Questão 1
Assinale a alternativa que elenca corretamente as atividades econômicas inseridas no setor primário.
A) Agropecuária, extrativismo e comércio.
B) Produção industrial, construção civil e geração de energia.
C) Extrativismo, agricultura e pecuária.
D) Serviços, comércio e setor público.
E) Agricultura, indústria e comércio.
Questão 2
(MPE) Assinale a alternativa incorreta.
A) O setor primário é o ramo de atividade vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral).
B) O setor primário é a atividade que, na sociedade brasileira atual, gera mais postos de trabalho.
C) A principal importância do setor primário é o fornecimento de matérias-primas, que podem ser consumidas ou transformadas em mercadorias industrializadas.
D) Contribuíram para a expansão da atividade agrícola o desenvolvimento da biotecnologia, incentivos governamentais e técnicas de irrigação e correção dos solos.
Questão 3
O setor primário é o mais importante para a manutenção das cadeias produtivas industriais, tendo em vista que ele fornece matérias-primas para diferentes segmentos do setor secundário. Ao mesmo tempo, ele representa uma área da economia bastante vulnerável aos fatores externos, podendo ocasionar crises de produção e de desabastecimento. O que confere a vulnerabilidade ao setor primário da economia?
A) A dependência dos países subdesenvolvidos com relação aos países desenvolvidos.
B) A definição dos preços de todos os seus produtos em bolsas de valores.
C) A intensa flutuação na demanda por bens perecíveis.
D) A sua relação de dependência com o clima e com as condições naturais.
E) A sobrecarga provocada pelo excesso de mão de obra disponível.
Questão 4
(Enem)
No fim da década de 1950, a agricultura intensiva começou a ser disseminada nos países em desenvolvimento. Esse fato marcou o início da Revolução Verde — um período de 30 anos de grandes colheitas que permitiram a muitos países pobres tornarem-se autossuficientes em alimentos. Com esse incrível aumento na produção, observado especialmente nos países da América Latina, veio uma crescente dependência dos produtos químicos agrícolas — e também problemas ecológicos em escala global. No Brasil, os resultados dessa revolução são visíveis e colocaram o país entre os mais importantes da agropecuária mundial.
BURNIE, D. Fique por dentro da ecologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2001 (adaptado).
A expansão da capacidade produtiva brasileira, no contexto indicado, também resultou em
A) queda nos níveis de contaminação do solo.
B) retomada das técnicas tradicionais de plantio.
C) desvalorização financeira das propriedades rurais.
D) inibição do fluxo migratório campo-cidade.
E) crescimento da demanda por trabalhadores qualificados.
Questão 5
(Avança SP) Assinale alternativa correta sobre as atividades extrativistas no Brasil:
I - O extrativismo é uma atividade econômica que fornece produtos originários da natureza ao consumo humano e à atividade industrial, podendo ser animal, vegetal e mineral.
II - O Brasil é um país de destaque nas atividades extrativistas, especialmente na extração de carvão mineral e potássio.
III - O extrativismo gera inúmeros impactos ambientais, como a remoção da vegetação, a poluição do solo e a perda da biodiversidade.
A) Apenas o item I é verdadeiro.
B) Apenas o item II é verdadeiro.
C) Apenas o item III é verdadeiro.
D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.
E) Todos os itens são verdadeiros.
Questão 6
(Unicentro) Analise o mapa a seguir.

Com base no mapa e nos conhecimentos sobre os territórios produtivos, considere as afirmativas a seguir.
I. O agronegócio tem grande impacto no território, especialmente nos sistemas ferroviário e portuário para o escoamento da produção.
II. Grandes extensões territoriais são articuladas pela infraestrutura criada para atender a cadeia de produção e comercialização.
III. A mineração, a siderurgia, a celulose, a produção e a comercialização das commodities são voltadas para o mercado interno.
IV. O café, a cana-de-açúcar e a soja são produtos de baixa mecanização, o que justifica a demanda por mão de obra no setor primário.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
Questão 7
(Idecan) O aproveitamento econômico dos recursos naturais está diretamente relacionado às condições tecnológicas, à organização do território e às estratégias políticas dos Estados e corporações transnacionais. No entanto, a exploração intensiva desses recursos pode gerar dependências estruturais e desequilíbrios regionais. Diante desse contexto, assinale a alternativa que expressa corretamente uma implicação geográfica do modelo de exploração de recursos naturais.
A) Regiões ricas em recursos naturais tendem, inevitavelmente, a desenvolver índices socioeconômicos superiores às regiões sem tais ativos.
B) A abundância de recursos minerais em um território garante, por si só, o desenvolvimento econômico autônomo e sustentável da região.
C) O modelo primário-exportador típico de países periféricos gera baixo valor agregado e reduz a vulnerabilidade externa das economias locais.
D) A exploração dos recursos naturais frequentemente se organiza por cadeias produtivas globais, em que o país produtor se insere como elo dependente.
E) O acesso a recursos naturais estratégicos tornou-se irrelevante na era digital, dada a predominância do setor de serviços nas economias avançadas.
Questão 8
(Enem – Adaptado)
No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís.
Dísponivel em: http://www.transportes.gov.br. Acesso em 27 jul. 2010 (adaptado).
A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados o Pará e Maranhão. Um argumento destaca a importância estratégica dessa porção do território é a:
A) produção de energia para as principais áreas industriais do país.
B) produção sustentável de recursos minerais não metálicos.
C) capacidade de produção de minerais metálicos.
D) logística de importação de matérias-primas industriais.
E) produção de recursos minerais energéticos.
Questão 9
(Uema) Leia o texto e analise o gráfico para responder à questão.
A Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) é publicada, anualmente, pelo IBGE, desde 1986. O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos apresenta as PEVS, no Maranhão, comparativamente entre os anos de 1998 e 2018, mostrando que, mesmo com pequena participação na economia estadual, os valores agregados de extrativismo e silvicultura têm aumentado desde 2013 com maior vigor, principalmente, por conta da celulose. A atividade participou com 3,2% no Valor Adicionado Bruto do setor primário no Maranhão, ao passo que, apesar de alternar produtos, o extrativismo vegetal mantém praticamente os patamares percentuais
IMESC. Produção da extração vegetal e da silvicultura: o que mudou no Maranhão nos últimos 20 anos?. São Luís: IMESC, 2019.IBGE. PEVS.
No Nordeste, o Maranhão é o estado que mais produz, em valor, produtos da Extração Vegetal, conforme o gráfico construído a partir dos dados do IBGE.

No que se refere aos produtos do extrativismo vegetal maranhense, alguns deles têm relação direta com a situação paisagística transicional entre Caatinga, Cerrado e Amazônia, caracterizadora do estado do Maranhão.
Os três produtos extraídos, com representatividade econômica, no Maranhão, são:
A) carvão vegetal, látex-borracha e óleo de dendê.
B) jaborandi, óleo de dendê e carvão mineral.
C) cera de carnaúba, jaborandi e babaçu (amêndoa).
D) látex-borracha, carvão vegetal e açaí.
E) carvão mineral, babaçu (amêndoa) e cera de carnaúba.
Questão 10
(Unifor – Adaptada) Acerca dos setores de atividade econômica, assinale a alternativa correta.
A) O setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza, envolvendo atividades como mineração, pesca, pecuária e industrialização de produtos rurais.
B) Os resultados do setor primário da economia são fortemente influenciados pelos fenômenos da natureza como, por exemplo, chuvas e secas.
C) O setor secundário envolve a comercialização de produtos em geral, e o oferecimento de serviços comerciais, pessoais ou comunitários, enquanto o setor terciário é o setor da economia no qual há a transformação de matérias-primas em produtos de consumo.
D) As atividades econômicas realizadas no setor primário não causam impactos no meio ambiente, especialmente em países menos desenvolvidos, pois envolvem a utilização de recursos encontrados na natureza.
E) No Brasil, em razão de sua grande industrialização, o setor primário oferece contribuição insignificante para o crescimento econômico do país.
Questão 11
Observe a imagem abaixo, que mostra a variação do PIB brasileiro sob a ótica da produção.
A partir da interpretação do gráfico, podemos afirmar que o setor primário:
A) não tem influência na variação do PIB brasileiro.
B) ocasionou a queda do PIB brasileiro entre 2023 e 2024.
C) é o principal responsável pela alta recente no PIB brasileiro.
D) tem o mesmo impacto do que o setor terciário e o setor secundário juntos.
E) contribuiu para o aumento no PIB somente no primeiro trimestre de 2023.
Questão 12
Na economia de um território, é muito difícil que os setores da economia participem igualmente na composição do Produto Interno Bruto (PIB) ou mesmo na alocação de mão de obra. Quando analisamos sob a perspectiva do desenvolvimento socioeconômico, apresentam maior dependência das atividades do setor primário da economia os países:
A) emergentes.
B) subdesenvolvidos.
C) do Norte Global.
D) desenvolvidos.
E) do Sul Global.
Resposta Questão 1
Alternativa C.
O setor primário é o setor da economia que compreende a agropecuária e o extrativismo (animal, vegetal e mineral).
Resposta Questão 2
Alternativa B.
O setor primário não é o segmento da economia que gera mais postos de trabalho. Essa é uma característica do setor terciário, que reúne as atividades de comércio e de serviços.
Resposta Questão 3
Alternativa D.
As atividades primárias são dependentes de ciclos naturais e das condições atmosféricas para o seu desenvolvimento, sendo esse o fator que confere maior vulnerabilidade ao setor. Atente-se para a alternativa B: os preços das commodities são definidos em bolsas de valores. Apesar de elas serem, de fato, produto do setor primário, nem todo item derivado desse setor é comercializado como uma commodity.
Resposta Questão 4
Alternativa E.
A expansão descrita no texto alterou o perfil de trabalhadores dessa atividade primária no Brasil. Com a mecanização e com o maior incremento de tecnologias modernas, aumentou a demanda por trabalhadores qualificados no setor.
Resposta Questão 5
Alternativa D.
A única afirmação incorreta é a de número II. Apesar de o Brasil ser um país de destaque no extrativismo mineral, principalmente, são o minério de ferro e o petróleo que se destacam como produtos dessa atividade.
Resposta Questão 6
Alternativa A.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
- A afirmativa III é incorreta porque a produção e a comercialização de commodities atendem ao mercado externo, e não ao mercado interno.
- Na afirmativa IV, não é correto dizer que as lavouras citadas são pouco mecanizadas. Pelo contrário, elas estão entre aquelas com maior grau de mecanização do país, justificando a diminuição da mão de obra no setor primário.
Resposta Questão 7
Alternativa D.
Os países que apresentam um modelo econômico primário-exportador acabam tornando-se fortemente dependentes da sua comercialização. Os países compradores, por sua vez, não possuem economia centralizada no setor primário e, quando necessário, voltam-se para outros fornecedores para adquirirem a matéria-prima necessária.
Resposta Questão 8
Alternativa C.
Essa região do território brasileiro é uma das principais produtoras de recursos minerais do país, destacando-se o minério de ferro. Essa mercadoria é escoada para o exterior através dos portos localizados nos litorais Norte e Nordeste, como é o caso do Porto São Luís, no Maranhão.
Resposta Questão 9
Alternativa C.
O Maranhão é reconhecido pelo extrativismo vegetal do coco babaçu, da cera de carnaúba e do jaborandi, que são obtidas na Mata dos Cocais (vegetação de transição) e que apresentam extrema importância para populações tradicionais maranhenses.
Resposta Questão 10
Alternativa B.
Os resultados das atividades do setor primário dependem de fenômenos como os meteorológicos, que afetam diretamente as lavouras agrícolas, a disponibilidade de água no curso de rios, a floração e outros processos.
Resposta Questão 11
Alternativa C.
O setor primário, notadamente a agropecuária, é a principal responsável pela alta recente no PIB do Brasil. Essa é uma realidade que se impõe há muito tempo no país, o que leva muitos autores a falarem em reprimarização da economia do país.
Resposta Questão 12
Alternativa B.
Os países subdesenvolvidos apresentam maior dependência do setor primário, principalmente com relação ao emprego da mão de obra. Suas economias tendem a ser menos diversificadas, com indústrias incipientes que estão diretamente atreladas com alguma atividade primária, a exemplo da indústria alimentícia, por exemplo. No caso de Norte Global e de Sul Global, esses são conceitos geopolíticos que não denotam o nível de desenvolvimento socioeconômico de um país.