Questão 1
O relevo é o conjunto de formas presentes na superfície terrestre. Portanto, ele está intimamente ligado às feições que estão situadas na
A) litosfera.
B) atmosfera.
C) astenosfera.
D) ionosfera.
E) hidrosfera.
Questão 2
A forma de relevo caracterizada pela elevada altitude, formada por processos endógenos e transformada por agentes erosivos, é corretamente chamada de
A) falha.
B) montanha.
C) vale fluvial.
D) planície.
E) costa.
Questão 3
Os dobramentos modernos são grandes formas de relevo de formação recente. Um exemplo de dobramento moderno é:
A) Falha de San Andreas.
B) Vale do Rio Nilo.
C) Planície do Pantanal.
D) Planalto Central.
E) Cordilheira dos Andes.
Questão 4
Qual o nome da forma de relevo caracterizada pelo topo plano e pelas laterais íngremes e escarpadas?
A) Planície.
B) Falésia.
C) Duna.
D) Planalto.
E) Montanha.
Questão 5
As depressões são grandes áreas rebaixadas que sofrem, diretamente, processos exógenos. Um elemento modificador das depressões é a
A) compactação.
B) arenização.
C) condensação.
D) erosão.
E) sedimentação.
Questão 6
Assinale a alternativa que apresenta um agente exógeno do relevo:
A) Tectonismo.
B) Vento.
C) Falhamento.
D) Solo.
E) Vulcanismo.
Questão 7
A classificação do relevo brasileiro é baseada nos diferentes processos que ocorrem nas formações geomorfológicas do país. O relevo brasileiro é caracterizado pelo
A) movimento tectônico recorrente.
B) domínio de grandes cordilheiras.
C) fenômeno de formação de falhas.
D) predomínio de planaltos erodidos.
E) processo de falhamento tectônico.
Questão 8
A erosão é um processo externo característico do relevo brasileiro. O fenômeno da erosão é combatido mediante a
A) sedimentação dos vales fluviais.
B) modificação das áreas serranas.
C) canalização de cursos de água.
D) compactação do subsolo urbano.
E) manutenção da vegetação nativa.
Questão 9
(UFRR 2017) As formas de relevo de baixas altitudes, como as planícies, também estão presentes na paisagem amazônica. Sobre as planícies fluviais existentes na Amazônia, pode-se destacar CORRETAMENTE que:
A) possuem superfícies irregulares e os mais longos processos de formação geológica da região.
B) caracterizam-se por terem uma superfície inclinada com altitude de 500 metros a 800 metros.
C) dominam completamente a região devido à presença de fortes abalos sísmicos no interior da Amazônia brasileira.
D) abrangem uma estreita faixa de terras planas que acompanham, principalmente, o rio Amazonas, com altitude inferior a 100 metros.
E) têm um reduzido potencial hídrico em razão dos processos tectônicos existentes na bacia amazônica.
Questão 10
(UFG 2014) O relevo da superfície terrestre é formado por processos associados às dinâmicas geológicas externa e interna. Associados ao relevo, encontram-se expostos rochas e solos. Constituem exemplo da atuação da dinâmica geológica interna os processos
A) erosivos hídricos de entalhamento do relevo.
B) de formação de cadeias de montanhas.
C) intempéricos físicos das rochas e solos.
D) de desagregação das rochas.
E) de lixiviação dos solos.
Questão 11
(Udesc 2011) Relevo é o nome dado às rugosidades que ocorrem na superfície da terra. Sobre essas rugosidades pode-se afirmar, exceto:
A) Apesar de, em geral, ser pouco perceptível, o relevo está sempre em transformação.
B) As planícies fluviais brasileiras são formadas, em sua maioria, pelos sedimentos provenientes das chuvas e os trazidos pelas ondas do mar.
C) São agentes transformadores do relevo: a chuva, os rios, o mar, as variações de temperatura, o vento, o gelo, os terrenos, os vulcões, entre outros.
D) As serras cristalinas litorâneas, o planalto cristalino e a Serra do Mar no Sul do Brasil são formações muito antigas.
E) Em Santa Catarina, a planície litorânea é uma faixa de terras planas ou levemente onduladas situadas junto ao mar, formada por sedimentos fluviomarinhos.
Questão 12
(USP 2011) Do ponto de vista tectônico, núcleos rochosos mais antigos, em áreas continentais mais interiorizadas, tendem a ser os mais estáveis, ou seja, menos sujeitos a abalos sísmicos e deformações. Em termos geomorfológicos, a maior estabilidade tectônica dessas áreas faz com que elas apresentem uma forte tendência à ocorrência, ao longo do tempo geológico, de um processo de
A) aplainamento das formas de relevo, decorrente do intemperismo e da erosão.
B) formação de depressões absolutas, gerada por acomodação de blocos rochosos.
C) formação de canyons, decorrente de intensa erosão eólica.
D) produção de desníveis topográficos acentuados, resultante da contínua sedimentação dos rios.
E) geração de relevo serrano, associada a fatores climáticos ligados à glaciação.
Resposta Questão 1
Alternativa A
O relevo é parte integrante da listosfera, que é a sólida camada externa da Terra, frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre. Portanto, ele envolve todas as feições que estão situadas na crosta do planeta, como montanhas, planaltos e planícies.
Resposta Questão 2
Resposta Questão 3
Alternativa E
A Cordilheira dos Andes é uma formação geomorfológica localizada na América do Sul. Ela tem como principal característica a presença de grandes altitudes. A Cordilheira dos Andes foi formada por processos endógenos recentes, sendo portanto classificada como dobramento moderno.
Resposta Questão 4
Alternativa D
O planalto é uma formação de relevo tipicamente brasileira. Ela é caracterizada pela altitude mediana, com o topo plano, além de laterais escarpadas. Os planaltos, em geral, sofrem inúmeros processos erosivos.
Resposta Questão 5
Alternativa D
A erosão é o principal agente de relevo responsável pela formação das depressões. A erosão, independentemente da origem, é responsável por esculpir o relevo terrestre, por meio da ação de diversos agentes externos, como a água e o vento.
Resposta Questão 6
Alternativa B
O vento é um agente exógeno do relevo terrestre, ou seja, ele atua na modificação da porção externa das formas do relevo. A erosão eólica é uma das principais formas de esculpimento do relevo terrestre.
Resposta Questão 7
Alternativa D
O Brasil apresenta um relevo formado predominantemente por planaltos, que são esculpidos por diversos agentes do relevo, como o vento e a água.
Resposta Questão 8
Alternativa E
A manutenção da vegetação nativa é fundamental para a conservação do solo e, consequentemente, para conter a erosão. A vegetação facilita a passagem da água para o subsolo, resultando assim na diminuição da velocidade da água que percola pelo solo, principal disparador da erosão.
Resposta Questão 9
Resposta Questão 10
Alternativa B
A dinâmica interna da Terra envolve os processos endógenos do relevo, como o tectonismo e o vulcanismo. Tais processos estão diretamente associados à formação de grandes cadeias montanhosas, como os dobramentos modernos.
Resposta Questão 11
Alternativa B
As planícies fluviais são formadas por meio dos sedimentos provenientes dos cursos d’água. Já as planícies litorâneas são constituídas pela deposição de sedimentos carreados pelo mar.
Resposta Questão 12
Alternativa A
O intemperismo e a erosão são processos internos do relevo, responsáveis pelo esculpimento das formas geomorfológicas, como planaltos e depressões. Eles são resultantes, dentre outros, dos processos de intemperismo e erosão.