Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre projeções cartográficas

Exercícios sobre projeções cartográficas

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos e suas habilidades sobre a identificação das projeções cartográficas, suas principais características e utilizações.

Questão 1

A construção de um mapa perpassa pela utilização de vários elementos obrigatórios, como título, legenda, escala e projeção cartográfica. As projeções têm como finalidade:

A) indicar a temática que é representada no cartograma.

B) exprimir a relação entre a distância real e a do mapa.

C) apresentar o significado dos símbolos do cartograma.

D) exibir a área total da superfície representada no plano.

E) representar a superfície esférica terrestre em um plano.

ver resposta


Questão 2

As projeções cartográficas são classificadas, entre outras variáveis, conforme a superfície da área de contato da projeção. Os três tipos de projeção em relação à área de contato são:

A) cilíndrica, cônica e plana.

B) quadrada, cônica e plana.

C) quadrada, plana e retangular.

D) quadrada, plana e triangular.

E) cilíndrica, triangular a plana.

ver resposta


Questão 3

De acordo com a superfície de projeção, a Projeção de Gall-Peters está corretamente classificada em:

A) triangular.

B) cilíndrica.

C) plana.

D) azimutal.

E) polar.

ver resposta


Questão 4

A projeção de Gall-Peters é uma das mais utilizadas nos documentos cartográficos. Essa projeção apresenta como principal característica espacial, na representação do espaço global, o(a):

A) achatamento no sentido leste-oeste e a deformação no sentido norte-sul.

B) aumento das distâncias no sentido leste-oeste e a diminuição da área no sentido norte-sul.

C) deformação das áreas representadas nos sentidos leste-oeste e norte-sul.

D) conservação das formas no sentido leste-oeste e deformação das áreas no sentido norte-sul.

E) diminuição das áreas na face leste do planeta e aumento das áreas na porção oeste do planeta.

ver resposta


Questão 5

A Projeção de Mercator tem como característica principal a preservação dos ângulos e a deformação das áreas. No caso dos ângulos, as linhas imaginárias do planeta projetadas nesse tipo de projeção apresentam um ângulo:

A) obtuso.

B) plano.

C) reto.

D) retangular.

E) agudo.

ver resposta


Questão 6

A partir da classificação das projeções cartográficas por meio das suas propriedades, há um tipo específico de projeção que preserva as distâncias das áreas representadas. Essa projeção é chamada de:

A) triangular.

B) cônica.

C) cilíndrica.

D) equidistante.

E) conforme.

ver resposta


Questão 7

Na projeção equivalente, há um determinado nível de deformação, em razão da distorção dos ângulos. Porém, há a manutenção da área representada. São exemplos de projeções equivalentes as:

A) Projeções de Peters e Lambert.

B) Projeções de Robinson e Mercator.

C) Projeções de Robinson e Miller.

D) Projeções de Mercator e Peters.

E) Projeções de Peters e Robinson.

ver resposta


Questão 8

A projeção de Robinson foi criada em 1961 e tem características importantes com relação à alteração das formas e das áreas. Ela é considerada a projeção ideal para a representação dos continentes terrestres, uma vez que:

A) possui uma ampla distorção nas áreas de massa continental.

B) conserva as distâncias das áreas de terra representadas.

C) emprega uma grade de linhas imaginárias de ângulos retos.

D) representa pequenas áreas de terra dos continentes.

E) apresenta uma distorção mínima da área dos continentes.

ver resposta


Questão 9

(Enem 2016) A projeção cartográfica do mapa configura-se como hegemônica desde a sua elaboração, no século XVI. A sua principal contribuição inovadora foi a:

A) redução comparativa das terras setentrionais.

B) manutenção da proporção real das áreas representadas.

C) consolidação das técnicas utilizadas nas cartas medievais.

D) valorização dos continentes recém-descobertos pelas grandes navegações.

E) adoção de um plano em que os paralelos fazem ângulos constantes com os meridianos.

ver resposta


Questão 10

(FGV 2016) Considerando a cartografia enquanto um conjunto de técnicas, temos nas projeções cartográficas o desafio de representar em um plano o formato geoide do planeta Terra. Quanto ao tipo de superfície de projeção, aquela cujas distorções aumentam conforme nos afastamos da Linha do Equador denomina-se projeção:

A) cônica.

B) polissuperficial.

C) cilíndrica.

D) poliédrica.

E) azimutal.

ver resposta


Questão 11

(PUC-RJ 2013) A bandeira da ONU (1947), nas cores azul e branco, simboliza a união dos povos do mundo por meio dos seus continentes (com a exceção da Antártida), emoldurada por ramos de oliveira, que representam a paz.

A projeção cartográfica selecionada para a representação do globo terrestre nessa bandeira é:

A) cilíndrica.

B) cônica.

C) azimutal-plana.

D) senoidal

E) cilíndrica-conforme.

ver resposta


Questão 12

(Ufac 2009) “Não existe o mapa ideal, bom para qualquer propósito, toda projeção tem que sacrificar a exatidão e tolerar distorções de algum tipo” (Lloyd A. Brown). Existem vários tipos de projeção cartográfica, cada uma elaborada para uma finalidade ou preocupação. Para navegação, por exemplo, podemos apontar como projeção mais utilizada:

A) Projeção cilíndrica de Mercator. Esse tipo de projeção é bastante fiel nas distâncias, especialmente as marítimas.

B) Projeção descontínua. Nessa, os mapas, em geral, apresentam exatidão e riqueza de detalhes, mas é difícil calcular as distâncias, por causa dos “cortes” ou interrupções.

C) Projeção cilíndrica de Gall-Peters. Essa corrige a distorção que existe na projeção de Mercator, em relação ao tamanho relativo de cada área.

D) Projeção de Robinson. Foi criada, em 1963, pelo geógrafo e cartógrafo estadunidense Arthur Robinson e usada na representação de planisférios, comum para uso didático.

E) Projeção plana ou polar. Essa nos permite representar as diversas partes da superfície terrestre, a partir da centralização, num ponto qualquer do globo. As áreas próximas ao centro ficam melhores representadas.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa E. As projeções cartográficas são técnicas cartográficas que têm como objetivo representar a superfície esférica do planeta em um plano. Em razão da impossibilidade de representar algo curvo em um plano de maneira idêntica, as projeções sempre vão apresentar distorções.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa A. As projeções são classificadas conforme a superfície de contato da projeção, ou seja, a forma com que a superfície curva vai ser representada no plano de projeção. Desse maneira, as áreas de contato podem ter formato de um cilindro (cilíndrica), de um cone (cônica) e, ainda, de um plano (plana).

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa B. A projeção de Gall-Peters é uma projeção cilíndrica, ou seja, foi confeccionada com um cilindro tangente ao planeta. Ela apresenta menores distorções na porção central da representação.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa A. A projeção de Gall-Peters é uma projeção cilíndrica, que provoca uma maior deformação no sentido horizontal e um maior achatamento no sentido vertical. Desse maneira, essa projeção evidencia as áreas mais centrais do globo, onde está localizada a maior parte dos países em desenvolvimento.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa C. A Projeção de Mercator possui ângulos retos, uma vez que os paralelos e meridianos são traçados no plano de maneira que formem uma grade de coordenadas, onde cada ponto de contato entre as duas linhas imaginárias é demarcado por um ângulo de 90º.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa D. As projeções equidistantes apresentam distâncias em conformação com a realidade em uma única direção. Dessa maneira, há uma preservação das distâncias, porém, em contrapartida, há uma deformação das áreas e dos ângulos.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa A. As projeções de Peters e Lambert são consideradas do tipo equivalente, uma vez que, em ambas, há a manutenção da área da superfície representada. Dessa maneira, esse tipo de projeção evita uma grande distorção no tamanho da área de países e continentes, por exemplo.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa E. A projeção de Robinson tem como característica principal a distorção mínima das áreas dos continentes. Essa característica é dada em razão da busca por um equilíbrio entre a área dos continentes e as suas formas, cuidado que fica evidente nas distorções mínimas apresentadas pela projeção de Robinson ao representar o Planeta Terra.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa E. A projeção apresentada no enunciado é a de Mercator. Ela é conhecida pela manutenção das formas e distorção das áreas dos continentes. No mais, as linhas imaginárias do planeta (paralelos e meridianos), nesse tipo de projeção, formam ângulos retos, que favorecem a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa C. As chamadas projeções cilíndricas são aquelas que utilizam um cilindro como um plano de projeção. Dessa maneira, a porção central do cilindro vai sofrer menos alterações que as porções laterais, uma vez que essas últimas estão mais afastadas da área de contato da projeção.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa C. A projeção utilizada como símbolo da ONU tem como superfície de contato o tipo plano, também apresentado como azimutal. Esse tipo de projeção tem como característica principal a verificação exata das distâncias entre qualquer ponto da superfície representada.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa A. A Projeção de Mercator é a mais utilizada para as navegações marítimas, já que ela é cortada por um conjunto de linhas imaginárias, os paralelos e meridianos, que formam ângulos retos entre si. Essa grade de coordenadas permite a localização de qualquer ponto da superfície terrestre.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!