Você está aqui
  1. Exercícios
  2. Exercícios de Geografia
  3. Exercícios sobre Problemas ambientais rurais

Exercícios sobre Problemas ambientais rurais

Esta lista de exercícios medirá seus conhecimentos sobre os principais problemas ambientais que ocorrem especialmente nas áreas rurais da superfície terrestre.

Questão 1

A poluição das águas é um dos elementos mais característicos no meio rural modificado pelo homem. Ela é gerada, dentre outros fatores, pela

a) utilização de agrotóxicos.

b) ocorrência de enchentes.

c) remoção da vegetação.

d) decomposição de animais.

e) presença de precipitações.

ver resposta


Questão 2

O pisoteio de animais, especialmente do gado, provoca um grave dano ambiental pedológico, gerado por meio da

a) formação de secas.

b) restauração do pasto.

c) compactação do solo.

d) acentuação do calor.

e) contaminação do ar.

ver resposta


Questão 3

O Brasil é dos países campeões no registro de problemas ambientais no meio rural. Um dos problemas ambientais mais comuns no país é o

a) intemperismo.

b) vulcanismo.

c) desmatamento.

d) tectonismo.

e) congelamento.

ver resposta


Questão 4

A poluição do ar é um problema comum das grandes cidades, mas também das áreas rurais. Normalmente, no campo a poluição do ar é gerada pela

a) instalação de indústrias.

b) movimentação de carros.

c) ocorrência de queimadas.

d) geração de bioenergia.

e) produção de leguminosas.

ver resposta


Questão 5

A remoção da vegetação nativa é um dos elementos disparadores do processo de

a) sedimentação.

b) erosão.

c) lixiviação.

d) solidificação.

e) impermeabilização.

ver resposta


Questão 6

Qual alternativa apresenta uma consequência do desmatamento para o meio rural?

a) Redução da qualidade do solo.

b) Aumento do volume de espécies.

c) Acentuação da biodiversidade.

d) Redução dos volumes de pragas.

e) Melhoria da produção agrária.

ver resposta


Questão 7

Um dos motivos do desmatamento no Brasil é a

a) expansão da fronteira agrícola.

b) fabricação de bens renováveis.

c) construção de usinas nucleares.

d) constituição de tribos indígenas.

e) produção de verduras orgânicas.

ver resposta


Questão 8

Assinale a alternativa que indica uma consequência dos problemas ambientais no campo:

a) Prevenção da poluição do ar.

b) Limpeza dos terrenos baldios.

c) Aumento da oferta hídrica.

d) Mudança no regime de chuvas.

e) Melhoria da fertilidade do solo.

ver resposta


Questão 9

(Enem 2011) Um dos principais objetivos de se dar continuidade às pesquisas em erosão dos solos é o de procurar resolver os problemas oriundos desse processo, que, em última análise, geram uma série de impactos ambientais. Além disso, para a adoção de técnicas de conservação dos solos, é preciso conhecer como a água executa seu trabalho de remoção, transporte e deposição de sedimentos. A erosão causa, quase sempre, uma série de problemas ambientais, em nível local ou até mesmo em grandes áreas.

GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007 (adaptado).

A preservação do solo, principalmente em áreas de encostas, pode ser uma solução para evitar catástrofes em função da intensidade de fluxo hídrico. A prática humana que segue no caminho contrário a essa solução é

a) a aração.

b) o terraceamento.

c) o pousio.

d) a drenagem.

e) o desmatamento.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2012) Estima-se que cerca de 80% da área cultivada do estado de São Paulo esteja sofrendo processo erosivo, causando uma perda de mais de 200 milhões de toneladas de solo por ano. 70% desse solo chegam aos mananciais, causando assoreamento e poluição.

ZOCCAL, J. C. Adequação de erosões: causas, consequências e controle da erosão rural. Soluções cadernos de estudos em conservação do solo e água. Presidente Prudente: Codasp, v. 1, n. 1, maio 2007 (adaptado).

Como São Paulo, todo o Brasil sofre com o problema da deflagração e aceleração da erosão hídrica em áreas cultivadas, sendo que a perda de solos por esse tipo de erosão caracteriza-se por ser

a) mais intensa em solos onde se utiliza a técnica de associação de culturas, em comparação com cultivos que deixam a maior parte do solo exposto às intempéries.

b) menos intensa em solos que, revolvidos, ficam expostos às chuvas, em comparação àqueles onde são aplicadas técnicas de plantio direto.

c) mais intensa nos solos onde são realizados cultivos temporários, em comparação àqueles sobre os quais as coberturas de mata são preservadas.

d) mais intensa em solos expostos a chuvas bem distribuídas, em comparação àqueles sobre os quais a quantidade de chuvas é concentrada ao longo do ano.

e) menos intensa nos solos cujos alinhamentos dos cultivos seguem as linhas de maior inclinação, em comparação àqueles onde são aplicadas técnicas de terraceamento.

ver resposta


Questão 11

(Enem 2013) Algumas estimativas apontam que, nos últimos 100 anos, a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou em cerca de 40%, devido principalmente à utilização de combustíveis fósseis pela espécie humana. Alguns estudos demonstram que essa utilização em larga escala promove o aumento do efeito estufa. Outros fatores de origem antrópica que aumentam o efeito estufa são

a) chuva ácida e destruição da camada de ozônio.

b) alagamento e inversão térmica.

c) erosão e extinção das espécies.

d) poluição das águas e do solo.

e) queimada e desmatamento.

ver resposta


Questão 12

(Enem 2019) Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844–1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se:

“Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.”

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo Freire e a cultura popular nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.

Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar o/a

a) erosão.

b) salinização.

c) eutrofização.

d) assoreamento.

e) desertificação.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Letra A

A poluição da água, assim como nas cidades, é um problema comumente encontrado no campo. No meio rural, destaca-se o uso e descarte incorreto dos agrotóxicos como um meio de poluição dos recursos hídricos.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Letra C

A compactação do solo é provocada, dentre outros fatores, pelo pisoteio de animais provenientes de práticas pecuárias diversas. Esse pisoteio promove a compactação do solo e, consequentemente, dificulta a entrada de água nele, gerando processos como a erosão.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Letra C

O desmatamento consiste na remoção da vegetação nativa, especialmente para o desenvolvimento de atividades agropecuárias. O Brasil é um dos países que mais desmatam no mundo, possuindo números alarmantes de remoção de vegetação.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Letra C

A ocorrência de queimadas é a principal causa da poluição do ar no meio rural. Elas são utilizadas principalmente para a limpeza de terrenos. Ademais, as queimadas provocam prejuízos irreversíveis ao solo e à vegetação, além da perda da fertilidade.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Letra B

A erosão é um processo natural potencializado pelas atividades humanas, principalmente por meio da remoção da vegetação nativa do solo. Ela gera um grande desgaste do solo, até mesmo a perda de grandes áreas agrícolas.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Letra A

O desmatamento tem diversas consequências negativas, como, por exemplo, a redução da qualidade e fertilidade do solo, que perde a sua cobertura original.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Letra A

A expansão da fronteira agrícola, especialmente na porção centro-norte, é um dos principais motivos do desmatamento no Brasil. A remoção da vegetação é empregada, principalmente, para a formação de áreas de criação de gado e plantação de soja.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Letra D

Os problemas ambientais no campo, como desmatamento e queimadas, têm o potencial de mudar o regime hídrico das regiões rurais. Portanto, há o temor de grandes perdas geradas pelas secas em áreas agrícolas densamente transformadas pelo ser humano.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Letra E

O desmatamento provoca a remoção da vegetação nativa e, consequentemente, potencializa os processos erosivos no solo. Portanto, ele não contribui para a preservação do solo.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Letra C

A erosão é mais frequente em solos de cultivos temporários, por causa da remoção da vegetação nativa para fins agrícolas. Já nas áreas de vegetação preservada, o processo de erosão é muito menos intenso.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Letra E

As queimadas e os desmatamentos são ações antrópicas que potencializam de forma danosa diversos processos ambientais, como o efeito estufa, contribuindo de forma decisiva para o aumento da temperatura terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Letra A

A erosão é potencializada, dentre outros fatores, justamente pela retirada da vegetação nativa. Logo, há a necessidade de preservar a vegetação local, a fim de atenuar os processos erosivos.

voltar a questão


Artigo relacionado
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • Elipse

    Resolva nossos exercícios sobre elipse para fixar seus conhecimentos!
  • Uso dos porquês

    Que tal exercitar seus conhecimentos sobre os porquês? Responda!
  • Verbos

    O quanto você conhece sobre verbos? Nossas questões te colocam à prova!