Questão 1
Assinale a alternativa que indica um acidente geográfico que não tenha sido diretamente originado pela ação das placas tectônicas:
a) Cordilheira dos Andes
b) Grand Canyon
c) Falha de San Andreas
d) Monte Everest
e) Alpes
Questão 2
Enumere a segunda coluna a partir da primeira, buscando relacionar os conceitos de epirogênese e orogênese com suas respectivas características:
Coluna 01
(1) Epirogênese
(2) Orogênese
___________________
Coluna 02
I. ( ) Ocorre em zonas estáveis;
II. ( ) Possui curta duração geológica;
III. ( ) Causa elevação e/ou rebaixamento do nível do mar;
IV. ( ) Origina dobras e falhas geológicas;
V. ( ) Resulta da pressão horizontal exercida pelo choque das Placas Tectônicas.
Questão 3
As placas tectônicas movimentam-se aleatoriamente, ou seja, de forma não agrupada e organizada. No entanto, a direção que elas tomam deve-se à orientação da pressão magmática exercida logo abaixo delas.
Nesse sentido, quando duas placas tectônicas movimentam-se no mesmo sentido contrário ou no sentido convergente, temos a formação de:
a) Falhamentos
b) escudos cristalinos.
c) Fossas oceânicas
d) Bacias sedimentares
Questão 4
(PUCMG)
A teoria da Tectônica de Placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar:
a) A litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre; é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
b) O movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou ainda deslizando-as uma em relação à outra.
c) O tectonismo é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
d) As placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.
Respostas
Resposta Questão 1
Entre as paisagens apontadas no enunciado, apenas o Grand Canyon não foi diretamente originado pelas placas tectônicas, cuja influência ocorreu apenas na transformação do relevo que intensificou a força dos cursos d’água, responsáveis pelo lento e gradual surgimento desse acidente geográfico.
Resposta Questão 2
I. (1) – Apenas os movimentos epirogenéticos ocorrem em zonas geologicamente instáveis, pois não manifestam a existência de falhas e dobramentos, configurando-se como um fenômeno geologicamente lento.
II. (2) – Os movimentos orogenéticos, sob o ponto de vista do tempo geológico, são mais rápidos do que a epirogênese.
III. (1) – Como atua em zonas estáveis, geralmente em bacias sedimentares, a epirogênese promove o rebaixamento ou soerguimento do relevo, alterando, eventualmente, o nível do mar.
IV. (2) – As dobras e falhas geológicas são causadas pela pressão das placas tectônicas em zonas instáveis, o que caracteriza a ação da orogênese.
V. (2) – A orogênese é resultante da pressão horizontal das placas tectônicas, enquanto a epirogênese é um produto da pressão vertical dessas.
Resposta Questão 3
O fenômeno causado pelo movimento divergente entre duas placas tectônicas é a formação de fossas oceânicas.
Alterativa correta: letra C.
Resposta Questão 4
a) Correto – A litosfera constitui a porção sólida e superficial da superfície terrestre, sendo subdividida em várias placas tectônicas.
b) Correto – As placas movimentam-se de forma convergente (aproximação) ou divergente (afastamento) ou até de forma tangencial.
c) Correto – As ações do tectonismo provocam alterações no relevo, constituindo cadeias de montanhas, fossas oceânicas, vulcanismos e terremotos.
d) Incorreto – As placas continentais e oceânicas possuem composições físicas e químicas diferenciadas.