Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre segregação urbana

Ao resolver estes exercícios sobre segregação urbana, relembre as principais características desse processo que ocorre no espaço das cidades.

Questão 1

O processo de segregação urbana é conceituado de forma correta por meio da

a) presença de grandes obras de infraestrutura nas cidades.

b) constância das modificações advindas da gentrificação.

c) diferença socioeconômica entre a ocupação territorial.

d) atenuação do processo de metropolização das cidades.

e) resistência de transformação do cenário urbano central.

Questão 2

A característica central do processo de segregação urbana na sociedade é a

a) diferença de gênero.

b) desigualdade social.

c) taxa de natalidade.

d) expectativa de vida.

e) renda bruta nacional.

Questão 3

As alternativas abaixo apontam causas relacionadas ao processo de segregação urbana. NÃO é uma causa concreta desse processo a

a) ausência de políticas públicas na área de habitação.

b) diminuta oferta de serviços públicos para as pessoas.

c) promoção de financiamentos de habitações populares.

d) expansão desordenada das cidades médias e grandes.

e) falta de ações de planejamento urbano nas cidades.

Questão 4

Um tipo de segregação urbana, vinculado essencialmente à população de alta renda, é a

a) construção de centros industriais.

b) expansão de casas populares.

c) implantação de condomínios fechados.

d) revitalização de zonas rurais.

e) expansão de regiões periurbanas.

Questão 5

No Brasil, um dos fenômenos que contribuíram de forma massiva para a segregação urbana foi a

a) realização da reforma agrária.

b) delimitação de áreas florestais.

c) criação de parques urbanos.

d) ocorrência de grandes guerras.

e) acentuação da saída do campo.

Questão 6

Um exemplo do cenário de segregação urbana característico das grandes cidades brasileiras é a

a) canalização dos leitos dos riachos.

b) construção de casas populares.

c) implantação de ciclovias urbanas.

d) criação de distritos industriais.

e) expansão das ocupações irregulares.

Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta uma consequência do processo de segregação urbana:

a) a diminuição da violência nos centros urbanos.

b) a expansão das áreas verdes nas periferias.

c) a dificuldade de acesso aos serviços públicos.

d) o controle da chamada inflação do aluguel.

e) o crescimento da qualidade de vida nas cidades.

Questão 8

Uma medida que contribui de maneira efetiva para a retração do cenário de segregação urbana típico das grandes cidades brasileiras é a

a) privatização dos serviços públicos nacionais.

b) promoção de políticas de geração de renda.

c) elevação dos impostos embutidos no aluguel.

d) expansão dos condomínios de alto padrão.

e) remoção de áreas verdes das grandes cidades.

Questão 9

(Unicentro) O processo de urbanização no Brasil, fruto de uma industrialização tardia, realizada em um país de capitalismo dependente, trouxe uma série de problemas urbanos que não surgiram (ou que existiram com intensidade bem menor) nas cidades dos países desenvolvidos. Sobre os problemas e outros aspectos técnicos associados ao processo de urbanização no Brasil, assinale a alternativa correta.

a) O processo de urbanização brasileiro reflete o tipo de desenvolvimento que vem ocorrendo no país há várias décadas, no qual a distribuição de rendas é igualitária.

b) A organização habitacional encontrada nas cidades brasileiras, de pequeno, médio ou grande porte, devido à sua organização, não segrega socialmente.

c) O transporte coletivo (ônibus, trens ou metrô) atende plenamente as necessidades de locomoção da população trabalhadora e de baixa renda.

d) Água encanada e tratada, pavimentação de ruas, iluminação e eletricidade, rede de esgotos e telefonia constituem a infraestrutura urbana, que deve acompanhar o processo, mas que nem sempre atende a toda a população urbana.

e) A maioria expressiva das cidades brasileiras é servida por redes de esgoto extensivas a toda a população urbana.

Questão 10

(IF-BA) As desigualdades sociais se materializam na paisagem urbana. Quanto maiores as disparidades entre os grupos e as classes sociais, maiores as desigualdades de moradia, de acesso aos serviços públicos e de qualidade de vida, e maior a segregação espacial.

MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002. p. 184.

Conforme o texto e os conhecimentos sobre urbanização, a afirmação correta é:

a) Há uma proliferação de condomínios fechados, principalmente nas grandes cidades, devido ao medo da violência urbana, reduzindo deste modo a segregação socioespacial.

b) O fenômeno da multiplicação dos condomínios fechados, que está ocorrendo principalmente nas grandes cidades brasileiras, acentua a exclusão social e reduz os espaços públicos, visto que propicia o aumento dos espaços privados e de circulação restrita.

c) As favelas que se formam nas grandes cidades estão diretamente relacionadas ao baixo poder socioeconômico dos seus habitantes. No entanto, estes aglomerados urbanos demonstram um crescimento ordenado das cidades.

d) As metrópoles brasileiras sempre possuem condições de absorver o contingente populacional proveniente do êxodo rural, uma vez que ações de planejamento do Estado encontram soluções que garantem o direito à moradia e à preservação ambiental.

e) O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) no Brasil ocorre através da ocupação a prédios ou espaços abandonados, públicos ou privados, sobretudo em áreas rurais, evidenciando deste modo o problema habitacional.

Questão 11

(Uneb 2016) A urbanização, por se tratar de um processo, se concretiza quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural. Sobre a urbanização mundial, é correto afirmar:

a) A urbanização atual é mais acelerada na América Latina, porque, nesse subcontinente, existe o predomínio do processo de metropolização.

b) As megacidades, além de possuírem um grande número de habitantes, exercem funções de cidades globais, devido fato de apresentarem um elevado grau de infraestrutura urbana.

c) O conceito de rede urbana está relacionado a um conjunto de cidades com o idêntico nível de hierarquia urbana, articuladas, por essa razão, fisicamente e funcionalmente.

d) A especulação imobiliária constitui um forte mecanismo de prevenção da segregação espacial que ocorre nas cidades e do fenômeno da conurbação.

e) O processo de urbanização, marcante no mundo contemporâneo, apresenta características distintas, conforme o grau de desenvolvimento econômico, de modo que, nos países subdesenvolvidos, está associada, entre outros fatores, à concentração fundiária, o que estimula o êxodo rural.

Questão 12

(Cesmac 2019) Em algumas cidades, a arquitetura urbana moderna contrasta com a arquitetura antiga. Convivem, numa mesma paisagem, momentos históricos diferentes. Sobretudo em cidades dos países subdesenvolvidos, o moderno, sinônimo de riqueza, contrasta com a pobreza (falta de infraestrutura, cortiços etc.).

Adaptado de TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral. São Paulo, Editora Moderna.

Esse fenômeno referido no texto é corretamente denominado de:

a) segregação espacial

b) megalopolização

c) especulação urbana

d) geoecologização urbana

e) segregação étnica

Respostas

Resposta Questão 1

Letra C

A segregação urbana é um processo de cunho econômico, social e territorial fortemente marcado pela desigualdade social, em razão da diferença no processo de ocupação e habitação das cidades. Para saber mais sobre esse processo, clique aqui.

Resposta Questão 2

Letra B

A desigualdade social, marcada pela ampla diferença de renda entre a população, é uma característica marcante da segregação presente nas cidades. Para saber mais sobre desigualdade social, clique aqui.

Resposta Questão 3

Letra C

As políticas de habitação, como a promoção de medidas de financiamento para a habitação popular, são uma importante alternativa para mitigar o cenário de segregação socioespacial presente nas cidades.

Resposta Questão 4

Letra C

A implantação de condomínios fechados, destinados para a população de renda elevada, é um tipo de segregação que ocorre nas cidades.

Resposta Questão 5

Letra E

A acentuação da saída da população do campo para a cidade, chamada de êxodo rural, foi um dos principais fenômenos populacionais que contribuíram para o processo de segregação urbana presente nas cidades brasileiras. Esse fenômeno fomentou o crescimento desordenado das cidades e a expansão de zonas de ocupação irregular.

Resposta Questão 6

Letra E

A expansão das ocupações irregulares, conhecidas popularmente como favelas, é um dos principais exemplos do processo de desigualdade socioespacial presente nas cidades brasileiras.

Resposta Questão 7

Letra C

A dificuldade de acesso aos serviços públicos, situação comumente encontrada nas áreas periféricas e carentes das cidades, é uma consequência do processo de segregação das áreas urbanizadas do espaço geográfico.

Resposta Questão 8

Letra B

A promoção de políticas de geração de renda permite aumentar os níveis de empregabilidade e de rentabilidade, logo, atenua a desigualdade social, tão presente nos grandes centros urbanos brasileiros, que se torna evidente por meio da segregação socioespacial.

Resposta Questão 9

Letra D

A infraestrutura urbana é necessária para o processo de expansão dos centros urbanos, porém muitas áreas não dispõem de tais serviços, marcando assim a segregação socioespacial nessas regiões.

Resposta Questão 10

Letra B

Os condomínios fechados são um exemplo do processo de segregação urbana voltado para as populações de elevada renda. Eles representam espacialmente a diferença de renda presente nas médias e grandes cidades do Brasil.

Resposta Questão 11

Letra E

A urbanização, especialmente nos países subdesenvolvidos, ocorreu de forma acelerada, logo, implicou diferentes processos socioeconômicos, como o êxodo rural e a desigualdade social. Para saber mais sobre o fenômeno da urbanização, clique aqui.

Resposta Questão 12

Letra A

O texto apresenta a diferença espacial entre regiões mais e menos desenvolvidas das cidades, portanto, marca a desigualdade social típica do processo de segregação urbana.


Leia o artigo