Whatsapp icon Whatsapp

Exercícios sobre recursos naturais

Teste os seus conhecimentos por meio desta lista de exercícios sobre recursos naturais considerando a classificação e a importância ambiental e econômica.

Questão 1

(UVA) Recursos naturais são todos os bens da natureza que o ser humano utiliza: ar, água, solo, minérios, etc.

Costumam ser classificados em dois tipos principais:

A) poluentes e não poluentes.

B) renováveis e poluentes.

C) conservação e não renováveis.

D) renováveis e não renováveis.

Questão 2

(Uece) Os recursos naturais da Terra são geralmente classificados em renováveis e não renováveis. Dentre os renováveis, destacam-se:

A) o petróleo e as águas superficiais.

B) as águas subterrâneas e a vegetação.

C) os minérios e os solos.

D) a fauna marinha e o petróleo.

Questão 3

(Ufla) Sobre as fontes de energia renováveis (R) e não renováveis (NR), analise as definições a seguir:

I. Biomassa: produção de calor e eletricidade a partir da queima de materiais orgânicos.

II. Energia solar: captação de luz solar para geração de energia térmica ou elétrica.

III. Energia hídrica: transforma energia mecânica da movimentação da água em energia elétrica.

IV. Energia nuclear: geração de eletricidade a partir das reações de fusão e fissão nuclear.

V. Energia do carvão mineral: geração de eletricidade pela queima do carvão mineral.

Assinale a alternativa que apresenta a análise CORRETA das fontes de energia elencadas:

A) NR, R, R, R, NR.

B) NR, NR, R, R, R.

C) R, R, R, NR, NR.

D) R, NR, NR, R, R.

Questão 4

(UEPG) Sobre as energias não renováveis no planeta, assinale o que for correto.

01. As hidrelétricas destacam-se na matriz brasileira como produtoras de energia não renovável e limpa.

02. O carvão mineral é uma das fontes de energia que liberam elevada quantidade de gás carbônico na atmosfera, além de fuligem.

04. Entre os derivados da biomassa, o biogás (fonte não renovável de energia) com origem na decomposição de matéria orgânica em aterros sanitários poderia ser mais utilizado para a geração de eletricidade.

08. O petróleo, fonte primária de energia, pode ser convertido, nas refinarias, em fontes secundárias para ser utilizado em carros e caminhões, por exemplo.

Questão 5

(Idib) Uma das discussões mais importantes atualmente se refere às fontes alternativas de energia, que propõem a substituição de fontes de energia altamente poluentes por fontes menos poluentes, proporcionando uma melhor qualidade de vida tanto para o entorno, quanto para o equilíbrio ecossistêmico geral, principalmente no que se refere à qualidade de ar.

Sobre as fontes de energia que podem ser descritas como muito e pouco poluentes para a atmosfera, respectivamente, assinale a alternativa correta que as apresenta.

A) Carvão e petróleo.

B) Petróleo e carvão.

C) Carvão e hidrelétrica.

D) Gás natural e termelétrica

Questão 6

(ESA) Em uma pesquisa sobre o aproveitamento econômico dos recursos naturais e as questões ambientais, um grupo de alunos da Escola de Sargentos das Armas levantou as seguintes informações:

“No panorama global, o Brasil se distingue pela participação muito elevada das fontes renováveis na estrutura de oferta de energia. No Brasil, as fontes renováveis representam perto de 45% do consumo total, resultantes de uma combinação de fatores naturais favoráveis e de políticas energéticas orientadas para fazer uso eficiente dessas vantagens”.

(MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio, 2012, p. 335-336).

A privilegiada posição brasileira descrita nas informações do texto é fruto do peso excepcional das seguintes fontes:

A) energia hidráulica e biomassa;

B) carvão mineral e etanol;

C) gás natural e biodiesel;

D) gás de xisto e energia eólica;

E) energia nuclear e energia solar.

Questão 7

(Fundep) A respeito dos recursos minerais e energéticos do território brasileiro, é incorreto afirmar:

A) Há má distribuição de alguns recursos essenciais; os calcários para corretivos de solos são raros ou inexistentes em alguns estados, a exemplo de Roraima, onde o preço dessa matéria-prima da agricultura exerce importante papel no desempenho do agronegócio.

B) Apesar da diversidade de recursos minerais no território nacional, o país é grande importador de produtos como nióbio e bauxita, havendo ainda dependência externa de produtos como estanho e níquel.

C) A grande variedade de recursos minerais e energéticos do território brasileiro reflete uma história geológica bastante complexa e prolongada, havendo registros da superposição de variados ambientes geológicos desde arqueanos a holocênicos no território nacional.

D) Além das enormes reservas de petróleo e gás, a plataforma marinha (também conhecida como “Amazônia Azul”) apresenta diversos recursos minerais, como areias e cascalhos, granulados bioclásticos e depósitos diversos (incluindo ouro e diamante).

Questão 8

(Idecan) As jazidas minerais e energéticas estão distribuídas nas diferentes regiões do Brasil. Assinale a alternativa a seguir em que a associação entre as jazidas minerais e energéticas estejam corretas com relação à sua área geográfica.

A) Petróleo – Rondônia e Amazonas.

B) Carvão Mineral – Estados da Região Sul do Brasil.

C) Estanho – Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Bahia.

D) Ferro, manganês e minério de alumínio (bauxita) – Rio Grande do Norte.

Questão 9

(UPE)

A água é a base para a vida na Terra. Mantém a biodiversidade, impulsiona e regula os ciclos biogeoquímicos, sendo fundamental para o desenvolvimento e crescimento sustentável das atividades humanas. Todos os processos relativos à água estão inter-relacionados e são complexos, dinâmicos, demandando conhecimento e ações multi e interdisciplinares. A água é fundamental para o desenvolvimento econômico, e os principais problemas do gerenciamento dos recursos hídricos estão relacionados à produção agrícola e energética.

Adaptado do artigo ÁGUA PARA O FUTURO NUMA PERSPECTIVA GLOBAL. Edição Especial Ambiente. Scientific American nº48.

Sobre o tema ressaltado no texto, analise as afirmativas a seguir:

1. A sustentabilidade da água como recurso natural não depende, apenas, das fontes hídricas, mas de outros componentes naturais, tais como o clima e a biodiversidade, e relacionados com as atividades antrópicas.

2. Até ecossistemas quentes e úmidos, como as florestas tropicais, podem sofrer deficit hídricos moderados e experimentar restrições de água mais severas, com repercussões na fisiologia vegetal.

3. A hidroeletricidade é ainda uma das formas mais “limpas” dessa produção de energia, que demanda um gerenciamento de construção e implantação de hidroelétricas com emprego de tecnologias e soluções na interação de diversos ramos científicos.

4. A contaminação, a poluição e a eutrofização das superfícies líquidas podem ser consideradas decorrentes das atividades antrópicas, tendo como resultado a deterioração da qualidade da água em praticamente todos os continentes.

5. O manejo correto da irrigação deve atender às necessidades fisiológicas da cultura no momento adequado, aproveitando a potencialidade do método utilizado mediante o uso racional e sustentável da água.

Estão CORRETAS

A) apenas 1 e 5.

B) apenas 3 e 4.

C) apenas 1, 2 e 3.

D) apenas 2, 4 e 5.

E) 1, 2, 3, 4 e 5.

Questão 10

(PUC-RJ)

“O Planeta Terra atinge, nesta segunda-feira (29), o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Em 2019, a humanidade atingiu a data limite três dias antes que em 2018 – e mais cedo do que em toda a série histórica, medida desde 1970. Para manter o mesmo padrão de consumo atual, seriam necessários 1,75 de recursos naturais do planeta Terra. A estimativa é da Global Footprint Network, organização internacional pioneira em calcular a “pegada ecológica”, que contabiliza o quanto de recurso natural é usado para as necessidades de um indivíduo ou população.”

Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/noticia. Acesso em: 10 ago. 2019. Adaptado.

Estudos sobre “pegadas ecológicas” contabilizam o quanto de recurso natural vem sendo utilizado por indivíduos e/ou populações. A esse respeito considere as afirmativas abaixo.

I – A capacidade de sustento aumentaria se o consumo de carne por indivíduo aumentasse.

II – A atual demanda de recursos dos países industrializados é menor do que a “pegada ecológica” desses países.

III – As mudanças em hábitos de consumo podem diminuir a demanda por recursos e os efeitos da “pegada ecológica”.

IV – É possível que melhoramentos tecnológicos aumentem a capacidade de sustento da Terra para os seres humanos, aumentando a eficiência de utilização dos recursos.

Está correto APENAS o que se afirma em:

A) III

B) I e II

C) I e III

D) II e III

E) III e IV

Questão 11

(FGV) A intensidade com que ocorre a competição antrópica por recursos naturais fez surgirem processos de coleta, de sistematização e de análise de informações para subsidiar a tomada de decisões.

Buscando o equilíbrio na relação sociedade-natureza, passamos a adotar:

A) a flexibilização geográfica.

B) o determinismo geográfico.

C) a obsolescência programada.

D) o planejamento ambiental.

E) a economia de transição.

Questão 12

(UEMG) Os recursos minerais e energéticos desempenham um papel fundamental na economia global e no desenvolvimento sustentável. A busca por fontes de energia e materiais essenciais para a sociedade é um desafio constante, que envolve questões de exploração, consumo responsável e impactos ambientais.

Considerando a crescente demanda por recursos minerais e energéticos em todo o mundo, juntamente à crescente conscientização ambiental, qual das seguintes afirmações é correta em relação aos desafios e estratégias associados à gestão desses recursos, considerando desenvolvimento e sustentabilidade ambiental?

A) A exploração de recursos minerais e energéticos deve ser maximizada a qualquer custo, a fim de atender à demanda crescente de energia e materiais, independentemente das consequências ambientais.

B) A transição para fontes de energia renovável, como a solar e eólica, elimina completamente a necessidade de explorar recursos minerais e energéticos não renováveis, garantindo um suprimento inesgotável de recursos.

C) A gestão sustentável de recursos minerais e energéticos requer um equilíbrio entre a exploração responsável, o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e a busca por alternativas renováveis, além de medidas de conservação e reciclagem.

D) A dependência contínua de recursos minerais e energéticos não renováveis é uma solução aceitável, pois a ciência e a tecnologia encontrarão formas de resolver quaisquer problemas ambientais resultantes da exploração desses recursos.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa D.

Existem diferentes maneiras de se classificar os recursos naturais, sendo a principal delas em recursos renováveis e em recursos não renováveis. O primeiro grupo é formado por aqueles inesgotáveis, que são repostos naturalmente, enquanto o segundo é composto por recursos cujas reservas podem se esgotar caso elas não sejam exploradas de forma racional.

Resposta Questão 2

Alternativa B.

A água subterrânea e a vegetação são elementos naturais que são repostos na natureza por meio dos seus próprios ciclos naturais. Da lista, os animais, as águas superficiais e os solos também são renováveis. Os demais (petróleo e minérios) são classificados como não renováveis.

Resposta Questão 3

Alternativa C.

Analisemos caso a caso a classificação das referidas fontes de energia:

  • A biomassa é renovável, sendo ela de origem natural – R.
  • A energia solar é inesgotável em uma escala de tempo cronológica. Portanto, também é renovável – R.
  • A energia hídrica é proveniente da água, um recursos renovável – R.
  • Os elementos usados para a geração de energia nuclear podem ter as suas reservas esgotadas e por isso, essa é uma fonte não renovável – NR.
  • O carvão mineral é um combustível fóssil, motivo pelo qual é não renovável – NR.

Resposta Questão 4

São corretas as afirmativas 02 e 08. Portanto, a sua soma é 10.

  • A afirmativa 01 é incorreta porque as hidrelétricas produzem energia renovável.
  • A afirmativa 04 é incorreta porque o biogás é uma das fontes renováveis de energia.

Resposta Questão 5

Alternativa C.

Os combustíveis fósseis são fontes muito poluentes de energia, como é o caso do carvão mineral. Já as hidrelétricas são pouco poluentes, uma vez que geram energia a partir da força das águas.

Resposta Questão 6

Alternativa A.

O Brasil é detentor de 12% das reservas de água doce do mundo, além de uma das maiores biodiversidades já vistas. Por isso, existe uma ampla disponibilidade de fontes como a energia hidráulica e a biomassa.

Resposta Questão 7

Alternativa B.

Diferente do que é afirmado nessa alternativa, o Brasil não possui dependência de nióbio nem de bauxita, já que o país é, na verdade, um dos maiores produtores mundiais de ambos os minérios. Aliás, fica no subsolo brasileiro a maior reserva de nióbio do planeta.

Resposta Questão 8

Alternativa B.

As principais jazidas de carvão mineral do Brasil estão situadas nos estados da região Sul. Com relação às demais alternativas, temos que:

  • as reservas de petróleo brasileira ficam principalmente no litoral Sudeste;
  • o estanho está situado em estados como Rondônia e Amazonas, na região Norte;
  • fica em Minas Gerais e no Pará, respectivamente no Sudeste e no Norte, as principais reservas de ferro, manganês e bauxita.

Resposta Questão 9

Alternativa E.

Todas as afirmativas descrevem de maneira correta a água enquanto recurso natural e fonte de energia, além de pontuar os problemas que estão atrelados com a poluição dos corpos hídricos e com o manejo inadequado desse recurso no processo de irrigação.

Resposta Questão 10

Alternativa E.

Estão corretas as afirmativas III e IV. Abaixo pontuamos os erros das afirmativas I e II:

  • Diferente do afirmado em I, a capacidade de sustento aumentaria se o consumo de carne fosse inferior ao que temos atualmente.
  • Os países industrializados têm uma demanda por recursos que é maior do que a sua pegada ecológica.

Resposta Questão 11

Alternativa D.

O equilíbrio na relação entre a sociedade e a natureza pode ser encontrado mediante o planejamento ambiental, sobretudo a partir da adequação da exploração dos recursos naturais através do seu uso racional e considerando práticas sustentáveis de extração e manejo.

Resposta Questão 12

Alternativa C.

Não obstante a maior demanda por recursos minerais e energéticos, eles não são renováveis, e, por isso, é crucial a sua gestão sustentável aliada com o emprego de tecnologias eficazes e a busca concomitante por alternativas renováveis, como tem sido o caso dos combustíveis fósseis. A conservação e a reciclagem são práticas que somam na busca pela redução dos impactos ambientais da exploração econômica da natureza.


Leia o artigo