural muito importante para a sociedade.

Questão 1

O processo de formação dos solos, desencadeado pela desagregação das rochas e minerais, é corretamente chamado de

a) sedimentação.

b) desertificação.

c) lixiviação.

d) intemperismo.

e) desnudação.

Questão 2

Assinale a alternativa que NÃO apresenta influência no processo de formação dos solos:

a) condições climáticas do local

b) aspectos da geomorfologia

c) presença de micro-organismos

d) ocorrência de tectonismo

e) características da rocha matriz

Questão 3

Os solos são classificados conforme as suas características pedológicas, uma vez que envolvem diversos fatores presentes no espaço geográfico. Duas características dos solos argilosos são:

a) muita presença de areia e umidade

b) muita presença de argila e pouca umidade

c) pouca aeração e muita compactação

d) mais erosíveis e com muita areia

e) menos erosíveis e com muito silte

Questão 4

Os horizontes do solo são camadas que possuem características específicas com base na sua formação. O horizonte O do solo é caracterizado pela(o)

a) elevada presença de matéria orgânica.

b) inexistência de flora e fauna no local.

c) acumulação de água no nível freático.

d) grande acúmulo de ar e sais minerais.

e) presença de grandes partes de rochas.

Questão 5

A rocha matriz é uma parte importante do processo de formação de um solo. A camada de solo que apresenta a rocha matriz é chamada de

a) horizonte O.

b) horizonte A.

c) horizonte B.

d) horizonte C.

e) horizonte R.

Questão 6

Os principais tipos de solos predominantes no território brasileiro são os

a) vertissolos e gleissolos.

b) latossolos e argissolos.

c) nitossolos e planossolos.

d) neossolos e luvissolos.

e) chernossolos e neossolos.

Questão 7

A água possui um papel muito importante na formação e no desenvolvimento dos solos. Qual elemento é primordial para a infiltração da água no solo?

a) Presença de vegetação

b) Ocorrência de chuvas

c) Atuação de tectonismo

d) Formação de ventos

e) Influência da radiação

Questão 8

A agricultura é uma atividade que provoca intensos impactos no solo. Um exemplo desse cenário é a

a) ocorrência de processos erosivos em razão do uso inadequado do solo.

b) manutenção da vegetação nativa para a proteção das nascentes de água.

c) aplicação de agrotóxicos que não impactam na fauna e flora do subsolo.

d) contenção de encostas íngremes por meio do uso de técnicas de terraços.

e) atenuação do processo de compactação do solo pela atividade pecuária.

Questão 9

(Enem 2021) As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns rios vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepéti e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.

ANGELO C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).

A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de

a) solo fértil.

b) encosta íngreme.

c) vegetação diversificada.

d) drenagem eficiente.

e) clima ameno.

Questão 10

(Enem 2017) O desgaste acelerado sempre existirá se o agricultor não tiver o devido cuidado de combater as causas, relacionadas a vários processos, tais como: empobrecimento químico e lixiviação provocados pelo esgotamento causado pelas colheitas e pela lavagem vertical de nutrientes da água que se infiltra no solo, bem como pela retirada de elementos nutritivos com as colheitas. Os nutrientes retirados, quando não repostos, são comumente substituídos por elementos tóxicos, como, por exemplo, o alumínio.

LEPSCH, I. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002 (adaptado).

A dinâmica ambiental exemplificada no texto gera a seguinte consequência para o solo agricultável:

a) elevação da acidez.

b) ampliação da salinidade.

c) formação de voçorocas.

d) remoção da camada superior.

e) intensificação do escoamento superficial.

Questão 11

(Enem) Os solos tropicais são naturalmente ácidos, em razão da pobreza do material de origem ou devido aos processos de gênese. Além disso, o manejo das áreas agrícolas pode conduzir os solos à acidificação.

SOUZA, H. A. et al. Calagem e adubação boratada na produção de feijoeiro. Revista Ciência Agronômica, v. 42, n. 2, abr.-jun. 2011.

Em solos ácidos como os brasileiros, o método mais indicado, com o elemento utilizado para a correção do problema descrito no texto, é o(a)

a) descanso do solo a partir da técnica de pousio.

b) uso da calagem pela introdução de calcário no solo.

c) aração do solo para realizar a sua descompactação.

d) plantio direto para diversificar as culturas.

e) rotação de culturas para manter os nutrientes no solo.

Questão 12

(Enem) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.

b) o terraceamento.

c) o pousio.

d) a drenagem.

e) o desmatamento.

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA D

O intemperismo marca o processo de formação do solo, uma vez que é por meio dele que ocorre a desintegração de rochas e minerais que compõem os horizontes iniciais do subsolo.

Resposta Questão 2

LETRA D

O tectonismo não apresenta influência no processo de formação dos solos, uma vez que a constituição desse recurso natural independe das movimentações registradas na crosta terrestre.

Resposta Questão 3

LETRA C

Os solos argilosos são caracterizados pela presença de muita argila. Ademais, são solos que possuem muita compactação e pouca aeração devido ao alto volume de umidade.

Resposta Questão 4

LETRA A

O horizonte O do solo é geralmente a camada inicial, caracterizada pela presença de alto teor de matéria orgânica em avançado estágio de decomposição.

Resposta Questão 5

LETRA E

O horizonte R é aquele mais próximo da rocha matriz. Ele possui muitos fragmentos minerais oriundos do processo de formação do solo por meio dessa rocha.

Resposta Questão 6

LETRA B

Os latossolos e os argissolos são os tipos de solos mais encontrados no território brasileiro. Eles são, no geral, muito profundos e intemperizados bem como marcados pela baixa fertilidade natural.

Resposta Questão 7

LETRA A

A vegetação exerce uma função primordial na movimentação da água pelo solo, uma vez que ela é o principal elemento que permite a passagem da água precipitada para o subsolo. Sendo assim, é por meio da vegetação que a água entra no solo de forma mais efetiva, evitando assim problemas ambientais, como a erosão.

Resposta Questão 8

LETRA A

O uso inadequado do solo, como pela retirada da cobertura vegetal e feitura de queimadas, gera impactos negativos diversos nesse recurso natural. A erosão, por exemplo, é um fenômeno intensificado pelas ações citadas.

Resposta Questão 9

LETRA A

O solo vulcânico apresenta elevados níveis de fertilidade. Portanto, trata-se de solos de grande interesse para a fixação do ser humano e o desenvolvimento de atividades produtivas.

Resposta Questão 10

LETRA A

A lixiviação implica a elevação da acidez do solo, uma vez que, ao longo desse processo, os solos perdem grande quantidade de nutrientes, que não são repostos de maneira natural. Esse cenário é mais grave em localidades com intenso uso e ocupação do solo.

Resposta Questão 11

LETRA B

A adição de calcário no solo brasileiro é um dos principais mecanismos para diminuir a acidez desse meio. Esse recurso é comumente utilizado como forma de viabilização das atividades agrícolas.

Resposta Questão 12

LETRA E

O desmatamento é uma das ações que impactam negativamente o solo, já que a retirada da cobertura vegetal implica a perda de nutrientes e biodiversidade, além da maior ocorrência de fenômenos como a erosão.


Leia o artigo